Escolha uma Página

Saiba o que o marketing de conteúdo pode trazer para a empresa

Trabalhar com marketing de conteúdo com frequência certamente trará um maior engajamento com seu público e o resultado disso você já sabe não é mesmo? Irá aumentar suas vendas!

Mas para você ter um bom resultado, esse conteúdo precisa estar alinhado à uma estratégia. Não basta criar por criar, postar por postar.

Com um bom plano de marketing de conteúdo você irá atrair um púbico realmente interessado no seu produto ou serviço. No momento que sua empresa se tornar um especialista no assunto, terá um público fiel e qualificado.

Nesse artigo vamos falar sobre o marketing de conteúdo, para que serve e como fazer um bom plano.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo muito valiosa, relevante e consistente. Ela serve para atrair e adquirir um público definido, com o objetivo de gerar vendas e consolidação da marca.

Essa estratégia de marketing é capaz de atrair, envolver e criar valor para o seu público. Já faz um bom tempo que ele não é mais uma tendência de mercado, ele já é considerado por especialistas no assunto, como um investimento estratégico para alcançar sucesso nos negócios.

A estratégia principal é a criação, divulgação e distribuição de conteúdo relevante para o público-alvo do negócio. Esse material precisa embasar o potencial cliente, também conhecido como lead, para deixá-lo preparado para o momento de compra.

Produzir um bom conteúdo é a melhor maneira de gerar tráfego orgânico, além de construir uma audiência qualificada e de acordo com seu negócio. Se ele for bem feito, você irá precisar gastar cada vez menos para atrair novos clientes

Os conteúdos podem ser divididos em:
* topo – conteúdo mais generalizado sobre um determinado tema;
* meio – embasamento do conteúdo já estipulado;
* fundo do funil – abordagem do produto ou serviço, pois o lead, neste momento, já estará mais próximo de um momento de compra.

O marketing de conteúdo é dividido em cinco etapas: planejamento, identificação do público, criação de conteúdo, distribuição de conteúdo e mensuração de resultados. Vamos conhecer cada uma delas:

 

1 – Planejamento

 

Assim como em todo o projeto, a primeira coisa a fazer é criar um planejamento que traga o objetivo da estratégia bem claros e como ele será alcançado.

Dentro desse plano é preciso ter claro alguns itens, são eles:
* elaboração de um briefing;
* conhecer as necessidades do cliente;
* definir as personas;
* determinar os indicadores de performance (KPIs) para poder mensurar os resultados;
* instalar um processo de governança.

É bem importante que todos esses itens estejam interligados, para que o planejamento tenha fluidez e traga o resultado desejado.

Quando se cria um planejamento de marketing de conteúdo é normal que surja mais de um objetivo, mas o importante é que todos eles tenham uma definição de meta bem clara.


É na etapa do planejamento que são definidos cronogramas e responsáveis por cada tipo de tarefa, internas ou terceirizadas.


2 – Identificação do público

 

Essa etapa também é fundamental para a elaboração do seu plano. Você precisa pensar no perfil exato das pessoas que quer alcançar, criando uma delimitação demográfica, geográfica e psicográfica do seu público-alvo.

Depois dessas definições, é preciso traçar o perfil do público e descrever um personagem ideal, mesmo que fictício, com hábitos, hobbies, profissão, sonhos e objetivos de vida.

Com isso, será mais fácil descobrir os problemas e desejos do seu público-alvo. Esse tipo de estratégia é bem importante para guiar as pessoas que irão trabalhar no seu plano de marketing de conteúdo.

 


3 – Criação de conteúdo

É a fase de produzir o conteúdo dentro do planejamento proposto e para o público-alvo já definido.

Essa fase envolve produção de texto, imagens, ebooks, e-mails e infográficos, por exemplo. Nesse caso, você pode até mesmo usar conteúdos terceirizados, como os PLRs, veja mais sobre isso clicando AQUI.

Escolha assuntos relevantes para o seu público e que esteja em alta na rede. Nunca, jamais, copie conteúdo sem dar crédito para a fonte.


Entre os conteúdos mais usados, estão:

* Blogspot – é muito importante, pois os textos contidos neles irão ajudar a posicionar sua marca nos mecanismos de busca. Por isso, traga sempre conteúdos interessantes e relevantes. Uma dica indispensável nesse tipo de conteúdo, é fazer uma boa pesquisa na palavra-chave.

* E-mail marketing – é uma das formas mais comuns de estreitar relacionamento com os seus clientes. Além de ter um custo baixo, o envio desse tipo de conteúdo é bem eficiente. Mas lembre-se de deixar o e-mail bem pessoal sempre, com o nome do cliente e assinatura do dono ou diretor da empresa.

* Vídeo – atualmente é bem utilizado, pois chama mais a atenção do que os textos e tem um entendimento bem mais rápido. Uma boa dica é fazer vídeos dinâmicos, com boa qualidade de áudio e imagem, além de uma produção elaborada para transmitir profissionalismo e autoridade no assunto.

* E-books – geralmente utilizados para captar leads. Nesse tipo de conteúdo você pode explorar várias formas de conteúdo além do texto, sem contar que irá chegar no público realmente interessado no seu negócio, pois é ele que vai buscar o conteúdo.


4 – Distribuição de conteúdo


A distribuição de conteúdo tem o mesmo peso de importância do planejamento. Pois, não adianta você ter um bom plano, o público certo, o conteúdo perfeito se distribuí-lo de forma errada.


Planejar os canais e as ferramentas que serão usados para distribuir o seu conteúdo, é fundamental para se ter o resultado que você está buscando.

Lembre-se que cada tipo de canal utiliza um tipo de conteúdo, e que, depois de postado deve ser feito uma manutenção de respostas para se ter o engajamento que você está buscando. De nada vai adiantar você postar um conteúdo e esquecê-lo na rede.

 


5 – Mensuração de resultados

Como falado anteriormente, se o conteúdo não for monitorado, ele irá se perder e você nunca terá uma validação dos resultados que seu trabalho gerou.

É necessário fiscalizar cada estratégia aplicada para descobrir o que funciona e o que não deve ser mais feito, para que o resultado surja de forma natural.

Esse processo pode variar e mudar dependendo do tipo de conteúdo. Por isso, sempre revise, avalie e atualize seus conteúdos, incluindo novos fatos quando for necessário, assim, ele não vai ficar velho e desatualizado.

Lembre-se, sempre que necessário, reavaliar o seu plano para conferir se o seu conteúdo está dentro do plano inicial.

Para ajudar na mensuração do seu conteúdo, observe essas dicas para medir a:

– Visibilidade – medir as impressões, alcance, visitantes únicos e lembranças da marca;

– Comunicação – visualizações de páginas, rejeição, tempo gasto em seu site.

– Pesquisa – posição nos mecanismos de busca;

– Utilidade – taxa de cliques e conversões;

– Compartilhamento – medir o quanto seu conteúdo foi compartilhado e qual foi a taxa de engajamento que ele trouxe.



Por que o marketing de conteúdo é importante?


Depois de entender o conceito do marketing de conteúdos e suas fases, é importante saber o porquê de ele ser tão importante e necessário para conversar com o público.

Ele irá ajudar a:

* Educar seus leads e clientes potenciais sobre os produtos e serviço que você oferece;

* Construir relacionamentos entre seu cliente e seu negócio para criar uma fidelidade;

* Mostrar para o seu público como seus produtos e serviços podem resolver seus problemas;

* Criar um senso de comunidade em torno da sua marca e torná-la indispensável para o seu público.


Hoje não basta estar na internet, o maior desafio é saber como estar e para quem estar, essa é a maior missão do marketing de conteúdo.

Se você ainda não trabalha com marketing de conteúdo, procure uma empresa que possa lhe ajudar a criar um planejamento. Torne-se um especialista e referência no assunto que você trabalha com um bom conteúdo.

A Conelly Master Media pode te ajudar nessa estratégia, pois atua com os melhores profissionais do mercado voltado a performance e resultado da sua empresa.



Veja também:
Marketing digital e o metaverso