VOLTAR PARA O BLOG

Em nosso último post você pôde aprender o que é o e-mail marketing, como ele funciona, suas vantagens e ainda a diferença entre eles e os spams. No entanto, após entender isso, para colocar essa estratégia em prática torna-se essencial aprender como fazer e-mail marketing. E é sobre isso o passo a passo que preparamos para você hoje!

Acompanhe a seguir:

Não é segredo para ninguém e nem trata-se de uma estratégia recente a adoção de e-mail marketing para alimentar leads, demonstrar vantagens e opções de serviços oferecidos por sua empresa e ainda fortalecer o vínculo com pessoas que já são suas clientes. 

Contudo, diversas pessoas ainda não sabem como construí-lo e que, apesar de simples, requer alguns truques primordiais, a fim de que a campanha apresentada seja bem-sucedida.

Saiba como fazer e-mail marketing para não cair no spam

Não somente de propagandas se faz um e-mail marketing!

O primeiro passo para que sua estratégia não seja perdida é entender que é preciso muito mais do que apenas encher a caixa de e-mail de seus leads e clientes com propagandas. Sendo assim, você precisa ofertar conteúdo interessante para os mesmos.

Ao gostarem do que é entregue por sua empresa, os leitores aceitarão com bom grado quando uma propaganda for enviada, bem como seus e-mails no geral. Portanto, lembre-se: informações interessantes e de qualidade são o primeiro passo para um e-mail marketing de sucesso!

Garanta a atenção de sua persona instantaneamente!

Prender a atenção dos espectadores desde o princípio é fundamental para gerar credibilidade e interesse por seus envios.

Então, apresente vantagens em seus conteúdos! 

Prender a atenção dos espectadores desde o princípio é fundamental. Brooke-cagle-unsplash

Por exemplo, utilize gráficos, livros virtuais ou outras ferramentas.

Surpreenda-a com brindes gratuitos

É fato que todas as pessoas gostam de receber presentes, não é mesmo? Principalmente quando não esperam. Essa sensação positiva pode ser utilizada em sua estratégia utilizando e-mail marketing.

Vale oferecer brindes, artigos ou ainda ferramentas para atrair visitantes ao seu site.

Trata-se de um gatilho muito eficiente e interessante a ser intercalado com suas demais estratégias para o e-mail marketing, lembrando que não é indicado que seja utilizada sempre, afinal, o intuito é surpreender!

Tenha um planejamento editorial

Tenha sempre uma lista atualizada de temas que podem atrair sua audiência.

Certifique-se de incluir, além de pautas informativas, aquelas que cumpram também com seu objetivo de vender os serviços e produtos despendidos por sua organização.

Frequência é essencial, mas cuidado para não exagerar nos envios!

No que permeia as estratégias de marketing, mesmo que você não tenha um vasto conhecimento, provavelmente sabe que nada é tão eficiente quanto a frequência. 

Porém, tão importante quanto começar e não esquecer de dar continuidade à utilização dessa ferramenta é a necessidade do equilíbrio do outro lado. Isso significa que:

Ao mandar muitos conteúdos para a caixa de entrada das pessoas, mesmo que válidos, é muito provável que você acabará saturando-as em relação à sua marca.

Mais textos e menos imagens

É fato que nos últimos tempos as pessoas têm lido menos e qualquer recurso visual contribui bastante para informar e ainda chamar a atenção das pessoas.

No e-mail marketing, ao contrário dessa onda, pelo menos no corpo do e-mail, agregá-las pode acabar prejudicando sua entrega.

Com isso em mente, busque priorizar conteúdos em texto. As imagens ainda podem ser usadas, mas atenção: ao utilizá-las, certifique-se de que foram codificadas adequadamente na ferramenta de envio.

Construindo sua mensagem

Para iniciar esse tópico, aí vai um dica valiosa: prefira, ao invés de fazer uma por uma, deixar seus conteúdos antecipadamente prontos.

Planeje uma sequência interessante entre um e outro. Isso, além de fazer maior sentido, ainda estimulará a curiosidade de sua audiência, o que será excelente para que eles continuem acompanhando tudo o que é enviado por sua marca.

Outra vantagem de organizar-se dessa maneira é contar ainda com uma visão sistêmica dos seus e-mails marketing, o que contribui muito na execução e planejamentos dos próximos passos a serem dados.

Meu conteúdo é relevante? Estou esclarecendo as dúvidas da minha persona?

Pergunte-se se o conteúdo abordado será relevante para o seu público ou ainda sanará as dúvidas que ele possui. Preze sempre por informações úteis e que vão de encontro ao que sua marca propõe.

Agora é só programar os envios!

Com um conteúdo de qualidade elaborado, basta apenas configurá-lo na ferramenta!

Gostou dessas dicas?

Com um passo a passo prático fica muito mais fácil colocar essa ferramenta em ação!

Além disso, é importante ainda conhecer algumas diretrizes para que esses e-mails não caiam na caixa de spam. Afinal, já imaginou despender tempo de planejamento e execução, para esses e-mails marketing serem descartados por falta de domínio técnico?

E é para que isso não aconteça que elaboramos algumas indicações!

Acompanhe em nosso próximo post.

Veja também:

Inbound e Mídia Paga: saiba como funciona e a importância para o seu negócio!

Jornada de Compra: saiba o que é, como funciona e os seus benefícios para uma organização ao colocá-la em prática 

Whatsapp