A CEO da Partners In Health, Sheila Davis, afirma que o maior erro que se pode cometer em meio à uma crise é esperar demais para agir.
Nos últimos meses, por consequência das grandes variações no cenário econômico, diversas pessoas se viram impelidas a adotar diferentes alternativas para manterem sua marca ativa.
Adaptações ou perda do formato de trabalho habitual, foram e estão sendo parte da rotina de milhares de pessoas tanto em nosso país, como no mundo.
Para os que já empreendiam, o foco foi voltado ao digital, tendo em vista que, por meio de ferramentas disponibilizadas na rede, é possível atender os clientes, incluindo aqueles em perspectiva, que estão adotando agora novas práticas de consumo, principalmente por estarem reclusos em suas casas.
Do outro lado, estão os que já possuíam o desejo de empreender e viram nesse período uma excelente oportunidade para pôr seus projetos em prática. No entanto, é costumeiro deparar-se com situações de insegurança quando pensado em abrir um novo negócio, principalmente quando analisado as diversas variáveis que essa questão engloba.
De fato, dar início a um novo negócio nunca será uma tarefa facilitada, principalmente quando falamos em empreendedorismo online.
No entanto, é importante saber que essa configuração pode ser muito positiva, dado, inclusive, o comportamento do consumidor nos últimos meses.
Por outro lado, esse formato requer características únicas, as quais, por exemplo, não são encontradas por compradores em um varejo tradicional.
Pensando nisso e em auxiliar você, empreendedor para que minimize falhas iniciais corriqueiras e garanta, de maneira mais abrangente, a efetividade de seu novo negócio, preparamos algumas dicas bastante valiosas.
Acompanhe cada uma delas a seguir:
Entenda a crescente do empreendedorismo online nos últimos anos
Não é de hoje, nem exclusivamente em razão dos últimos acontecimentos, que o crescimento do empreendedorismo online vem sendo observado.
Trata-se de uma resultante do novo movimento de consumo, o qual requer identificação com a marca apresentada, sua causa e benefícios ofertados ao seu público respectivo, tais como facilidades de pagamento, entrega dos produtos e mais.
As opções vão desde artigos de beleza, aos tradicionais itens de vestuário e acompanham uma vasta lista de predileções que buscam otimizar os desejos e buscas dos usuários.
A variedade é tão grande, que pode chegar, inclusive, a causar confusão para quem não está tão familiarizado ao mercado. Se esse é o seu caso, não deixe de tomar nota das indicações que preparamos!
1. Conheça todas as suas perspectivas
Se existe um benefício que as vendas online possibilitam, são as inúmeras perspectivas que podem ser aproveitadas por você, empreendedor, que, em um comercio offline, naturalmente poderiam ser mais dificultadas.
Entre as vantagens da opção podemos citar:
- A perspectiva de escalar seu negócio de maneira muito mais acelerada;
- A possibilidade de possuir um espaço físico muito menor;
- Facilidade de atender demandas mais distantes;
- A redução significativa de investimentos com funcionários.
E os benefícios não param por aí!
Não são apenas os investimentos com pessoal e espaço físico que podem ser poupados.
Esse cenário pode viabilizar, ainda, que você inicie com um capital muito mais enxuto e vá investindo de acordo com sua necessidade de expansão. Ou seja, gradualmente.
2. Planeje-se!
O planejamento é algo primordial dentro de uma organização para quaisquer etapas e projetos que ela possua, caso seja desejado alcançar um resultado assertivo.
Diferente do que muitos imaginam, isso nem sempre requer um orçamento vasto para ser posto em prática.
Para iniciar, você pode, por exemplo, fazer uso da ferramenta de gerenciamento estratégico Business Model Canvas. Uma maneira simples de esboçar e analisar como funcionará o seu negócio no começo.
Baseia-se em um quadro lúdico e intuitivo que pode ser impresso em uma folha de tamanho A3 ou A2 (para ser melhor visualizado e não faltar espaços para as notas) e, posteriormente, preenchido com o auxílio de canetas de cores distintas para facilitar.
Dica extra: O uso de blocos coloridos de notas adesivas, também podem ajudar bastante nesse caso.
Atente-se, nesse momento inicial, às informações básicas e primordiais do seu empreendimento.
Entre elas, podemos citar:
- Recursos;
- Atividades;
- Custos;
- Canais de entrega;
- Persona e etc.
3. O empreendedorismo online requer capacitação focalizada!
Não é necessário, de início, tornar-se um expert em relação à todas as ferramentas e funcionalidades disponíveis para quem realiza vendas online. No entanto, quando falamos de princípios básicos é, sim, interessante, que você obtenha todos os que puder, para que o seu negócio seja direcionado, desde o princípio, ao objetivo que você realmente almeja.
Para obter êxito no mercado online, é irrevogável que você interesse-se por conceitos que permeiam o marketing digital, as metodologias de startups (empresas inovadoras cujos modelos de negócios podem ser replicados e geralmente são baseados em inovação), além, é claro, de preceitos da administração, caso ainda não os possua.
Todos esses pontos farão com que seu negócio tenha uma maior chance de obter sucesso nesse concorrido, mas ainda repleto de oportunidades, oceano.
4. Erros frequentes existem nessa etapa inicial: evite-os ao máximo!
É corriqueiro que, como toda a atividade que está iniciando, você se depare com alguns erros cometidos ao instituir sua plataforma online de vendas, entretanto, muitos deles podem e devem ser evitados!
Alguns exemplos são:
- Site com falhas na estruturação;
- Preços muito superiores aos concorrentes que ofertam o mesmo produto ou semelhante;
- Formulários longos de inscrição;
- Dificuldade e limitação no campo de opções de pagamento, são alguns em que sua atenção deve estar voltada, para que suas chances de sucesso sejam aumentadas!
5. Valide sua proposta de negócio antes de despender investimentos
Antes de investir seu tempo e finanças em uma ideia de negócio, certifique-se de validá-la!
É comum vermos diversas pessoas começarem um negócio e, em pouco tempo de atividade, desistirem da mesma por não terem enxergado uma possibilidade de dar sequência.
É parte de uma empresa com potencial de crescimento certificar-se, de fato, que ela possui capacidade de se transformar em algo rentável.
São diversas as maneiras que você pode comensurar isso, o importante é não abrir mão de uma excelente e minuciosa pesquisa de mercado!
6. O empreendedorismo online necessita contar com uma boa estratégia de marketing!
Ao passar por todos os passos indicados anteriormente, é preciso lembrar ainda que, para promover seu negócio online de maneira efetiva, existe uma série de ferramentas e estratégias eficientes que possuem excelente custo-benefício e não só podem como devem ser adotadas para o seu negócio.
Foque em um público-alvo específico e trabalhe com estratégias e campanhas voltadas a ele.
Por mais que o anseio e a urgência em divulgar sua marca e obter resultados exista, não perca o foco tentando atingir um amplo número de pessoas que nada tem a ver com seus propósitos.
Anúncios genéricos, por exemplo, tendem a ter uma menor efetividade, além de terem um custo maior. Por isso, não abra mão de uma boa estratégia de marketing e, caso reste alguma dúvida a esse respeito e como obter a melhor para seu empreendimento, entre em contato conosco!
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