by Programação | Jul 31, 2020 | aumento de resultados, cenário econômico atual, Empreendedorismo
Em nosso último post você pôde conhecer os novos recursos do Instagram lançados com intuito de auxiliar pequenos negócios locais a crescerem ou manterem-se ativos durante esse período de instabilidade econômica.
Entre eles, recursos simples, mas eficientes, como os stickers de divulgação ‘Apoie as Pequenas Empresa’ e ‘Pedido de Refeição’, indicados para aqueles que atuam no ramo de alimentos.
Para iniciar é imprescindível que, além de possuir uma conta no Instagram, ela seja ‘Business’, ou seja, uma conta comercial.
Feito isso, basta acompanhar as indicações simples a seguir!:
Como utilizar o sticker ‘Apoie Pequenas Empresas’!
- Para iniciar, você deve criar um story. Escolha um vídeo ou foto teste de seu negócio.
Pode ser, tanto uma foto ou vídeo feito no momento, como uma mídia que você já tenha salvo na galeria de seu aparelho.
- Acesse o campo que oferta figurinhas e encontre a ‘Apoie as Pequenas Empresas’. Se desejar, você pode escrever isso na pesquisa, que logo ela aparecerá.
- Toque para que ela seja adicionada.
- Você observará que ela ficará posicionada sobre seu story, basta então que você insira o nome de usuário da sua empresa ou marca que deseja divulgar.
Obs.: Ao tocar no sticker você contará com a opção de deixar visível (ou não) as últimas publicações feitas pelo perfil da conta comercial. Opcional que fica a seu critério.
- O quinto e último passo é publicar o story e, após isso, basta acompanhar a interação gerada por ele.
Lembre-se sempre de responder à todas as interações e, de preferência, gerando uma nova resposta/ação.
Passo a passo para utilizar o recurso do Instagram Business intitulado ‘Pedido de Refeição’
- Abra o aplicativo do Instagram na tela inicial do seu perfil e acesse a área de edição.
- Clique em ‘Editar perfil’ e, na sequência, ‘Botões de ação’ na área de informações comerciais públicas da sua conta.
- Você visualizará a opção ‘Selecionar um botão’, toque em ‘Pedido de refeição’ e aproveite para conhecer os demais opcionais que o seu negócio pode usufruir na plataforma.
- Configure um dos parceiros citados em nosso post anterior, para que os pedidos sejam realizados.
Caso instruções extras sejam necessárias, acesse o site do (s) parceiro (s) escolhido (s) para obtê-las.
- O último passo é concluir a ação. Faça uso nos seus stories, para que um maior número de pedidos possa ser realizado!
Compartilhe!
Veja também:
Criação de conteúdo em novos tempos: Saiba qual é a melhor estratégia a ser colocada em prática
Gestão de tempo dentro da organização: Conheça estratégias que podem ajudar
by Programação | Jul 24, 2020 | Empreendedorismo, Redes Sociais
Não é novidade que o Instagram se tornou uma das redes sociais mais populares em todo o mundo na atualidade.
A plataforma de uso intuitivo conta com um significativo poder de interação entre usuários e marcas o que, sem dúvida, representa uma excelente ferramenta de vendas e fortalecimento de marca para empresas de diversos ramos.
A grande novidade da rede social está em uma de suas últimas atualizações, a qual chegou para incentivar negócios, principalmente pelo período de instabilidade que a grande maioria tem enfrentado.
Conheça os novos recursos do Instagram Business para pequenos negócios
Desde o início da crise mundial, a plataforma tem se mostrado solícita e atualizada em relação à realidade de grande parte da população.
O primeiro sinal dado em relação a isso foi mostrado quando o Instagram lançou, em apoio ao momento, a figurinha intitulada ‘Em Casa’, incentivando a quarentena em prol da saúde dos usuários.
Logo em seguida, uma segunda figurinha foi lançada. Dessa vez, a de ‘Agradeço’, que tem por principal intuito evidenciar a gratidão da população pelos profissionais de saúde.
Com essas ações, as pessoas começaram a assimilar o engajamento prestado pela rede social durante essa fase. Foi então que, no mês de maio, o Instagram lançou mais recursos para fomentar o trabalho de empresas na plataforma.
Entenda a seguir como funciona cada uma delas!:
Sticker “Apoie as Pequenas Empresas” no Instagram
A opção que suscita pequenos empresários, pode ser inserida nos stories de empresas, bem como nos feitos por usuários em suas contas pessoais.
Ela funciona como uma excelente forma de divulgar empreendimentos locais. Para isso, basta esses negócios estarem cadastrados como ‘conta comercial’ na rede social.
Para tal, é preciso que, ao criar um novo story, seja adicionado a ele o perfil da marca desejada.
O sticker disponibilizará o nome de usuário da empresa no Instagram juntamente às três últimas postagens do mesmo. Possibilitando que, ao tocá-lo, os usuários sejam direcionado ao perfil do negócio marcado, se assim desejar.
Aproveite o recurso incentivando seus clientes a divulgarem sua empresa!
Uma atitude simples e prática, que pode fazer toda a diferença nos resultados e crescimento orgânico de seu público, marca e ganhos durante e após esse período.
‘Pedido de Refeição’ no Instagram Business
Outro recurso que chegou ao Instagram Business e tem sido muito adotado por negócios locais para contribuir com as vendas é o de ‘Pedido de Refeição’.
É importante ressaltarmos que, diferente da opção anterior, essa é de acesso exclusivo do perfil de empresas.
Os usuários com contas pessoais também podem visualizá-las, no entanto, é preciso que um perfil comercial a publique em um ou mais de seus stories.
Se você já possui uma conta comercial na rede social e deseja utilizar o recurso, basta adicionar o botão de pedido de alimentos.
A figurinha pode ser aplicada nos stories de quaisquer empresas, mas é indicada e mais atrativa para aqueles que estão relacionados à venda de alimentícios e de varejo. Isso devido à funcionalidade da opção, que consiste-se em configurar a conta com um aplicativo de entrega, como é o caso de opções como:
Sendo essas parceiras do Instagram.
Sempre que o story da sua empresa for ao ar e, na sequência, visualizado, será possível que esses espectadores toquem na figurinha, para que ela os direcione à plataforma atrelada, como nos exemplo que demos acima.
E lembre-se!:
Tão importante quanto atualizar-se em relação aos novos recursos disponibilizados pelo Instagram Business está a frequência e qualidade dos conteúdos oferecidos, que faz toda a diferença no percurso de vendas, para que interessados, de fato, cheguem ao tão desejado por sua empresa, fundo de funil.
Veja também: A melhor estratégia para a produção de conteúdo em novos tempos
Acompanhe um didático passo a passo de como utilizar os recursos apresentados nesse post em nosso próximo conteúdo e, na dúvida de se sua estratégia estar, efetivamente, levando sua marca a ser uma autoridade em seu mercado, entre em contato conosco!
by Programação | Jul 17, 2020 | Brainstorm, criatividade
Se deparar com um bloqueio criativo é uma questão mais costumeira que se pode imaginar. É preciso ter rápidas alternativas que contribuam com a reversão desse quadro. Conheça algumas eficientes opções!:
Independente da área de atuação, profissionais estão sujeitos a defrontar-se com um bloqueio criativo em seu dia a dia.
Para aqueles que escolheram ainda uma carreira que exige a constância da criatividade, como é o caso de designers e produtores de conteúdo, por exemplo, é bastante comum deparar-se com essas situações com maior regularidade, que quando não trabalhadas, podem afetar significativamente as entregas desses profissionais.
Ao pensar nisso, é possível compreender a importância de boas práticas, que estimulem a criatividade e contribuam para que peças, projeto e produções textuais mantenham um nível constante de qualidade.
Pensando nisso, reunimos hoje 5 sugestões eficientes, para que você facilmente reverta situações de bloqueio criativo que possam surgir em sua rotina.
Entre elas podemos citar:
Estimule sua mente
Diversos profissionais acreditam que, quanto mais imersos em estudos e pesquisas afuniladas sobre seu mercado de trabalho e prática estiverem, melhor se sairão em sua função.
Opções como realizar atividades físicas, a prática da leitura e jogos, dão intervalo e descanso a mente e corpo, ao mesmo tempo que abrem horizontes diferentes para que seu cérebro seja estimulado e continue gerando novas e criativas ideias para você!
Brainstorm
De acordo com a Wikipédia, Enciclopédia livre, “O Brainstorm é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo colocando-o a serviço de objetivos pré-determinados.”
Segundo Mike Baxter, escritor e designer, Brainstorm é “uma sessão de ‘agitação’ de ideias realizada em grupo”, na qual é possível conseguir mais de 100 ideias em uma ou duas horas, o que torna uma excelente experiência para a geração de novas soluções.
Por isso, entre as nossas principais sugestões para os momentos de bloqueio criativo, indicamos o Brainstorm.
Com diversas mentes pensando juntas, ficará mais fácil de enxergar e pensar em nortes que anteriormente você não imaginaria sozinho.
Tenha um planejamento
Muitas vezes, um bloqueio criativo nasce da falta de uma atividade ou mesmo dia, iniciados sem planejamento.
Essa atitude tende a contribuir não apenas com o bloqueio criativo frequente, mas também com a má gestão do seu tempo.
Com isso em vista, tenha um planejamento mental ou ainda traçado em uma agenda, quadro ou planilha no computador com as informações que você possui e trabalhos que têm a desenvolver.
Veja também: Estratégias que irão lhe ajudar a fazer uma melhor gestão do seu tempo
Dessa forma, será muito mais simples definir como e quando cada uma delas será executada.
Levante-se, espreguice-se e, se necessário, mude de ambiente!
Se você já baixou nosso e-book sobre rendimento em Home Office, ou mesmo que tenha lido nosso post com as dicas do mesmo, sabe que somos grandes apoiadores de pequenos intervalos para manter a energia e criatividade ativa durante a realização de tarefas profissionais em seu horário de trabalho.
Trabalhar em um mesmo cenário dia após dia, pode reprimir a criatividade.
Muitas vezes podemos nos mudar de mesa, sala, ou mesmo ambiente no escritório onde trabalhamos, seja em uma empresa externa, ou em nossa casa.
Se isso por possível, teste a indicação sempre que necessário, nem que seja apenas por um dia ou tarde, por exemplo.
Se não for possível, reorganizar o ambiente da sua mesa e o que está ao redor, já pode contribuir de maneira significativa também.
Outras medidas que podem ser tomadas todos os dias é a prática de levantar-se, pegar um copo de água ou chá, fazer alongamentos e trocar uma ideia com um colega sobre o assunto que não flui.
Todas essas atitudes o ajudarão a voltar para o seu projeto em andamento com novas perspectivas.
Diversas pesquisas indicam que nosso cérebro só consegue permanecer focado em um mesmo objetivo pelo tempo máximo de 60 minutos, após esse período, a tendência é que ele se distraia.
Daí a importância de pôr em prática algumas ou todas essas dicas!
Indicação extra para os momentos de bloqueio criativo!:
Atente-se à organização do seu ambiente.
Se você encontra-se em uma situação de bloqueio e possui uma área de trabalho desorganizada ou com acúmulo de objetos, uma limpeza pode ser bastante positiva e suficiente para lhe ajudar!
Gostou dessas dicas?
Ter acesso a bons portais de inspiração também podem ser excelentes escapes e solucionadores para esses momentos! Por isso, acompanhe semanalmente nosso blog.
Compartilhe essas ideias!
by Programação | Jul 3, 2020 | aumento de resultados, cenário econômico atual, Empreendedorismo, Estratégia, Intenção de busca dos usuários
Não é de hoje que a importância da criação de conteúdo têm sido citada para o alavancamento de empresas, principalmente no que tange ao mercado digital.
Em períodos de crise, algumas medidas têm sido tomadas, a fim de fundamentar estratégias eficientes e que auxiliem na manutenção e sobrevivência de diversas empresas.
Um desses casos é a adoção ou melhora de conteúdos!
Eles possuem alta capacidade de engajar, comunicar e manter ativa a relação da sua marca com o seu público.
No Marketing Digital, a produção de conteúdos foi sempre uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de ações, a qual se torna cada dia mais imprescindível.
Com isso em mente é possível saber que ao planejar, desenvolver e compartilhar conteúdos, as empresas estão primordialmente procurando solucionar as principais buscas de seu público-alvo.
Por outro lado, ao levarmos em conta esse período, muito foi questionado sobre o que, de fato, é importante ser informado, sem perder de vista o foco principal:
A também divulgação de produtos e serviços, além do envolvimento do público com sua marca.
Pensando nisso, preparamos hoje, alguns dos principais aprendizados que tivemos nos últimos meses, para lhe direcionar assertivamente em como atender sua audiência nesse período e após ele também.
Acompanhe a seguir!
Criação de conteúdo em meio à crise: saiba como definir pautas adequadas
Podemos resumir de maneira prática em 4 etapas o planejamento para a criação de conteúdo, sendo elas:
- A compreensão do contexto da sua empresa;
- Os objetivos que ela possui a curto e longo prazos;
- A identificação de quem são seus consumidores-alvo;
- Realização de um minucioso estudo sobre as dores dos mesmos.
Quando relacionamos esses princípios a um período de instabilidade e novas adaptações para diversas pessoas e organizações, compreendemos que, aqui, a relação empresa-consumidor não é e nem pode ser perdida de vista.
Por outro lado, o material produzido não apenas será continuado dando ênfase às dores cotidianas da persona, mas sim, em suas novas necessidades de forma muito mais especificada.
É preciso ter em mente como prioridade, as variações que esse público tem enfrentado em seu dia a dia nos últimos meses.
Nesse caso, o conteúdo produzido deve compreender soluções para essas novas necessidades.
É o caso, por exemplo, do setor de saúde, o qual pode direcionar-se a conteúdos mais informativos.
Dicas para manter a saúde física e emocional em dia, por exemplo, são excelentes.
O posicionamento da sua marca
Trata-se de uma estratégia indispensável em momentos de crise.
Ela evidenciará marcas que estão prontas para se adaptar, fazer a diferença e sobreviver.
Além das vantagens comerciais, ao posicionar-se, é provável que seus consumidores sejam impactados positivamente pelo que sua empresa produzirá.
A relevância do conteúdo
De acordo com um artigo divulgado pelo Think With Google, as buscas por conteúdos com o termo ”em casa” e relacionados no Youtube, aumentaram cerca de 123%.
Ainda foi representado no mesmo artigo e período a jornada das pessoas durante esse processo no qual pôde ser observado três frentes de crescimento:
Primeiro: A busca de informações sobre as notícias atualizadas em meio à preocupação e equilíbrio da saúde emocional.
Segundo: Adaptação à uma nova rotina e ideias do que fazer.
Terceiro: A compreensão dos fatos em relação aos impactos que estão sendo gerados e que ainda serão mais adiante.
Tudo isso nos leva ao ponto já citado anteriormente, da importância de proporcionar informações relevantes, que compreendam esse ciclo de necessidades.
Identifique onde está sua audiência atualmente e reinvente-se, se necessário!
O distanciamento social alimentou diferentes canais digitais de comunicação, já que, por vezes, foram a única maneira de que as pessoas tinham de se relacionar além de se entreter.
O Youtube, por exemplo, teve um aumento de 15,3% segundo uma análise de consumo realizada pelo New York Times.
A popular plataforma de filmes e séries Netflix também apresentou crescimento significativo de espectadores, bem como o Facebook.
Ainda em relação ao Youtube, em um outro artigo publicado pelo Google no Think With Google, uma pesquisa autodeclarada, mostra que 40% dos brasileiros afirmou ter passado mais de 3 horas do seu dia na plataforma de vídeos desde o mesmo período.
Com esses dados em vista, chegou o momento de quem ainda não havia se adaptado às novas plataformas digitais de comunicação incluírem-nas em suas novas estratégias.
Engajamento de equipe em tempos de trabalho remoto: Conheça algumas das melhores ferramentas!
De acordo com Renato Tornelli (Creative Product Lead BR, YouTube) e Willian Zanette (Product Activation Lead, Brand PSS Team) “Do ponto de vista estratégico, o YouTube também pode ser um importante catalisador para ampliar a relevância das marcas”.
Ainda citaram 3 maneiras que a plataforma pode ajudar nesse momento.
A primeira delas: Com mensagens criativas
Por meio da plataforma, é possível que uma marca vincule suas mensagens criativas de forma automatizada.
“Seja adaptando assets existentes com o Bumper Machine e o Director Mix, criando novos com o Video Builder, seja ajudando você a testar a melhor opção com o Video Experiments, é hora de explorar todas as suas possibilidades para testar ou adaptar cada elemento das suas peças ou campanha”, citaram.
A segunda: Com uma presença relevante
“Da preocupação com o impacto social mundial às adaptações na rotina durante o isolamento, retome os termos e assuntos mais buscados no YouTube para entender quais caminhos sua marca pode percorrer para se fazer presente (…) Além disso, também é possível encontrar usuários interessados em #hashtags que estão sendo utilizadas nos vídeos ou que estão buscando por tags específicas.”
A terceira e última, mas não menos importante: Com o controle das campanhas
Os processos de trabalho estão sendo reavaliados!
Nesse período de fazer minuciosas reconsiderações, é possível assimilar o que deve ser continuado, pausado ou ainda iniciado.
Veja também: Vendas externas para internas: saiba como redirecionar com eficiência!
Em paralelo a isso, o acompanhamento das campanhas se faz fundamental, tendo constantemente em mente o KPI (Key Performance Indicator/indicador-chave de desempenho) a ser atingido, para um controle efetivo.
Reconhecer essas mudanças de comportamento serão uma grande oportunidade de avaliar a ação da sua marca de forma que seja mais utilitária e atrativa para o seu público.
Isso permitirá o consumo de conteúdo nos mais diversos canais.
Como consequência, será gerado um maior engajamento, além de empatia ao consumidor, nos levando ao nosso próximo item!:
A importância da empatia na criação de conteúdo em meio à crise
O momento pede soluções empáticas e adoção de maior transparência nas ações em relação ao público e serviços prestados.
Mais que sobreviver, é preciso pensar nas pessoas, afinal, tudo o que é planejado, divulgado e distribuído é baseado nelas.
Para muitas empresas a adoção dessas práticas já é uma realidade, a qual, têm trazido resultados satisfatórios!
É o que podemos observar nesse dado apresentado pelo Google Trend!
Estabelecimentos como supermercados, farmácias e demais com app de delivery passaram a ofertar um serviço intitulado “entrega sem contato físico”.
O intuito é colaborar fornecendo maior segurança e comodidade aos clientes nesse período.
Marcas que até então estavam prolongando a adoção de práticas mais humanizadas precisarão adequar-se o quanto antes.
É a forma mais segura de continuar com as portas abertas, afinal, diversas mudanças chegaram e prometem, ao que tudo indica, mudar o comportamento dos consumidores para sempre.
Veja mais: Comportamento dos consumidores durante e pós-crise: atente-se as atualizações!
Boa parte das marcas assimilou que o posicionamento ideal é aquele que contribui com o consumidor, independente de venda num primeiro momento.
É tempo de fortalecer o relacionamento com o seu cliente por meio do conteúdo produzido
De acordo com o titular da disciplina de Marketing Internacional na Universidade NorthWestern, um dos centros mais relevantes de estudos empresariais do mundo, considerado “pai” do Marketing moderno e autor de “Marketing 4.0” e outras obras, Philip Kotler:
“Os vendedores de sucesso primeiro se preocupam com o com cliente, e, depois, com os produtos.”
Isso indica que a forma como você pensa em seu cliente, se importa e coloca isso em prática, é cada dia mais relevante.
Em um cenário de crise, como o atual, priorizar a humanização e a conexão com o seu público por meio da criação de conteúdos empáticos e melhor direcionados poderá manter o engajamento, agregar valor à sua marca e ainda fortalecer os laços existentes.
Gostou dessas dicas?
Você também tem observado uma rápida necessidade de mudanças no mercado em relação a esses princípios?
Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!
Recent Comments