VOLTAR PARA O BLOG

Em tempos de distanciamento social e trabalho remoto, conhecer ferramentas que gerem maior conectividade entre a sua equipe de trabalho é algo fundamental para manter a alta produtividade.

Tais ferramentas também contribuem para o senso de colaborativismo na resolução conjunta de questões e no bom e transparente relacionamento entre gestores e demais colaboradores.

Não é recente que ferramentas de produtividade e de gestão são excelentes aliadas de empresas que procuram manter suas equipe engajadas em projetos, demandas e metas da empresa.

Tendo em vista a repentina mudança do escritório formal, para a realização das atividades em casa, como muitas empresas ainda estão adotando, é comum que hajam alguns impactos, mas é preciso minimizá-los, principalmente pelo atual momento econômico em nosso país.

Veja também: 7 princípios básicos do marketing digital para reconsiderar durante a crise 

Mesmo que o home office seja uma prática cada vez mais comum e inclusive razão para o aumento de produtividade de muitos profissionais, a necessidade de manter todos os perfis de colaboradores engajados e comprometidos com o trabalho é bastante significativa e possui influência determinante nos resultados que a empresa terá.

Tendo todas essas informações em mente, é possível enxergar com clareza a importância que ferramentas adequadas, interação e confiança têm. É possível criar um ambiente de trabalho saudável e descontraído, promovendo maior produtividade e engajamento mesmo de forma remota e temporária.

Para saber como obter sucesso nessa empreitada, reconhecer os grandes destaques da sua empresa e ainda manter sua equipe motivada, acompanhe as indicações e ferramentas a seguir:

Engajamento de equipe em tempos de trabalho remoto: conheça algumas das melhores ferramentas

Nesse momento, diversas equipes e profissionais necessitarão de recursos que ofereçam um dinamismo de contato, que se assemelhe às reuniões presenciais. 

Fora isso, é importante ter à disposição ferramentas de trabalho que permitam que as atividades sejam realizadas com a mesma qualidade que são no escritório da empresa.

Com todos esses fatores em conjunto, é mais simples gerar condições de concentração e capacidade de atender à todas as demandas com dedicação, como estavam sendo anteriormente, sem que haja um declive.

Essa ação, muitas vezes, torna-se decisiva para inúmeros objetivos da organização, tanto a curto prazo como longo.

Mantenha  a tomada de decisões em conjunto

Se anteriormente, o bom relacionamento e tomada de decisões aconteciam de maneira conjunta, agora, não precisa ser diferente, mesmo estando em diferentes espaços físicos.

Por mais que essa possibilidade exista, é bastante importante e significativo para o colaborador,  que ele continue a contribuir e se sentir participante das tomadas de decisões remotamente, assim como sempre ocorreu.

Companhias que optam por esse modelo de gestão depositam sua confiança em sua equipe, que indireta ou diretamente, sentem a responsabilidade que isso possui.

Ao manter esses hábitos, uma empresa tende a se manter forte e com seu funcionamento na mesma velocidade, mesmo que os ganhos e número de novos contratos seja menor.

Empresas que agregam essas práticas, são empresas que possuem uma gestão eficaz e conseguem mantê-las, mesmo em condições divergentes.

Evite o acúmulo de demandas

Existem duas principais razões pelas quais demandas são acumuladas em uma organização por seus profissionais.

Primeira: quando há falta de engajamento dos colaboradores em questão;

Segunda: problemas operacionais;

Em ambos os casos é essencial realizar um diagnóstico, para entender e solucionar a questão.

Nenhuma das alternativas está ligada ao desleixo, mas sim, à problemas de adaptação ao trabalho remoto, o que pode ocorrer com diversas pessoas.

Lembrando, é claro, de que estamos levantando aqui o acúmulo de demandas e não o descumprimento de atividades em baixa escala.

Demandas acumuladas podem ser um grande problema aos objetivos de uma empresa, no entanto, é totalmente possível conseguir trabalhar de maneira efetiva e focando no planejamento que já existia anteriormente na empresa.

Com boas práticas e o aporte de ferramentas, é bastante simples e possível manter um nível eficiente de produtividade e fluxo de trabalho de cada colaborador.

Defina com sua equipe os pontos primordiais do trabalho

Com o engajamento de uma equipe remota funcionando bem, é naturalmente simples alinhar novas ideias, mesmo com um time fisicamente distante.  

Para a realização de reuniões, a prática a ser adotada são as videoconferências e, por meio delas, é possível conduzir as pautas costumeiras ou necessárias, da mesma forma que ocorreriam formalmente no escritório.

Veja ainda: Como se preparar adequadamente para reuniões online 

Sem a utilização desse recurso, muito provavelmente será difícil alinhar questões importantes do trabalho, principalmente na revisão de alguns pontos específicos e na análise de métricas, prática bastante frequente em equipes de marketing digital, por exemplo. 

Por isso, tenha a certeza de que todos os seus colaboradores estejam familiarizados com as videoconferências, do contrário, esforce-se para que esse objetivo seja alcançado.  

Conheça 3 ferramentas para atingir esse objetivo

1. Trello

Trata-se de uma das ferramentas mais populares do mercado, sendo adotada principalmente por equipes de de marketing.

No Trello é bastante simples criar novas tarefas, acompanhar o andamento delas e adicionar observações quando necessário.

A ferramenta também conta com a criação de grupos e possibilidade de mandar mensagens individuais para os participantes deles.

Com apresentação bastante intuitiva e prática, o Trello contribui muito com a produtividade e organização do seu time. Vale a pena experimentar!

2. Tangerino

Mesmo com uma frequente flexibilidade de horários de entrada, saída e pausa na rotina de trabalho de diversas empresas nos dias de hoje, o padrão de horas que devem ser cumpridas diariamente, não são revogáveis na maioria dos casos, sejam elas 4, 6, 7 ou 8 horas diárias.

O Tangerino pode ser uma excelente ferramenta a ser adotada por inúmeras empresas que trabalham esse e outros formatos.

É um software simples e que funciona como um controle de ponto digital remoto.

O colaborador acessa o aplicativo diariamente por meio de seu número de matrícula e a sua localização é compartilhada. Em Seguida, uma selfie pode ser tirada em seu ambiente de trabalho e o ponto é registrado.

3. Softwares de chamada de vídeo

Simples, eficientes e bastante populares, as chamadas de vídeo estão entre os recursos que mais se assemelham ao contato presencial para definição de pautas necessárias do ambiente de trabalho, apresentação de ideias entre outros. 

Através de chamadas de vídeo é possível inclusive contatar clientes com o objetivo de gerar maior proximidade ou manter a que já existia anteriormente. Um processo descomplicado que pode contribuir muito para que o impacto do distanciamento necessário seja minimizado ao máximo. 

Se adotadas e alinhadas com a abordagem correta, todas essas dicas poderão contribuir de maneira bastante significativa para que o trabalho de vendas da sua empresa e engajamento dos seus colaboradores seja continuado com a maior eficiência possível. 

Faça o teste! 

 

Whatsapp