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Criar um conteúdo episódico é uma ótima ideia para quem deseja transformar o relacionamento com o público e engajar visitantes.

É quase impossível que você não goste de alguma série ou novela. Todos amamos e ficamos ligados na espera dos próximos episódios, ou ainda, maratonamos tudo de uma vez.

Isso também pode acontecer com a produção de conteúdos. A criação dos chamados conteúdos episódicos pode ajudar a manter um relacionamento duradouro com o público, instigando mais pessoas a acompanharem a sua produção.

Esse tipo de estratégia de marketing se popularizou e, hoje, o conteúdo episódico é uma tendência, sendo utilizado por aqueles que procuram melhorar o posicionamento nos resultados de busca.

planejando conteúdo

Foto: Arquivo.

Definindo o que é conteúdo episódico

O conteúdo episódico é aquele dividido em partes, como os episódios de uma série. Esses pequenos conteúdos podem ser reunidos em um tema geral o qual normalmente está em voga.

Essa é  uma técnica utilizada para instigar o público a continuar acompanhando as postagens, sejam elas imagens, vídeos ou textos. Ficamos presos em histórias e tendemos a acompanhar lançamentos quando somos conquistados.

Por esse motivo, essa divisão em partes gera engajamento e conexão. O público passa a acompanhar as postagens, tornando o conteúdo mais persistente e melhorando sua presença nos mecanismos de busca.

Hoje, o conteúdo episódico é um dos mais importantes das estratégias, pois promove o compartilhamento. Como os conteúdos são menores e mais eficientes, eles têm informações mais relevantes e são mais fáceis de serem compartilhados.

Outro ponto importante é que isso garante uma interação maior. Conforme os visitantes acompanham a postagem, acabam conectados e têm maior probabilidade de comentar e curtir.

Consequentemente, o tráfego orgânico também é beneficiado. Cada nova visualização garante que a marca melhore a classificação nos mecanismos e que aquela produção chegue a mais pessoas.

Isso ajuda na visão de que você é autoridade no tema. Como sua produção está tratando de um tema em diferentes âmbitos, você se torna especialista nele e passa a ser encarado como a principal fonte de pesquisas.

Foto: Arquivo.

Como criar um conteúdo episódico?

O primeiro passo na produção de um conteúdo episódico que você deve lembrar é a escolha de um tema relevante, tendência e que possa ser desdobrado em conteúdos menores e também importantes.

Utilizando o Google Trends é possível definir as melhores palavras-chave e saber o que é hype agora. Você precisará desdobrá-las conforme os lançamentos.

Depois, considere o que pode derivar dele, quantas postagens serão feitas, o tipo de produção e a frequência dos lançamentos. Tudo isso é indispensável.

No entanto, essa estratégia não caminha sozinha. Para que tenha bons resultados, precisa do apoio de outras redes para ser divulgada, permitindo que mais pessoas tenham acesso.

A seguir, é hora de planejar!

Identifique as datas que mais geram números e monte um calendário de postagens a partir delas, tanto do conteúdo quanto da divulgação. Conteúdos episódicos dão trabalho e geram bons frutos a longo prazo, por essa razão precisam ser bem organizados.

O planejamento também ajuda na demanda. Como exige dedicação, pode ser difícil para uma pessoa só produzir tanto. No entanto, você precisa de consistência e optar por datas estratégicas para ser bem visto nos mecanismos de busca.

Se possível, desenvolva todos os conteúdos ao mesmo tempo. Se não conseguir, ao menos defina temas, títulos e palavras-chave antes, assim estará preparado.

Mantenha-se atento ao que deve fazer e não deixe de estudar! Tenha referências sérias e saiba como inovar e onde. Não esqueça, esse formato permite uma criação autêntica, então nunca copie.

 

Alguns cuidados

Como falamos, criar um conteúdo episódico pode ser difícil sem um planejamento estratégico. Assim, recomendamos que pense em cada detalhe antes de iniciar.

Storytelling é essencial. Não deixe de organizar sua produção como uma história, com começo, meio e fim. 

Não esqueça, essa técnica precisa ser acompanhada de um bom SEO. Nada de apenas produzir, aqui todos os detalhes são importantes:

  • Utilize imagens com palavras-chave relacionadas à palavra-chave do tema geral;
  • Se houver texto, escreva de forma clara e facilitada;
  • Priorize um conteúdo dinâmico e sempre link nos novos lançamentos o que foi feito anteriormente. Utilize isso em pontos-chave da postagem;
  • Se possível traga referências externas para fortalecer a produção;
  • Divida cada uma das postagens com subtítulos e trate do tema em alguns deles.

Lembre que sua escolha deve ser relevante para o seu público e humanizado. Pense nas dores e necessidades dele e tente trabalhar nisso no decorrer do seu conteúdo episódico. Isso vai ajudar a manter a marca relevante e fidelizar aqueles que te acompanham.

 

A produção de um conteúdo episódico de ser difícil e contar com uma equipe responsável pode te ajudar a dar conta da demanda. Blog, vídeo ou social media… A Conelly Master Media conta com uma equipe de profissionais nos mais variados setores e pode te auxiliar a colocar isso em prática.

Entre em contato e transforme sua estratégia de produção!

 

Entenda mais sobre o assunto: Por que produzir focando no engajamento?