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Você sabia que produzir conteúdos focando engajamento pode ser a forma mais simples de suas redes sociais melhorarem e crescerem?

Ou seja, destruindo a construção que muitas pessoas podem ter – que o foco principal das redes são o público -, o engajamento deve ser o seu foco principal. Isso porque, diferente do que se pensa, o público maior não significa maior entrega de conteúdo.

Mas, com o passar do tempo nas redes sociais, esse processo de focar mais na produção para o engajamento e não para o aumento de público foi se tornando prioridade.

Assim, trazendo conteúdos diferenciados para contas “pequenas”, gerando maiores interações entre o seu público e, desse modo, criando alcances diferentes.

E, esses alcances maiores, geraram métricas novas para serem focadas, como a opção de salvar, de compartilhar e ações de comentar ou dar like.

Assim, se você quer entender porque precisa focar no engajamento na produção de seu conteúdo para as redes sociais e como isso ajuda sua página, esse artigo é para você.

O que é o engajamento?

O engajamento é uma técnica que mede a interação do seu público com seu conteúdo.

Em poucas palavras, o engajamento são as métricas usadas para avaliar como sua publicação está sendo vista pelo público.

Assim, likes, compartilhamentos, comentários ou todas as vezes que sua publicação foi salva contam para essas métricas.

Ou seja, o engajamento é a forma de medir como seu público recebe o seu conteúdo, seja ele qual for.

Mas, ele não acontece do dia para a noite. Normalmente, um grande engajamento deve ser parte de um planejamento de mídia, criando sempre o conteúdo pensando em como gerar maior interação.

E, dentro desse planejamento, existem técnicas que podem gerar um conteúdo forte em engajamento.

Ou seja, gerar conteúdos que podem entregar um valor – seja intelectual ou visual – para as pessoas que acompanham a sua página. Afinal, nem sempre seu público comprará algo de primeira.

Desse modo, focar menos em anúncios de venda e mais em conteúdos de qualidade pode ser a fórmula secreta para aumentar seu engajamento.

E, nessa aposta, você terá um público que acompanha seu conteúdo por se identificar e gostarem de sua marca, não somente por esperarem ofertas ou vendas.

Por que produzir focando no engajamento?

A produção focada no engajamento é o jeito mais simples de aparecer nas redes sociais. 

Devido a todas as atualizações nas redes, onde a maioria das redes pararam de focar no conteúdo sendo entregue por ordem cronológica, o conteúdo está sendo mais entregue pelos números de interação.

Ou seja, ao criar conteúdos focados no engajamento, as suas publicações têm maiores chances de aparecer nas redes sociais. Tanto na linha do tempo das pessoas que te seguem quanto nas que interagem com conteúdos semelhantes.

Assim, apostar em táticas para melhorar o engajamento são formas mais fáceis de aparecer ao público-alvo.

Essas táticas podem ser as famosas “call to action” – ou chamadas para ação – que são muito utilizadas em textos, como também o aproveitamento do espaço para criar uma proximidade com o usuário.

Ou seja, não estranhe se você ver alguns textos em redes sociais sempre pedindo para você “compartilhar com amigo”, “comentar sobre” ou coisas do tipo. Todos esses textos são criados para o call to action, trazendo uma maior interação e maior engajamento.

Então, entenda as métricas que as redes sociais te entregam para começar a produzir focando na melhora delas.

Desse modo, não será incomum seu conteúdo ser entregue para pessoas que nunca entraram em sua página, mas consomem conteúdos semelhantes.

Resumidamente, quanto melhor seu engajamento nas redes sociais, maior a probabilidade de seus seguidores e contas próximas vê-los.

Como melhorar meu engajamento?

Existem diferentes técnicas para melhorar seu engajamento. Essas técnicas podem ser os call to actions, como supracitados, mas também existem conteúdos interativos.

Afinal, de alguma forma, você já deve ter visto em redes sociais pessoas que tentam gerar engajamento com caixinhas de dúvidas, votações e, até mesmo, pedindo para as pessoas sugerirem temas.

Ou seja, esses conteúdos são pensados diretamente para melhorar o engajamento. Afinal, quanto mais pessoas responderem e interagirem, maior será o alcance da conta.

Para se ter ideia, o conteúdo interativo é uma forma muito utilizada há muitos anos e, de certa forma, foi moldado para cada mídia que ela foi introduzida.

Televisão, Netflix e outros usaram esse tipo de conteúdo, gerando a interação com o público e decidindo finais de filmes ou histórias.

Assim, não existe somente uma maneira de melhorar o engajamento. Dessa forma, você deve estudar melhor seu público-alvo para entender como escolher a melhor tática para si.

Ou seja, não ache que o conteúdo que funciona para a grande marca X funcionará também para sua pequena marca, que ainda está sendo criada.

Então, se você quer melhorar seu engajamento, teremos algumas dicas.

Experimente conteúdos

Você pode produzir de diversos formatos para as redes sociais. Desde publicação com apenas uma imagem, carrosséis com várias fotos e, até mesmo, stories e vídeos que se completam com outras postagens.

Assim, você encontrará a melhor forma de produzir o seu conteúdo.

Seja constante

É necessário que suas publicações sejam constantes em conteúdo e em tempo. Assim, você deve manter sempre uma qualidade e não somente regularidade de tempo.

Outra consistência que deve ser criada é a identidade visual. Valorizar sempre a imagem é necessário para que o seu público lembre de sua marca sempre que ver a identidade visual da sua marca.

Interaja com o público

Nunca deixe de responder seus seguidores, principalmente os verificados e mais constantes. Assim você irá humanizar sua marca e fará as pessoas falarem mais de você.

Se você deseja melhorar seus números de interações e gerar um conteúdo focando no seu engajamento, venha conhecer a Conelly. Nossa empresa está totalmente preparada para ajudar você a entender como seus números podem melhorar o engajamento com seu público-alvo.

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