Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Embora não pareça, a produção de vídeo é um forte aliado no marketing digital. Isso porque, nos últimos tempos, as redes sociais têm dado cada vez mais espaço para os vídeos.

Assim, tanto para vendas quanto para engajamento, os vídeos se tornaram um dos conteúdos mais consumidos de forma online.

Então, se você pretende aparecer nas redes sociais, é muito comum que você aposte em vídeos cada vez mais bem produzidos e, assim, gerar o engajamento necessário.

Mas saiba que nem tudo é simples. Ao produzir um vídeo para as redes sociais é muito importante estudar as técnicas possíveis para criar o melhor vídeo possível.

Além disso, é muito importante ter sempre bem claro em mente – ou em um roteiro – o que você quer apresentar e como ele será no final.

Por isso, a produção de vídeo para redes sociais é mais importante – e difícil – do que parece. 

Se você quer aprender mais sobre a produção, como os vídeos são feitos e quais as vantagens deles, este artigo é para você

Mas afinal, por que apostar na produção de vídeo?

Bem, existem vários motivos para os vídeos serem utilizados cada vez mais no marketing digital. Eles vão desde a entrega do conteúdo nas redes sociais até mesmo o uso de dois modos de comunicação: imagem e áudio.

Assim, ao integrar o vídeo em sua comunicação, você terá que trabalhar de uma forma clara para entregar todo o seu conteúdo para os seus clientes, diferenciando o seu produto, serviço ou marca de seus concorrentes.

Ou seja, se o seu potencial cliente está em busca de uma solução, de um produto ou até mesmo de um serviço, você se apresentar por vídeo pode ser um facilitador de negócios.

Isso porque ele já saberá como você trabalha, o que você entrega e o que você pode fazer por ele.

Obviamente a produção de um bom vídeo é difícil de ser feita, já que ele demanda tempo e um grau técnico de estudo. Contudo, não é incomum ver empresas apostarem em vídeos feitos de forma amadora, apenas para aparecer mais nas redes sociais. 

Então, com a produção de vídeo, é capaz de você estar ainda mais próximo de seu cliente, além de gerar um diferencial dos seus concorrentes.

Isso porque o vídeo bem produzido chama atenção enquanto as pessoas percorrem os feeds das redes sociais.

Como produzir um vídeo?

Primeiro você deve ter a certeza do que quer apresentar. Assim, você começará a planejar o seu vídeo e conseguirá entregar o conteúdo para seu possível cliente.

Então, para ter o vídeo perfeito você terá algumas partes do processo de criação para elaborar. Assim, a produção de vídeo conta com:

  • pré-produção;
  • produção;
  • pós-produção.

E é muito importante respeitar e criar essas três etapas, apesar de parecerem bem mais simples do que realmente são.

Então, conheça como cada etapa se comporta e o que deve ser feito e entregue em cada uma delas.

Pré-produção

Aqui é onde envolve toda pesquisa, ideias, referências e até mesmo possíveis atores e locais onde tudo será gravado.

Assim, com todo esse processo selecionado começa a criação do roteiro. Em alguns casos, os roteiros são exemplos bem simples do que eles realmente significam. 

Mas, em todos eles devem indicar:

  • descrição das cenas;
  • falas dos personagens – se existir;
  • local da gravação;
  • narrações – se existir;
  • enquadramento;
  • trilha sonora;
  • indicações de elementos gráficos.

Apesar dos dois últimos itens serem utilizados somente na última parte do processo, é necessário que eles sejam pensados desde o começo.

Nessa etapa também é definido o valor que poderá ser gasto. Isso é importante, já que em alguns casos a contratação de atores ou serviços são influenciados por esse valor.

Produção

A produção nada mais é que o momento onde a gravação realmente acontece. Levando em conta tudo que está roteirizado, é quando os atores – ou colaboradores – transformam todo o planejamento em realidade.

Por isso, é necessário alguns cuidados para a criação de um vídeo perfeito, sendo que eles podem ser notados tanto por atores quanto pela equipe que está gravando.

Assim, note se:

  • o enquadramento está correto, evitando mostrar o que não é necessário;
  • todos estão sem acessórios que não sejam necessários;
  • a iluminação está boa o suficiente;
  • não existem ruídos ou barulhos externos.

Esses cuidados são necessários para que, na terceira fase, o trabalho não precise ser refeito ou demore mais tempo que o necessário para chegar ao resultado final.

Além disso, as técnicas para a criação do vídeo são muito importantes. Afinal, é sempre bom saber como cada cena será gravada, se terão movimentos de câmera e afins.

E, quando falamos sobre enquadramento, esses efeitos devem ser descritos nesta ação também. Já que eles podem alterar totalmente como uma cena é feita. 

Por isso, todas as ideias devem ser testadas e colocadas a prova durante a produção, já que dificilmente você poderá regravar algumas cenas – se o orçamento for pequeno.

Pós-produção

Agora é onde a magia acontece, literalmente. A pós-produção é a edição do vídeo. Onde todas as cenas gravadas são selecionadas, tem suas cores corrigidas – quando necessário – e é implementado os efeitos visuais e de sons.

Assim, a pós-produção é o momento da edição, propriamente dito. Aqui todas as falas são colocadas na mesma altura de som, afinal, pessoas não falam sempre com o mesmo tom.

Outra situação que acontece na pós-produção é a inclusão de elementos gráficos digitais – como textos e elementos visuais -, a inclusão de trilha sonora e também a inclusão de uma narração – se for preciso.

Então, saiba que nem todos os erros que passaram na hora da produção estão perdidos, mas é sempre melhor deixar o menos de trabalho possível para a pós-produção, já que o prazo às vezes é pequeno.

Assim, se você pretende criar um vídeo para seu produto ou negócio, conte com a Conelly para te auxiliar nesse processo. Aqui nossa equipe está totalmente preparada para transformar sua ideia em realidade.

Fazemos desde a pesquisa para o roteiro até a finalização do seu vídeo e, assim, produzindo um vídeo de qualidade para você ser encontrado por seus clientes.

 

Veja mais:

Qual a diferença entre o marketing on e off?