Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

O marketing é feito por pessoas e para pessoas e, por esse motivo, uma das estratégias mais comuns é a produção de conteúdo humanizado.

Esse tipo de estratégia tem sido cada vez mais adotada pelas empresas, já que coloca um rosto humano para se comunicar com as pessoas.

Desse modo, nos últimos anos, a internet viu a produção de conteúdo digital crescendo exponencialmente, com as empresas criando diversos estilos diferentes de posts, vídeos e artigos de marketing.

Mas, nem sempre o conteúdo deve ser focado só no grande número de publicações para agradar os algoritmos.

O conteúdo humanizado vem para transformar a comunicação da empresa com seus possíveis clientes.

Isso porque o marketing também necessita resolver dúvidas e atender às necessidades dos clientes. Assim, criando as publicações focando no conteúdo humanizado, você poderá ter uma comunicação mais direta ao seu público, apresentando cada vez mais a sua marca.

Então, se você quer entender o que é o conteúdo humanizado e como ele é usado no marketing, esse artigo é para você.

O que é o conteúdo humanizado?

Se engana quem imagina que o conteúdo humanizado é só a apresentação de um membro da equipe – ou o dono da marca – dando o rosto para falar e apresentar as informações.

O conteúdo humanizado, de forma simples, é aquele que compreende a realidade da pessoa e tenta se conectar com os seus interesses, emoções e necessidades, criando uma relação de confiança com o público.

Assim, o conteúdo humanizado é focado em resolver os problemas das pessoas e, de certa forma, não em vender os produtos.

Afinal, as pessoas não podem ser resumidas a consumidores e só isso. Ou seja, a ideia de ver eles como compradores ou um alvo a ser atingido deve ser esquecida.

Desse modo, ao realizar o conteúdo humanizado, você deve entender que cada um é um ser diferente em gostos, dores e desejos, tendo uma necessidade para ser resolvida.

Esse conteúdo deve ser focado nas pessoas, como supracitado, e não nos produtos da empresa, ou no volume de publicações.

O tipo de conteúdo conversa com as pessoas, entende o que elas precisam e como entregar algo que melhore a vida das pessoas.

Qual a importância de gerar conteúdo humanizado?

Bem, como supracitado, o conteúdo humanizado é focado na solução dos problemas de seu cliente.

Afinal, quando as pessoas buscam soluções na internet elas não querem informações superficiais e genéricas.

Por isso é necessário pensar que o conteúdo humanizado tem o poder de conectar as pessoas e fortalecer o relacionamento da marca com o público.

E desse modo você consegue trazer mais que um cliente para o seu lado, mas também uma pessoa fiel ao seu produto ou conteúdo.

Afinal, quem não tem um produto de uma marca que você usa até hoje – mesmo tendo outros concorrentes – por ser algo que te ajudou quando você precisou?

Ou até mesmo aquele site de marca que te respondeu mais rápido sobre um conteúdo que você precisava e, assim, te ajudou a solucionar um problema.

Então, é necessário pensar que o conteúdo humanizado nada mais é que um conteúdo que soluciona problemas de forma breve e fácil.

Além disso, esse conteúdo estará totalmente direcionado ao que seu público necessita saber. Ou seja, direcione o conteúdo para onde você quer seu público chegando.

E como eu posso gerar esse tipo de conteúdo?

Bem, existem diferentes maneiras de realizar o conteúdo humanizado. Entre eles, você terá algumas ações para desenvolver. Dentre eles você deverá:

  • conhecer seu cliente;
  • desenvolva a empatia;
  • dê espaço para o conteúdo lento;
  • invista em storytelling;
  • crie uma comunidade;
  • não fale apenas dos seus negócios;
  • mostre quem está por trás da sua marca.

Então, anote as dicas que daremos e saia na frente da concorrência.

Conheça o cliente

O seu cliente é quem você precisa atingir, então é necessário que você conheça bem ele. Saiba suas dores, o que ele pretende resolver e como ele quer essa solução.

Por isso, a persona de sua comunicação deve ser criada com base em dados reais sobre os seus clientes. Esses dados são descobertos por meio de pesquisas e análises. 

Desenvolva empatia

A produção de conteúdos humanizados pede uma boa e grande dose de sentimentos, sejam eles a empatia ou a sensibilidade. Muitas vezes, a frieza dos dados das vendas afasta o seu cliente de realizar as compras.

Então, nesse caso, nada melhor que entender as dores e anseios de seus clientes, desenvolvendo uma ligação não só pelo conteúdo, mas pelo sentimento.

Dê espaço ao conteúdo lento

Como supracitado, não produza em grande quantidade apenas para agradar os algoritmos. O conteúdo humanizado deixa espaço para uma nova maneira de produzir, trazendo mais conteúdos direcionados, mas sem a mesma velocidade.

Por isso, deixe espaço para o conteúdo lento, para ele ser desenvolvido sem pressa e direcionado ao seu público.

Invista em storytelling

Contar uma história é sempre uma maneira de desenvolver emoções nas pessoas. Assim, o desenvolvimento do storytelling pode ser um passo muito importante em sua comunicação.

Ele pode ser usado para contar a história de sua empresa, mostrar o desenvolvimento de um produto e até mesmo apresentar as novidades da marca.

Crie uma comunidade

Afinal, nada melhor para os seus clientes saberem que não são só compradores, mas sim fazem parte de um grupo de pessoas que consomem o mesmo item ou marca.

Desse modo você direcionar os seus conteúdos para essas pessoas é um grande acerto, já que elas conseguem se sentir acolhidas e parte de algo maior.

Não fale apenas de negócios

Bem, esse é um ponto importante. Não basta você acertar em todos os pontos e errar em querer apenas produzir conteúdo sobre vendas. Afinal, se você conseguiu agregar o cliente para a sua comunidade, talvez ele queira um conteúdo diferente.

Abra espaço para conteúdos interativos e que tenham mais que opções de vendas e preços, crie um cenário onde eles podem ser introduzidos de acordo com as necessidades dos clientes.

Mostre quem está por trás da sua marca

Agora é um ponto importante. Escolha membros de sua equipe para serem as caras – ou porta voz – de todo o processo de comunicação.

Essas pessoas podem ser colaboradoras, diretores ou até mesmo os donos e, desse modo, ter liberdade para gerar os conteúdos que desejarem. Afinal, nada melhor que a pluralidade de ideias para apresentar a humanização de uma marca.

Se você quer entender mais sobre o conceito de conteúdo humanizado, como ele pode ser aplicado na prática por sua empresa e quais resultados ele pode trazer para você, venha para a Conelly.

Nossa equipe está preparada para auxiliar você a montar o melhor conteúdo humanizado para a sua marca.

Veja mais:

Exemplos de como criar o seu posicionamento de marca