Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Você já deve ter pensado em por que investir na identidade visual antes de abrir a sua empresa, não é mesmo? Esse é um pensamento comum em novas e pequenas empresas, já que o investimento é alto para dar o pontapé inicial da marca. 

Mas, você já parou para pensar nas vantagens e qualidades que esse investimento vai trazer para sua marca ou produto?

Desse modo, é comum dizer que o fortalecimento de marca e produto acontece antes mesmo de você lançar ele, transformando a sua identidade visual em algo mais forte que o conhecimento da marca.

Assim, a imagem dela virá na mente das pessoas devido ao lançamento dessa identidade. 

Embora a maioria das pessoas pense que a criação dessa identidade visual é o último elemento a ser feito, o pensar na identidade antes de lançar a marca é um ponto positivo, pois consegue definir a identidade da marca, cores e afins antes de ser lançado.

Desse modo, você estará passando diversas outras etapas do projeto para trás, eliminando atrasos para o lançamento.

Então, lembre-se que o investimento em uma identidade visual é feito no começo do projeto, mas é para a vida toda – pelo menos até você fazer um rebranding.

Por que investir na identidade visual?

Bem, como supracitado, o investimento na identidade visual pode parecer um passo muito grande na empresa, mas isso facilita muito na identificação sempre que algo remeter a sua marca.

Além disso, é um investimento para todos os tempos, não somente durante uma época. Isso pelo fato que, se você não realizar um rebranding, o uso da sua identidade visual permanecerá o mesmo durante todos os tempos.

Por isso, é muito importante que a sua identidade visual seja desenvolvida desde o começo de sua marca, antes mesmo dela ser lançada.

Assim, você consegue apresentar para as pessoas desde a pesquisa de mercado como você irá se apresentar.

Ou seja, antes mesmo da sua marca ou produto ser lançado, você perderá a imagem de amadorismo que a maioria dos projetos tem em seu lançamento.

Além disso, ao escolher o que melhor casa com sua proposta, você terá mais confiança para se apresentar como marca e produto. Por isso é muito importante que você desenvolva a identidade visual praticamente de mãos dadas com o projeto.

Criando a identidade visual que melhor combine com você, é ter certeza que sua marca será memorável, já que esse processo que pode levar um bom tempo será desenvolvido cada vez mais cedo.

Mas, como funciona isso?

Ao ser lançado com uma identidade visual bonita, você consegue gerar um valor na sua marca. Isso se dá pelo fato que, como supracitado, você perde a imagem de amadorismo presente na maioria dos lançamentos de projetos.

Desse modo, talvez esse seja o seu principal diferencial da concorrência, se destacando pelo simples, mas fazendo algo memorável.

Assim, todos os esforços de comunicação e marketing de sua empresa devem ser voltados para firmar cada vez mais a identidade visual de sua marca.

Quando acertada, a identidade visual consegue fazer com que seu público retorne sempre, já que ele sempre lembrará de como você se comunica e como sua marca parece.

Assim, somado a experiência de diferencial de marca, é comum que você fidelize cada vez mais seu público.

E o que deve ser definido na identidade visual?

Embora pareça ser algo simples de ser definido, a identidade visual é um dos projetos mais importantes para a marca.

Isso porque é nesse momento que diversos pontos são definidos na empresa, desde as cores, símbolos, possíveis mascotes e pontos de humanização de marca. 

Bem, é comum que os elementos que compõem a identidade visual tenham ligação direta com o público ou produto. Ou seja, cores, ilustrações e elementos gráficos devem ter uma função específica.

Desse modo, não é incomum que muitos elementos sejam repetidos até mesmo por concorrentes.

Então, para explicar iremos apresentar agora os principais elementos presentes em uma identidade visual.

Logomarca

A logomarca é a soma de todos os elementos especificados que aparecerão agora. Então, ao unir todos os elementos, você terá o que é conhecido como logomarca.

Isso é o que irá identificar a sua marca no dia a dia e, desse modo, apresentar para os seus clientes e concorrentes quem você é.

Cores

Aqui é onde a paleta de cores é apresentada para todos. Os tons de cores são explicados, mostrando sempre como são combinados e usados.

É necessário que eles sejam sempre respeitados, não gerando divergências entre os usos, já que será um dos modos mais fáceis de você sempre ser lembrado pelo seu público.

Tipografia

Aqui estão todas as fontes e tipos de escritas que serão apresentadas pela marca. As fontes são apresentadas, especificadas e mostradas como elas combinam entre elas. Também é necessário especificar se as fontes serão com ou sem serifa, se são itálicas ou negritas. 

Isso porque é possível de ser usado mais de uma fonte, definidos sempre na combinação e apresentação dos elementos.

Elementos de Redes Sociais

Atualmente, é muito comum que a identidade visual venha para você com elementos de exemplo de como ela será apresentada nas redes sociais. Esses elementos podem ser exemplos de posts, formatos de escrita e até mesmo artes digitais.

Esses elementos servem para que você tenha uma visualização clara do que estará sendo usado e como ele se apresentará nas redes sociais. Além de definir, de forma clara, o modo de comunicação presente em suas redes.

E qual a importância para sua marca?

Bem, como supracitado, esses elementos conseguem promover cada vez mais uma identificação de marca. Assim, a experiência de seu cliente sempre focará em como ele lembrará de você, em cores, fontes e afins.

Se você deseja conhecer mais sobre identidade visual e como ela funciona, venha para a Conelly. Aqui estamos preparados para desenvolver com você toda a sua identidade visual.

Apresentaremos como cada elemento poderá te diferenciar de seus concorrentes, tanto em cores quanto exemplos de uso nas redes sociais e mídias off. Assim, você estará nas mãos de uma equipe altamente capacitada para montar a sua identidade visual. 

Veja mais:

Por que criar um diferencial da marca?