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O Marketing de experiência é uma estratégia focada em tratar cada cliente de uma forma especial e única, através de ações que passam sensações e emoções.

Sabemos que o nível de exigência dos clientes vem aumentando a cada dia e, para conquistá-lo, é preciso muito mais que um produto de qualidade. O cliente busca uma compra diferenciada e que lhe traga uma experiência tão positiva que o faça comprar novamente.

As empresas que estão apostando no marketing de experiência como ferramenta para fidelização, estão a um passo à frente da sua concorrência. Sabe aquela loja que você entra e nunca mais quer sair de dentro dela? E aquela que você nunca mais quer voltar?

É sobre isso que iremos falar nesse artigo, pois encantar clientes não é uma tarefa fácil, mas ele sempre deve ser o centro de atenção do seu negócio.


O que é marketing de experiência

O marketing de experiência é uma estratégia que tem como principal objetivo atrair, engajar e fidelizar clientes por meio de experiências memoráveis e positivas.

Ele consiste em promover ações para despertar o interesse do cliente em relação à marca, fazendo com que eles se identifiquem e se tornem clientes fiéis.

A compra, dentro do marketing de experiência, é entendida como um processo que deve proporcionar emoções positivas e criar experiências marcantes, agregando cada vez mais valores para a empresa.

O atendimento é uma importante ferramenta para alcançar fidelidade e pode ser o maior diferencial da empresa quando construído de forma correta. Não importa se a sua empresa é virtual ou física, um bom atendimento é essencial para conquistar e aumentar o público.

Como as experiências são percebidas

O marketing de experiência é baseado na teoria que existem cinco formas de uma pessoa perceber a experiência. Confira:

1 – Sensorial

É relacionada aos cinco sentidos: audição, olfato, paladar, tato e visão.
A experiência sensorial são sensações que o corpo permite sentir e podem impactar de forma positiva o usuário.

Para saber mais sobre marketing sensorial, clique AQUI.


2 – Emocional

A experiência emocional tem como objetivo influenciar o usuário, causando sentimentos e reflexões através de um determinado tema. Resumindo, é atrair o cliente através das emoções que são provocadas nele.

3 – Cognitivo

A experiência cognitiva consiste em oferecer ao público novas ideias e perspectivas, através de propostas de reflexões e desafios. Geralmente as empresas e marcas que trabalham com a inovação, acabam utilizando muito o sentido cognitivo, pois está sempre convidando o usuário a testar algo novo, a uma nova experiência.


4 – Comportamental

É quando as pessoas têm a experiência de colocar em prática uma ação. Uma boa dica é aproveitar a promoção de um produto para estimular determinado comportamento, sempre relacionado a sua empresa e marca.

 

5 – Identificação

A experiência de identificação está ligada a forma de marketing que busca criar uma conexão mais profunda entre a marca e o cliente. O principal objetivo é encontrar um público que se identifique com a sua marca, pois são essas que serão as defensoras da marca.

É nesse tipo de experiência que se fortalece o relacionamento com o cliente e faz com que ele se identifique e se torne um cliente fiel.

Como é feito o marketing de experiência

Para que você implemente o marketing de experiência na sua empresa, selecionamento algumas dicas, confira:

 

1ª Dica – O início é dentro da própria empresa 

É preciso primeiro acreditar no potencial da empresa em aplicar as estratégias do marketing de experiência. Comece mostrando para os funcionários a importância de investir nesse tipo de marketing.

Faça com que os colaboradores abracem a ideia e entendam que isso irá atrair, conquistar e fidelizar mais e mais pessoas.

 

2ª Dica – Seja inovador

É preciso ter ideias inovadoras, diferente das abordagens e conceitos tradicionais que já estão sendo usados. Isso o fará se destacar dos seus concorrentes e chegar ao seu público-alvo.

Pontue o que precisa ser mudado e aja em cima disso. De nada vai adiantar identificar os pontos de mudança e não fazer nada. As mudanças são fundamentais para alcançar novos resultados.

 

3ª Dica – Não pense somente no seu ponto de vendas

Pensar em como usar seu ponto de vendas é bem importante, mas mais importante ainda é pensar em alternativas além dele. Uma boa sugestão é focar no site, no e-commerce, eventos, quiosques e lugares que podem vender seus produtos ou serviços.

 

4ª Dica -Use ferramentas de relacionamento

O bom relacionamento com o cliente não deve ser feito somente antes da venda. O cliente espera ser lembrado depois da compra também. E quanto melhor a habilidade da marca em se relacionar com o cliente, melhor será.

Existem algumas ferramentas online e offline que podem ajudar nisso. Entre elas estão:
– via telefone;
– chat bot;
– email marketing;
– CRM (Customer Relationship Management);
– redes sociais;
– suporte pelo próprio site;

 

5ª Dica – Acompanhe os resultados

Para saber se realmente houve mudanças, é preciso acompanhar os resultados. Para isso, monitore a satisfação do cliente e tente avaliar como as mudanças estão impactando na percepção do consumidor.

3 Vs da Estratégia

No marketing tradicional trabalhamos com os 4Ps: produto, praça, preço e promoção. No marketing de experiência é adotado os 3Vs: verdade, vontade e valor.


Verdade

Sempre é importante priorizar a verdade na hora de vender um produto. Não é legal criar uma expectativa no cliente e não atendê-la, pois ninguém que comprar uma promessa. Quando o cliente se sente enganado, vai perder a confiança na marca, aí nunca mais irá comprar e ainda pode falar mal dela para outras pessoas, afastando assim, novos clientes.

O ideal é prometer sempre o que vai cumprir nas propagandas e campanhas de marketing, assim as chances de proporcionar experiências positivas ao cliente irão aumentar.

Nunca esqueça que é melhor prometer menos e entregar mais, do que ao contrário. Assim, o cliente ira focar positivamente surpreso.

Vontade

Um dos principais objetivos do marketing de experiência é despertar vontade nas pessoas. Quando o consumidor vive uma boa experiência na hora da compra, ele vai sentir vontade de comprar novamente.

A vontade que o consumidor tem de comprar o produto, pode vir do “V” da verdade que você construiu anteriormente.


Valor

Esse valor não está relacionado a quanto ele custa, ao preço, pois o valor não será tão importante na hora de decidir comprar. O valor está totalmente relacionado à percepção e à conexão que as pessoas tiveram desde o primeiro contato com a marca e não quanto ele custa.

Um bom atendimento pode fazer com que o cliente escolha uma loja e não outra na hora de adquirir seu produto, além de se tornar fiel a ela e indicar para os amigos.

Assim com os outros “vs”, o valor está relacionado à experiência que o cliente terá com sua marca. Quanto maior a identificação, melhor o relacionamento entre o consumidor e a marca. Portanto, quando você conseguir alinhar os três “Vs” do marketing de experiência, você estará triplicando suas chances de cativar seus clientes e conquistar novos.

A Conelly Master Media está preparada para aplicar as estratégias de marketing de experiência junto a sua marca. Procure a agência e entenda por que é importante esta estratégia para fidelizar seus clientes e tornar sua marca relevante no mercado.

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