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O envolvimento do cliente com a marca através dos estímulos sensoriais é uma das questões mais importantes para criar uma relação entre eles. Sabe por quê? Porque quando se constrói um relacionamento com o cliente ele vai sempre optar por sua marca, ao invés da concorrência, além de indicar para seus amigos e familiares.

Não é mais ponto de discussão que para adquirir, converter e reter clientes, é preciso engajá-lo e estar conectado com ele de maneira apropriada, eficaz e significativa.

As marcas não podem mais confiar somente em slogan cativantes ou apelo de celebridades e influenciadores, ela precisa estar entre vários ciclos de pessoas através de estímulos. Eles podem variar entre funcionais, sensoriais, expressivos e emocionais.

Nesse artigo vamos conhecer os estímulos sensoriais e descobrir como eles funcionam.

 


O que são estímulos sensoriais?

Quando você pensa em vender seu produto ou serviço, o que vem em mente é o apelo visual. No entanto, essa abordagem acaba ignorando uma grande parte da psicologia e do comportamento humano na hora de divulgar sua marca. A vida não deixa de ser uma experiência sensorial e usa diferentes captadores para ajudar na experiência de decisão de compra.

Nos últimos 5 anos, muitas pesquisas estão sendo feitas sobre os cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e a importância deles na decisão de compra. Este novo conhecimento levou a uma abordagem inovadora superinteressante e que vai fazer você se destacar dos seus concorrentes.

O marketing sensorial é quando uma empresa usa vários sentidos diferentes para criar uma impressão positiva para a sua marca.

As pessoas tomam decisões mais rápido quando conseguem usar todos os outros sentidos e não apenas o visual. A percepção sensorial se estende ao sabor, toque, cheiro e som. 

A identidade da sua marca, assim como a personalidade dela, podem ser moldadas tanto pelo aspecto sensorial, como por qualquer outro aspecto.

 


Vamos conhecer os aspectos sensoriais

 

1º – Visão
O marketing com recursos visuais já existe há muitos anos. Cartazes e anúncios retornam aos tempos egípcios, quando o papiro era usado para promover serviços e fazer vendas nos mercados. O grande boom da publicidade visual começou no século XIX, quando as empresas começaram a divulgar os benefícios de suas empresas em favor de outras. Desde essa época a publicidade passou por muitas mudanças, no entanto, a abordagem continua a mesma: no momento que você mostra seu produto e seus benefícios, você está oferecendo ao seu público uma maneira de entender melhor o que você está oferecendo.

Atualmente o marketing visual é dividido em diferentes abordagens, entre elas estão:

* Núcleos – são trabalhados os esquemas de cores. Cada cor tem um sentimento e emoção ligados a ela.

* Imagens – Usar imagens na publicidade é uma ótima maneira de chamar a atenção rapidamente do seu público. No momento que é incluído foto de pessoas nos anúncios, irá atrair o interesse humano.

* Texto – muitas vezes não pensamos nas palavras como meio visual, mas elas são. A capacidade de influenciar por meio da escrita, pode ser a forma mais antiga de marketing.

* Gráficos – eles podem ser usados em forma de ilustrações, diagramas, símbolos e gráficos de computador. É uma ótima ferramenta de marketing visual.

* Vídeo – a evolução da imagem é elas em movimento. A ferramenta mais popular sempre foi a televisão, mas nos últimos anos a web vem ganhando espaço para o marketing de vídeo.

* Luz – a iluminação em uma história ou no ambiente de uma empresa é um marketing visual que pode mudar a aparência de uma marca. A variação de iluminação pode fazer com que o cliente tenha várias experiências interessantes e decida pela compra.

 

2º – Audição

A publicidade se tornou popular nos anos de 1920, à medida que a popularidade dos programas de rádio crescia. Em 1926 nasceu os jingles e logo já se tornaram uma forma bem comum de propaganda, onde a descrição dos produtos eram musicadas para aumentar o valor do entendimento.

Nos dias de hoje, o marketing auditivo está presente em praticamente todas as campanhas de marketing, rádio, podcast e anúncios on-line e as mais usadas são:
* Spot – o uso da locução para promover e persuadir os compradores tem sido uma prática bem comum. Um spot é quando um locutor lê um anúncio roteirizado, muitas vezes com explicação do produto, as características e os benefícios.

* Efeitos sonoros – algumas marcas usam efeitos do som para representar a própria marca e elas acabam ficando conhecida pelo som de sua publicidade.

*Música temática – muitas empresas oferecem faixas de música para adicionar anúncios em vídeo.

3º – Olfato
Pode parecer estranho usar o olfato como ferramenta de marketing, mas o cheiro é a ligação mais direta com cérebro humano.

Como o aroma é utilizado em forma de marketing:
* Aromas ambientais – algumas empresas usam o aroma no ambiente para remeter a um produto ou serviço. São usados perfumes, cheiro de oceano ou de grama, floresta e etc.

* Fragrância – vocês lembram daquelas revistinhas que vendiam perfumes e cremes e, quando você passava a mão, dava para sentir o aroma do produto? Esse é um super exemplo de fragrância como marketing.

* Aromas de comida – o cheiro de uma padaria ou café recém passado, são métodos comuns para mostrar aos clientes a sua marca.

4º – Tato
Algumas marcas deixam seus produtos para serem tocados e experimentados. Um exemplo são os equipamentos eletrônicos como telefones e carros. Esse tipo de produto fica disponível para um teste drive antes de finalizar a compra.

Entre os métodos abordados para incorporar o tato nas campanhas de marketing estão:

* Conforto – peças de roupas, colchões, sempre ficam disponíveis para experimentar antes de comprar. O conforto que elas transmitem, com certeza irá ajudar na decisão da compra.

* Testes práticos – a Apple foi uma das pioneiras a oferecer acesso à sua tecnologia nas lojas. A oportunidade que o consumidor tem em tocar e interagir com o produto, pode ser o decisor na hora da compra.

 

5º – Paladar
O gosto é outro fator que muitas vezes não é aproveitado no marketing, pois é uma maneira de apelar aos impulsos biológicos. Sabemos que gosto é muito relativo e depende do paladar de cada um, por isso essa estratégia pode servir para um público, mas para outro não.

Como usar o paladar como marketing sensorial:

* Amostras – o mais comum é através de amostras de bebidas e comidas. Essa estratégia é muito utilizada em supermercados e lojas de bebidas.

* Novos sabores – outra estratégia que algumas marcas utilizam é criar sabores dos mesmos produtos. Se um produto está vendendo bem, ampliar suas opções pode ser uma ótima estratégia de vendas.


Quais os benefícios do marketing sensorial no estímulo do cliente?

Criar elos emocionais entre a marca e o cliente traz muitos benefícios para a sua empresa, entre eles estão:
* maior identificação com a marca;
* desperta o desejo de compra sem invadir com propagandas agressivas;
* melhor custo/benefício nas ações. Estratégias com custos bem mais baixos que as tradicionais;
* várias formas de explorar o produto;
* fidelização do cliente;
* experiência única com a sua marca;
* criar uma identidade da marca única e inovadora;
* criar lembranças nos clientes, que serão ativadas sempre que eles forem expostos a determinados estímulos sensoriais.

Concluímos que o marketing sensorial é uma excelente alternativa aos meios tradicionais de se fazer marketing. Ele irá ajudar nos negócios e fará com que seus consumidores se relacionem com a sua marca de diferentes formas.

Se você tem interesse em saber como os estímulos sensoriais podem atrair seu cliente, a Conelly Master Media pode lhe ajudar.

Este texto foi desenvolvido originalmente pela equipe do Blog da Conelly , onde você poderá encontrar diversos conteúdos sobre mídia online e offline.


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