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Por muitos anos as estratégias de marketing de mídia social eram voltadas para o aumento de público e não para o engajamento. A ideia era que quanto maior o público dos canais de mídia social, melhor seria.

Com o passar do tempo, foi se percebendo que existem métricas mais importantes que número de seguidores. Isso quer dizer que se uma marca publicar conteúdos valiosos e interessantes para um público de 20 mil seguidores irá alcançar mais pessoas do que aquela com 100 mil seguidores que publica conteúdo desinteressante.

À medida que as redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram começaram a valorizar mais o envolvimento com o público, as empresas precisaram mudar as estratégias e foco para promover um maior envolvimento e engajamento com o seu público.

Mas como fazer isso? Como estar interagindo com o meu cliente e estar perto dele através das redes sociais? É isso que veremos nesse artigo.


O que é engajamento?

 

Vamos começar falando um pouco sobre o que é engajamento.

Essa técnica nada mais é do que a interação do seu público com o conteúdo que é postado nas suas redes sociais. Um like ou comentário na publicação do Instagram é um exemplo de engajamento.

Para que sua empresa tenha interação e engajamento com os clientes é preciso um bom planejamento. É preciso que sejam postados conteúdos interessantes e que chamem a atenção do seu público-alvo.

Uma das formas mais importantes de obter esse engajamento é quando a empresa gera valor para seus seguidores. Não é apenas postando anúncios e publicidades. Precisamos lembrar que as pessoas que seguem seu perfil precisam conhecer a marca e não, necessariamente, fazer compras. Pelo menos em um primeiro momento.

Quando você consegue mostrar seu objetivo com conteúdo de qualidade, naturalmente o seu engajamento começa a aumentar. Além de garantir que seu conteúdo seja visto pelo maior número de seguidores, focar no engajamento também ajudará a obter mais valor das pessoas que estão visualizando seu perfil. Elas estarão ali porque realmente se identificam com sua marca.


Por que o engajamento é importante?

O principal motivo de se ter um engajamento com o seu público, é manter um relacionamento mais sólido com as pessoas que você está se comunicando.

Antes do seu possível cliente comprar a sua marca, ele vai ter que se relacionar com ela. Isso quer dizer, conhecer e ter uma credibilidade dos valores que ela está passando. O engajamento tem esse objetivo.

Pesquisas mostram que 50% dos usuários do Instagram já compraram algum produto que foi divulgado na rede. Com tudo, fica claro que um bom engajamento irá ajudar nas vendas.

Outro motivo bem importante que deve ser considerado está relacionado ao algoritmo do Instagram, pois ele ordena as postagens por:
* ordem de interesse do usuário;
* postagens com menos de uma semana;
* perfis que o usuário mais interage;
* tempo que ele fica no feed de cada perfil.



Quais são os maiores desafios para se ter um bom engajamento

 

Já vimos que não basta ter um grande número de seguidores, regularidade nas postagens e postar somente propaganda, é preciso ir além disso.

Vamos ver quais os maiores desafios para criar um bom engajamento com o seu cliente.

1º – As pessoas estão cada vez mais distraídas – vivemos em uma época em que estão disponíveis milhares de informações ao mesmo tempo e o grande desafio é enfrentar e eliminar a distração do seu cliente para poder passar a informação que você deseja.

As principais táticas a serem usadas são a simplicidade e persuasão. A simplicidade é feita quando se concentra os esforços no que o seu cliente mais precisa. Enquanto a persuasão, reconhece que o cliente navega em várias informações procurando aquela que mais vale para ele.

2º – As pessoas estão aumentando as expectativas – se não fornecermos qualidade na informação, outra empresa irá apresentar. Portanto, é preciso superar as expectativas dos seus seguidores. A melhor forma de fazer isso é conhecer o seu público e usar essa compreensão para desenvolver uma estrutura de personalização. Estabelecer o canal, o momento e a mensagem certa para cada segmento, seria o primeiro e o mais importante passo.

3º – As pessoas estão ouvindo novos modelos – o que antes era considerado formas de melhor obter informações, hoje estão sendo substituídas por novos modelos de autoridade. Um exemplo são as enciclopédias que hoje são substituídas pela Wikipedia.

Para criar um engajamento com o seu cliente, você precisa se tornar autoridade no assunto, oferecendo conteúdos valiosos, diferente do que ele está acostumado.

4º – As pessoas estão estabelecendo novas comunidades – junto com as novas autoridades, vêm surgindo novas formas de conexão que são as comunidades, por exemplo. O grande desafio é participar destas comunidades sem parecer um estranho. O segredo é novamente agregar valor.

Embora essas técnicas mudem com o tempo e de acordo com cada público, esses desafios são universais e permanentes. Lembre-se que qualquer estratégia que comece com a perspectiva de abordá-los, terá grande chance de dar certo.


Como melhorar o engajamento

Se o seu objetivo realmente é ter interação com seu público, apostar na melhora do seu engajamento deve ser o seu principal foco.

Vamos ver algumas formas de conseguir isso.

* Publicar conteúdo de qualidade – você precisa publicar conteúdo que seu público se anime em ler. Ele precisa ter qualidade, informar, entreter e estimular respostas do seu público

* Evite publicar somente anúncios – as pessoas já estão saturadas de anúncios de publicidade. Estão buscando valores além do produto que está sendo oferecido. Além do que, as redes sociais já não estão mais interessadas em mostrar esse tipo de conteúdo para os usuários. Veja bem, não é parar de postar anúncios, é sobre encontrar maneiras criativas de promover a sua marca.

* Crie conteúdos interativos – enquetes, questionários, ou até mesmo vídeos que seus seguidores possam clicar para assistir, vai criar uma interação entre a marca e o público. Esse tipo de conteúdo gera mais engajamento do que postagens feitas somente com textos.


Conclusão

Aquelas marcas que conseguirem vender seus produtos ou serviços por meio das mídias sociais, serão aquelas que souberam fazer a interação com seu público através do engajamento. Independentemente do tamanho do público, as empresas que estiverem conectadas com eles, terão clientes fiéis e vendedores da sua marca.

Mas lembre-se, mais importante do que criar a conexão com o público, é mantê-lo engajado e interessado no que você tem a dizer. É isso que irá garantir o retorno do seu investimento e não o tamanho do seu público, como muitos pensam que é.

Se você quiser saber como criar um maior engajamento com o seu público, reformulando suas estratégias e planejamentos de marketing de mídia social, fale com a Conelly Master Media. Com certeza ela terá a solução para gerar essa interação com o seu público, de forma atraente e de alta qualidade.


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