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Se você é uma das pessoas que acompanham fielmente o blog da Conelly, viu em nosso último texto sobre a técnica conhecida como rebranding.

Esse conceito é baseado na construção de marca, trazendo diferentes formas de se apresentar, se comunicar e até mesmo uma mudança total no logo.

Essa atualização é feita por meio de um estudo, trazendo a evolução não só da comunicação da marca, mas também de como o público alvo está reagindo.

Para isso, todo o conceito principal de comunicação e apresentação da marca é estudado, transformado e alinhado com o novo direcionamento.

Agora, se você quer entender na prática como o rebranding acontece, ter exemplos de como funciona e quais as melhores formas de se fazer, este artigo é para você.

Afinal, nada melhor que visitar exemplos para entender como a transformação é feita.

O que é um rebranding?

Caso você não tenha lido nosso último texto e não saiba como funciona o processo de rebranding e para que ele serve, daremos uma pequena explicação neste texto.

Afinal, sempre é bom relembrar como o processo acontece e para que ele é utilizado.

Desse modo, podemos dizer que o rebranding é uma estratégia de marketing usada para redefinir e atualizar a identidade da marca.

Essa atualização pode ser de forma leve – transformando curvas e retas – até mesmo algo maior, como a reestruturação total da marca.

Então, neste caso, podemos afirmar que o rebranding é uma estratégia para transformar a marca, trazendo um espaço novo na lembrança das pessoas.

Juntamente com o posicionamento de marca, outro assunto já abordado em nosso blog, você terá um espaço maior na lembrança de seu público alvo.

Porém, os motivos para realizar o rebranding podem ser diversos. Desde uma nova forma para atuar no mercado, um novo público alvo ou o lançamento de um novo produto.

Assim, os motivos podem ser diversos, mas sempre alinhado com o que a empresa quer entregar para seu público.

Por que realizar o rebranding?

Como supracitado, existem vários motivos para realizar o rebranding de sua marca, entre eles podemos citar:

  • alcançar novos públicos;
  • incluir novos produtos;
  • manter a relevância;
  • aumentar o alcance da marca;
  • atualizar visão, missão e valores da empresa;
  • aumentar a consciência da marca.

Mas, dessa forma, é necessário que o seu planejamento esteja alinhado com a mudança que você fará.

Afinal, como já citado, não é somente alterar algumas partes de seu logo ou comunicação e esperar o resultado vir.

Então, antes de realizar o rebranding você tem que saber bem onde quer chegar e como quer chegar lá.

Com a reconstrução de marca você revitaliza seu negócio, tendo um processo complexo e com desafios. Mas, que se feito da maneira correta, traz grandes resultados à marca.

Exemplo de empresas que fizeram rebranding

São diversas empresas que têm apostado no rebranding para transformar a sua marca. Dentro delas algumas famosas dos brasileiros, como a Globo, o Instagram e Pontofrio.

Destas marcas, algumas atualizaram apenas pela inovação dos tempos, como a Globo que resolveu mudar suas cores e comunicação para se aproximar de um novo público.

Assim como o Pontofrio que, ao adotar o nome “Ponto”, resolveu dar uma roupagem mais “jovem” à marca. Com um mascote sendo transformado do pinguim simpático para “emojis”, a ideia é transformar a marca e conseguir interagir melhor com o público jovem.

Outras podem não ser tão conhecidas pelos brasileiros comuns, ou até mesmo ser menos  utilizadas, como a Bandai Namco, a Fisher-Price e a Adobe Creative Cloud.

Em ambos os casos supracitados, o rebranding da marca foi realizado para atualizar a marca, trazendo uma versão mais moderna e menos tradicional.

Em alguns casos, como a Fisher-Price, a atualização é apenas a transformação de uma cor e a fonte da marca. Já na Bandai Namco, a transformação veio para se adequar ao seu público alvo: transformou a logo em bolha de quadrinhos, além de prometer “diversão para todos no futuro”.

E rebrandings que alteram até o nome da marca?

Existem também transformações muito maiores, como a mudança total de marca, como o Twitter, que após a compra por Elon Musk foi transformado em “X”, além da SurveyMonkey, que virou “Momentive”.

Essas transformações existem para trazer uma nova era para a marca. No caso da SurveyMonkey, uma das marcas mais tradicionais de desenvolvimentos de pesquisas online, a transformação veio para mudar os ares da empresa.

Nesse caso, a transformação inclui até mesmo a mudança do foco, trazendo uma nova categoria de negócio.

Assim como o Twitter que, ao virar “X”, a transformação é para trazer uma nova fase para a rede social.

Ou seja, o novo dono quer transformar a rede social em uma situação nova, trazendo não só um novo logo, mas também uma nova maneira de se orientar nela.

Afinal, a alteração do nome transforma até mesmo o modo de se falar sobre ela.

Como realizar o rebranding?

Como citado no último texto, é comum que o rebranding venha por meio de muito estudo, transformando o seu desejo em uma forma de comunicação direta e clara.

Assim, é para isso que diversas informações são necessárias, tanto para definir objetivos como entender quais as perspectivas de mudanças são bem vindas.

Desse modo, não estranhe se, ao solicitar um rebranding, a Conelly faça mais do que apenas mudar fontes e cores, mas também tente gerar um manifesto de marca.

Isso será feito para que o alinhamento entre desejo e mudanças seja feito de forma correta, sempre caminhando para o objetivo do cliente.

Então, se você deseja realizar o seu rebranding, conte com nossa equipe totalmente preparada para auxiliar você em toda essa mudança.

Veja mais:

Branding e rebranding, o que são e quando fazer?