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Você provavelmente já ouviu falar sobre branding e rebranding. Principalmente se você estiver envolvido com uma marca ou produto.

Afinal, você já reparou que existem marcas que não saem da cabeça do público, mesmo com um design simples? Isso faz parte do branding da marca.

Além disso, você deve lembrar de alguma marca que mudou suas cores, logo ou até mesmo modo de se comunicar com o tempo. Essa marca passou pelo que chamamos de rebranding.

Se você quer entender como cada um dos conceitos funciona, como eles são aplicados e como trabalhar cada um deles, explicaremos nesse artigo.

Porque nada melhor que sempre ser a marca lembrada pelo seu público e consumidores, trazendo mais visualização e vendas.

Além disso, ser lembrado por seu público é um fator primordial para trazer as maiores vendas e indicações de produtos.

Mas, não pense que é simplesmente saber o conceito e sair aplicando que dará certo. Afinal, alguns dos trabalhos a serem feitos nestes processos podem levar anos para serem aplicados e reconhecidos.

Desse modo, o branding e o rebranding são duas formas de trabalhar o marketing de sua empresa e produto.

O que o branding e o rebranding são?

Toda empresa quer ser conhecida pelo seu público-alvo. Afinal, sendo conhecida pelas pessoas você será uma marca que é lembrada na hora da escolha de um produto ou serviço.

Assim, para que isso ocorra, as empresas apostam em estratégias de marketing, produtos, serviços ou gestão empresarial.

Então, desse modo, a criação do branding é feita no momento em que a marca se posiciona, como ela tenta ser lembrada pelos clientes e público-alvo.

Mas, seguindo a mesma linha, quando a empresa, produto ou marca precisa de uma nova forma de se comunicar ou se mostrar, é feito o rebranding.

Assim, a reinvenção, reavaliação da gestão ou reposicionamento da marca é o rebranding de uma marca.

Mas, não ache que é apenas desejar e sair fazendo, já que esses dois processos são feitos por meio de um estudo minucioso.

O que faz o branding?

Branding é um termo que ainda gera dúvidas e algumas confusões no seu conceito até mesmo para algumas pessoas que trabalham com marketing.

Nesse artigo vamos entender por que as empresas devem investir em branding, mas antes disso, precisamos entender o que é e como ele funciona.

O conceito vai muito além do design de um logotipo ou um nome comercial. Ele incorpora o slogan da empresa, cores da marca, design, embalagens, entre outras várias, mas também não pode ser só isso.

O Branding é a soma de todas as tentativas de criar uma imagem exclusiva e particular de cada negócio.

Embora não seja tangível, tem um grande impacto, pois irá auxiliar no aumento da visibilidade e criar fidelidade e credibilidade dos clientes.

Não são somente as grandes empresas que precisam investir em Branding, isso é uma obrigação para qualquer negócio, incluindo pequenas e médias, startups ou grandes empresas.

Mesmo que seu negócio esteja vendendo bem, o investimento em Branding deve ser prioridade, porque o resultado virá a longo prazo e bem consolidado, não deixando que as vendas caiam.

Para entender a ferramenta, é preciso conhecer os conceitos de produto e marca.

Produto

É qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser um serviço, uma experiência, pessoas, lugares, bens físicos, informações e ideias.

Então, um produto pode ser uma estadia em um hotel, um voo, um curso, comida, roupas, móveis, qualquer coisa.

Marca

De acordo com a American Marketing Association, uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um bem ou serviço de um vendedor de outros vendedores.

É a ideia ou imagem que as pessoas têm quando pensam em algum produto ou serviço específico de uma empresa, tanto na forma prática, quanto na emocional.

Podemos perceber que marca não está ligada apenas às características físicas, mas também a sentimentos e essa combinação é acionada quando exposta ao nome, logotipo ou identidade visual da empresa.

O que é uma rebranding?

O conceito de rebranding é a estratégia de marketing usada para redefinir e atualizar a identidade da marca.

O principal objetivo desse processo é mudar a percepção do público em relação à marca.

Essas mudanças podem englobar o nome, logotipo, identidade visual e outros elementos que compõem a identidade dela.

Mas o rebranding vai muito além disso, como por exemplo os motivos que levam a empresa a passar por esse processo.

Portanto, o rebranding é a reestruturação da marca, onde todos os elementos são reavaliados para atualizar e criar uma nova identidade.

Qual a importância do rebranding para uma empresa?

Muitas vezes as empresas precisam passar pelo processo de rebranding para atualizar sua marca, pois com o tempo ela vai se desgastando e ficando desatualizada.

Além disso, outros motivos levam as empresas a fazer essa mudança. Entre elas podemos falar:

  • alcançar um novo público – com o passar do tempo, através de campanhas de marketing realizadas, é possível que novos públicos surjam e que não estavam sendo abrangidos nas estratégias anteriores;
  • incluir novos produtos – o rebranding também é útil para aquelas marcas que expandiram sua linha de produção e que a identidade não estava contemplando;
  • manter a relevância – algumas empresas usam esse processo constantemente como forma de se manter atualizado e relevante para seus clientes atuais e novos;
  • aumentar a consciência da marca – é o conhecido brand awareness, que é uma métrica para avaliar o nível de reputação e reconhecimento que a marca tem dentro do mercado que atua;
  • atualizar a visão, missão e valores da empresa – com o rebranding é possível melhorar a identidade visual da marca, ou apenas recolocar ela no lugar que ela deveria estar.

Como fazer o branding e rebranding de sua marca?

São diversas as maneiras que você pode usar para fazer. Mas, o estudo é necessário para que você não cometa erros.

Outra opção é vir para a Conelly. Aqui nossa equipe é totalmente preparada para ajudar você a descobrir todos os pontos necessários para garantir o melhor posicionamento na lembrança do seu público alvo.

Além disso, podemos ajudar a transformar sua comunicação, marca ou produto.

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