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O copywriting é um dos processos de produção mais comuns no marketing, criando uma forma forte e direta de persuadir as pessoas para realizar compras de uma marca, produto ou serviço.

Para se ter ideia, o conteúdo é criado para emails, sites, catálogos, redes sociais, anúncios e cartas de vendas.

De forma simples, colocaremos um exemplo bem prático sobre como o copywriting funciona: esse processo é uma forma de vender vários consumidores de uma vez só e não somente um.

Ou seja, usando o copy de maneira correta, você é capaz de convencer usuários a realizar uma ação, ativando gatilhos mentais que pode não ser fácil.

Então, desse modo o copywriting é uma das formas mais simples de se vender – e convencer – nas redes sociais.

E se você deseja entender e aprender sobre o copywriting, esse artigo é para você.

O que é o copywriting?

A criação de um copywriting é parte de uma estratégia de produção de conteúdo, que é focada em convencer o leitor a realizar uma ação específica.

Esse texto, o copy, é pensado em seu caráter persuasivo, utilizando de diversas técnicas para despertar interesse ao leitor, com objetivo de gerar conversões. Essas conversões podem ser cliques, comentários, vendas ou qualquer outro objetivo.

Porém, apesar de ser muito utilizado em redes sociais, o termo não é novo. A palavra copy foi definida em 1828 por Noah Webster.

E, embora a sua tradução para a língua brasileira implique em uma “cópia”, o termo não foi criado dessa maneira.

Assim, o copy instituído por Webster significa  “algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão”.

Apesar de ser um conceito abandonado pela literatura, ele permaneceu sendo usado de maneira forte por jornalistas e impressores. E, por isso, em meados de 1870, passaram a definir o copywriter como a pessoa que escreve anúncios.

Essa definição precisou ser feita para diferenciar a atividade de criar anúncios da atividade de ser redator de notícias. 

Ou seja, no início o termo era usado para – de certo modo – definir os redatores publicitários. E, esse trabalho ajudou várias marcas a conquistar fama e milhões de vendas.

Entretanto, a popularização da internet e ascensão do marketing fez com que o copywriting fosse reformulado, passando a se distanciar da publicidade.

E qual a diferença entre copywriting e redação publicitária?

Como supracitado, o copywriting se afastou muito da redação publicitária nos últimos anos. 

Assim, a principal diferença entre as duas áreas é a forma de chamar atenção para o conteúdo. O copywriting traz um forte CTA (call to action), enquanto a redação traz um anúncio de venda mais “suave”.

De uma forma prática, o copywriting é mais apropriado para atrair pessoas, como o inbound marketing, revelando um processo de venda que se estende em um longo processo.

Já a escrita publicitária permanece como um instrumento para vendas diretas, sendo mais usada como uma forma simples de venda.

E para que serve o copywriting?

Bem, o copy tem o objetivo simples: atrair pessoas e converter o público em toda a jornada.

Assim, é necessário que o leitor tome alguma atitude no fim dessa jornada, seja comprar um produto, assinar um newsletter, ou apenas continuar em um blog. Tudo dependerá da estratégia estabelecida.  

Então, com a estratégia definida, o copywriter – no caso o profissional que escreve os copys – deverá ser capaz de converter o público por meio de técnicas de validação.

Ou seja, por meio de material ricos – posts, infográficos, emails, ebooks e afins – o profissional educará o seu público, informando e trazendo comprovações que deixa claro para o leitor que o seu produto é o melhor para a solução das demandas.

Então, aproveite de técnicas para trazer um conteúdo rico e, assim, converter o seu público.

Qual a copy para marketing digital

O copy no marketing digital é uma das grandes estratégias do marketing. Desse modo, o conteúdo pode ser focado em gerar leads, trazer clientes e melhorar vendas.

Ou seja, existem técnicas que podem auxiliar você a criar o conteúdo de maneira correta e, assim, conseguir alcançar mais pessoas.

Então, aprenda as técnicas agora.

Lembre da persona

Saiba para quem você está produzindo. Utilize a linguagem correta e produza o copy como se estivesse conversando diretamente com a pessoa.

Dessa forma, utilize a linguagem correta, informe os detalhes e compreenda os motivos para o seu público estar em contato com o seu produto.

Utilize verbos de ação

Não crie apenas CTAs a esmo. Estimule seu público com verbos de ação, criando uma frase com uma interpretação simples e direta.

Mostre o problema que você vai resolver

Afinal, todo mundo procura a cura para seus problemas. Então, ao utilizar essa técnica, você criará um texto que pode dar todas as informações necessárias para o seu público.

Além disso, ao entregar o serviço que você pode realizar, você pode trazer para seu público pessoas que não possuam o problema ou precisem do seu produto, mas que lembrarão de você no futuro.

Seja empático e pessoal

Utilize sempre um texto capaz de trazer proximidade entre seu cliente e o seu produto ou marca. Desse modo você conseguirá trazer ele mais próximo.

Assim, troque termos como “usuários” ou “clientes” para “você”, assim reduzirá a distância entre vocês.

Gatilhos mentais são tudo

Existem várias formas para apostar em gatilhos mentais, desde uso de técnicas para agregar pessoas em redes sociais ou achar uma maneira de fazer com que eles tomem a ação esperada por você.

Existem duas técnicas muito comuns usadas para isso: A.I.D.A e P.A.S. Esses gatilhos mentais são formas de você agregar o cliente de diversas formas. Para se ter ideia, explicaremos o que cada uma significa.

A.I.D.A: Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

P.A.S: Problema, Agitação solução.

Ou seja, cada uma delas terá um objetivo diferente e deve ser bem importante respeitar esse objetivo.

Trabalhe bem a palavra-chave

Atingir o público alvo é o ponto mais importante de um copy e, para isso, é necessário você saber onde está focando. Por isso, é necessário pesquisar o seu público e quem consome o que você deseja vender.

Assim, criando um texto exclusivo para essas pessoas, você terá um uso correto da palavra-chave e, assim, agregar mais público.

Seja vendedor ao escrever

Bem, se após todo esse texto você ainda não entendeu como o copywriting funciona, venha já para a Conelly que aqui podemos explicar melhor ainda.

Com uma equipe de profissionais treinados e preparados, podemos gerar diversos copys para suas redes sociais, blogs e emails.

Assim, você terá todo o seu conteúdo sendo produzido pela melhor equipe de Ponta Grossa.

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