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Se destacar no TikTok se tornou indispensável para empresas que buscam novos públicos e querem se adaptar às mudanças na plataforma.

No último ano, a rede social alcançou mais de 1 bilhão de usuários ativos diariamente e expandiu suas ferramentas de marketing para oferecer mais facilidades a eles. Só no Brasil, de acordo com a Cuponation, 45,7% dos adultos já têm uma conta no TikTok.

Embora seja considerada uma rede social para jovens, a cada dia o público se diversifica mais e a entrada dos adultos é essencial, pois são eles que detém maior poder de consumo. 

Tudo isso impulsiona os investimentos e exige que as empresas desenvolvam estratégias de marketing eficientes que as permitam se destacar no TikTok.

Foto: Freepik.

TikTok for Business

A popularização levou a um crescimento de 11,4% no valor de marca do TikTok. Hoje a plataforma é a 10° mais valorizada no Brasil, com US$65 bilhões, o que equivale a R$ 341,50 bilhões.

Isso aconteceu devido às suas diversas ferramentas para quem deseja utilizar a plataforma para marketing. Além dos conteúdos orgânicos, in feed, as empresas podem apostar em uma alternativa ainda mais interessante: o TikTok Ads Manager, voltado para criação e divulgação de anúncios pagos.

São diversas opções de anúncios disponíveis que se adaptam a diferentes necessidades. Dessa forma, os usuários podem optar pelo mais benéfico para o seu negócio. 

Para facilitar esse gerenciamento, foi desenvolvido o TikTok for Business que agiliza o contato e disponibiliza ferramentas eficientes aos criadores. 

Ali é possível segmentar o público-alvo, identificar um setor demográfico e até trabalhar voltado para dispositivos diferentes. A estratégia do anunciante também será específica para cada objetivo.

E para que as campanhas se tornem ainda mais competentes, também são oferecidos relatórios completos, com informações que auxiliam  no desenvolvimento de anúncios. Isso também possibilita que as empresas compreendam com quem estão falando e o que devem fazer para melhorar os resultados.

Foto: Freepik.

Como se destacar no TikTok?

Uma das principais razões para o crescimento estrondoso do TikTok é sua alta eficácia na geração de ROI, ou Return on Investment (Retorno Sobre o Investimento). Um estudo da Nielsen indicou que ela tem 80% mais eficácia que mídias off e 73% em relação a outras redes sociais.

Esses números impressionam quem deseja se destacar no TikTok e catapultam a rede social como o ponto mais importante no fortalecimento do relacionamento empresa-cliente.

No entanto, para que seja possível, é importante desenvolver uma estratégia eficiente de marketing utilizando os recursos de forma criativa. Outro ponto importante é entender se o público-alvo em questão está ali ou não.

ação e inovação

Foto: Arquivo.

Estabeleça objetivos

Quais os seus objetivos ao utilizar o TikTok? Aumentar as vendas, encontrar novos públicos, manter-se conectado aos clientes… Seja qual for sua opção, estabelecer um objetivo e determinar metas mensuráveis é indispensável.

Entenda o que pretende com a presença no TikTok e pense em formas de mensurar isso através de números. Não esqueça de utilizar as métricas atuais como marco inicial e estabelecer períodos de análise.

Conteúdo gerado pelos usuários (UGC)

Entenda o que seu público tem publicado e consumido na plataforma, este é o chamado Conteúdo Gerado Pelos Usuários (UGC). Com o alto poder de viralização do TikTok, uma boa estratégia é focar na participação de trends e se aproximar de usuários com interesses relacionados.

Não precisa focar apenas em dancinhas, mas descubra formas de utilizar elementos que são tendências para melhorar seus resultados. Um exemplo é usar músicas que estão em alta em vídeos que mostram bastidores e benefícios.

Conteúdos originais

Participar de trends é legal, mas produzir conteúdos originais é ainda melhor. Portanto, desenvolva vídeos e crie seus próprios formatos. Essa autenticidade será bem vista pelo algoritmo e garantirá que o público tenha interesse em seu perfil.

Se possível, utilize as ferramentas da própria plataforma. Com formatos voltados para isso, os recursos são adaptados ao algoritmo e fortalecem sua relevância.

Trabalhe com anúncios

O tráfico pago chegou trazendo novas possibilidades para quem busca por um impulso rumo ao sucesso. Como falamos, o TikTok for Business pode te ajudar de acordo com os seus objetivos, garantindo que você possa se destacar no TikTok.

Aposte em influenciadores digitais

Hoje, os influenciadores são os principais aliados das marcas online, pois através das famosas publis, dão um rosto ao produto e intensificam o Brand Trust. Lembre-se, eles devem estar conectados aos interesses da marca e ter alto engajamento. 

Quanto aos números, recentemente descobriu-se os nano influenciadores, com poucos milhares de seguidores e alto poder de relacionamento com o público. Isso viabiliza que até marcas pequenas trabalhem com influencers e consigam se destacar no TikTok.

Tenha uma estratégia de marketing

Para se destacar no TikTok é fundamental que tenha uma estratégia de marketing bem fundamentada. Planeje todas as suas ações e traga para o papel ou a tela do computador o que fará a seguir.

Suas postagens devem ser estratégicas, assim como o investimento em anúncios. Utilize-os para movimentar o algoritmo. Cada uma de suas ações deve ser reflexo das ações do público-alvo, garantindo que o relacionamento mantenha-se fortalecido. 

Tenha uma frequência pré-estabelecida de postagem, tente determinar dias específicos e, assim que estiverem disponíveis, interaja com os usuários. Tudo é associado com relevância.

Outra possibilidade que também deve ser incluída nessa estratégia é a realização de lives em que poderá ficar ainda mais próximo das pessoas e focar em interação. Não escreva de escrever roteiros que indiquem o que falar durante o ao vivo, mas principalmente tente ser natural e humano.

Quer entender como se destacar no TikTok com eficiência? Converse com a nossa equipe.

 

Ainda tem dúvidas? Entenda como funcionam os anúncios do TikTok Ads.