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Brand Trust é indispensável para empresas que desejam impulsionar números e melhorar a fidelidade dos clientes.

O termo, em inglês, significa confiança de marca e determina a credibilidade de uma empresa para seus consumidores e clientes. 

Muito mais que um conceito, o Brand Trust modificou a mentalidade dos consumidores e, hoje, é um fator de segurança em momentos de crise. Por isso precisa ser aplicada como definidora de toda a comunicação entre marca e público.

 

O que é Brand Trust?

Estamos on e cada vez mais conectados. Consumimos informações e temos acesso a uma infinidade de dados atualizados com alta frequência.

Essa visibilidade exigiu que muitas empresas buscassem alternativas para alcançar o sucesso. Afinal, se o que consumimos está mais visível, temos maior facilidade em entender as ações de uma marca e nosso nível de confiança nelas.

Segundo dados da In Brands We Trust de 2019, em um teste realizado pela Edelman com mais de 16.000 consumidores em 8 países, cerca de 81% deles consideraram a confiança em uma marca como definitiva na hora de investir.

Essa crença de que estamos fazendo um bom negócio é a Brand Trust. No entanto, ela é muito mais complexa e depende diretamente da experiência dos consumidores.

Podemos considerar que a confiança é resultado de 3 fatores: os valores de uma marca, seu posicionamento em relação aos clientes e as ações realizadas interna e externamente.

Esses preceitos representam o compromisso com a integridade de um negócio, mas também mostram o resultado das estratégias realizadas.

Altos níveis de Brand Trust são associados à autenticidade e transparência. Portanto, estar disponível em diferentes canais de atendimento é indispensável para construir um relacionamento forte com o público.

 

Como construir a confiança de marca da sua empresa?

Se uma confiança maior possibilita resultados melhores, garantir um Brand Trust estável permite a fidelização dos clientes. 

Para isso, é importante considerar estratégias que fomentem essa relação.

Coleta de Feedbacks

Manter um sistema organizado e conciso é o foco. Estabelecer uma base de dados completa, com números e informações permite entender como anda a confiança dos seus clientes.

Saber identificar a satisfação deles é essencial, já que possibilita “prever” o que estão pensando. Ou seja, comece com a coleta de feedbacks.

E mais, tenha uma presença digital forte. Diferentes canais de comunicação garantem que sempre esteja disponível, seja na solução de problemas ou para agradecer elogios.

Lembre-se, acessibilidade faz a diferença nessa fase.

Estabeleça metas

Com feedbacks coletados de forma frequente, chegou a hora de estabelecer metas. Elas precisam ser estratégicas e ter relação direta com o que busca.

Qualquer informação pode te ajudar nisso, mas definir metas estratégicas é o que faz a diferença na tomada de decisão. Não deixe de informar a equipe de que elas são o foco. Com isso, tudo o que for realizado terá elas como direção.

Engajamento da equipe

Lembre-se, sua equipe é reflexo dos valores de uma empresa. Portanto, você também precisa manter um relacionamento estável e seguro com eles.

Mantenha uma comunicação direta e vertical com todos da equipe. Os envolva nas ações e mostre a importância dos clientes para o negócio.

Muito mais que números, sua marca precisa buscar a conexão.

Capacidade

Fortalecer seu relacionamento com os clientes é a forma ideal de demonstrar a capacidade do seu negócio. Utilize os canais de comunicação para mostrar como pode ajudá-los.

Auxilie na identificação de possíveis problemas e como você pode ajudar a solucioná-los. Com isso, você estará colocando sua marca em posição de autoridade do assunto: Sei identificar problemas e tenho a solução.

 

A Importância da prova social para o Brand Trust

Os seres humanos são considerados seres sociais. Ou seja, pertencemos a um sistema conectado onde nossas ações influenciam outras pessoas na mesma medida em que somos influenciados.

Segundo a Statista e HootSuite, mais de 43% das pessoas já comprou algo ao ser influenciado por alguém na esfera digital. Com +150 milhões de usuários nas redes sociais, os chamados nano e micro influenciadores têm grande relevância na tomada de decisões.

Essas são pessoas que trabalham com publicidade em redes sociais, mas não contam com milhões de seguidores, mas poucos milhares que têm realidades muito mais próximas das dele. 

Com maior intimidade, fica fácil ter interesse de consumo, afinal se funciona para ele, vai funcionar para você.

Podemos considerar que todos os clientes de uma marca são possíveis influenciadores, seja de seguidores online, de conhecidos ou do seu público-alvo. Portanto, divulgue o que eles acharam do seu produto.

Publicar feedbacks é a principal forma de prova social hoje em dia. Então, abra canais de acesso para que te contem o que acharam e mostre isso para quem te acompanha.

 

Branding e Brand Trust têm relação?

Já conversamos sobre a importância do branding para uma empresa. Essa é a soma de tudo que demonstra a identidade de uma marca, como logo, tom de voz e cores. 

O que poucos imaginam é que esses detalhes também marcam a confiança do público.

O branding garante uma fácil identificação da marca, onde quer que esteja. Essa fácil identificação ajuda a garantir integridade na comunicação, auxiliando no Brand Trust.

Se houver um alto nível de brand trust, sempre que alguém estiver procurando um produto e a sua marca surgir, ele vai escolhê-la. E se uma empresa sempre se apresenta da mesma forma, é fácil considerar que ela é confiável. 

Confiabilidade é conquistada através da constância, afinal, ninguém confia no que está em constante mudança. No entanto, lembre-se que constância não é imutabilidade.

O mundo muda todos os dias e você precisa mostrar que está adaptado sem abrir mão de sua essência e garantindo uma experiência 100% positiva ao cliente. O branding pode te ajudar nisso.

Quer saber como? Converse com a nossa equipe. Nós podemos te ajudar a estabelecer um branding de qualidade para a sua empresa.

 

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