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O manual de marca é um documento que traz todas as informações de padronização e orientação que devem ser usadas no branding de uma empresa.

Além de um documento técnico, ele acaba se aprofundando mais nos objetivos da empresa, valores e como ela é vista pelo mercado.
Nesse artigo vamos falar sobre o manual de marca, como se produz, o que é e qual sua importância para se construir uma identidade visual.

Manual de marca

Manual de marca é um documento técnico, onde servirá como uma bússola indicando a direção certa para a criação da identidade visual, como por exemplo quais formas usar, qual o tamanho dessas formas, qual tom exato da cor da marca, dentre outras especificações, e normas para o uso de uma identidade visual.

Um dos maiores objetivos do manual é construir uma identidade visual, que leve o conceito da empresa, seus valores e no que ela acredita para todo o material de comunicação que ela utilize.

Para construir um documento como esse é preciso fazer muita pesquisa de mercado, entender quais são as tendências da atualidade pois sempre há uma novidade na área, além de entender como se diferenciar positivamente dos concorrentes.

Com um manual de marca bem feito, a empresa terá como resultado uma identidade visual forte com o objetivo de padronizar e facilitar a percepção e identificação de sua marca onde quer que ela esteja. Isso fará com que se crie um registro na memória do consumidor, construindo assim credibilidade e aumentando a fidelidade do seu público.

As principais informações que precisam estar no manual de marca, são:
– códigos de cores;
– modo de aplicação;
– versões variadas (horizontal, vertical);
– unidade de estilo;

O que é identidade visual?

A identidade visual de uma empresa diz muito a respeito dela, como quais são seus valores, no que ela acredita e qual a sua missão. Por isso, sempre tem um conceito por trás da identidade visual de cada marca.
Grandes marcas trazem sua identidade já na memória visual das pessoas. Quer ver um exemplo?
Quando se fala em marca de um refrigerante que leva as cores branco e vermelho em sua marca, logo seria lembrado a coca-cola, ou se você ver uma pessoa usando uma calça com 3 listras na lateral, logo associaria a marca Adidas, não é mesmo? Isso é identidade visual

O manual de marca serve justamente para deixar em evidência e fácil memorização a marca de uma empresa, ou produto.
Mas não é só isso, a identidade visual precisa ser condizente com a personalidade da empresa. Se é uma empresa passa uma imagem mais alegre e descontraído será um tipo de abordagem, se é uma que queira passar uma imagem mais organizada e séria, a abordagem será completamente diferente.
Nesse sentido, as peças gráficas, o design, o logotipo e até mesmo o website de sua empresa, devem ser planejados para expor a imagem que seu negócio queira passar. Está aí mais um motivo para se ter um manual de marca para a criação de uma identidade visual.

Como fazer um manual de marca

Impossível falar de manual de marca sem falar de briefing, que é um conjunto de informações para o desenvolvimento de um trabalho. É nele que estarão reunidas todas as ideias para a realização do projeto, nesse caso o manual de marcas

Entre as informações coletadas, estão:

– prazos;
– qual a finalidade da criação da marca, se é para um evento, empresa ou produto por exemplo;
– se é um projeto novo, ou um redesenho da marca;
– como surgiu o nome da empresa, se existe algum significado ou qual o seu conceito;
-qual a personalidade, ou imagem que a empresa deseja passar para seus clientes;

Outro ponto chave para se criar uma identidade visual, é entender quem é o seu público e quais as características dele. Para poder saber com quem e como falar.

Qual a relevância do logotipo para a criação do manual de marca

Logotipo, é a junção de duas palavras com uma tipografia, formas, símbolos e letras que lembrem a marca.

A relevância do manual de marca para a criação de logotipo, são as diretrizes onde será informado, qual a cor usar no logotipo, quais os símbolos e tipografia que deverá ser utilizada.

O principal objetivo da criação de manual de marcas é ter ele disponível com todas as informações padronizadas da empresa sempre que for preciso criar uma peça de divulgação.

Conclusão

Portanto, o manual de marca é como se fosse uma “bússola”, que dá a direção a ser seguida na área de criação de uma empresa. Antes de elaborar uma campanha, seja ela para mídias online ou offline, é preciso definir, junto com a área de criação, a paleta com o código das cores, fonte a ser usada, entre outras coisas.
Outro detalhe importante, é que criando o manual de marca, já se sabe para qual direção andar quando for realizar a criação, sendo assim, não corre o risco de descobrir que a cor laranja, por exemplo, não poderia ter sido usada no projeto.

A economia de tempo para fazer as alterações quando se tem um manual de marca, também é outra vantagem. Quando todas as informações estão reunidas em um documento, facilita e agiliza o processo de criação.

O manual de marca é a primeira ferramenta a ser criada antes de qualquer campanha.

Existem empresas especializadas e qualificadas para realizar esse trabalho junto às empresas. É o caso da Conelly Master Media, que tem todo o suporte para criação do manual da sua marca.

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