Se há uma empresa que está constantemente se atualizando, essa é o Google. Seja como for, conseguir ranquear seu site no mecanismo de busca torna-se cada vez mais complicado. Mas, não é impossível e as tendências de SEO para 2021 provam isso.
Esse é o momento de você conhecer as melhores estratégias, que podem gerar resultados mais do que satisfatórios. Então, neste post, deixamos esclarecidas quais são as tendências de SEO (otimização para mecanismos de busca) para este ano e, claro, damos algumas dicas de como você pode colocá-las em prática. Vamos lá?
Experiência do usuário (UX) em primeiro lugar nas tendências de SEO para 2021
Essa tendência perpassa anos e continua sendo uma das mais importantes. É preciso, antes de mais nada, buscar a satisfação do cliente. Isso é o básico em qualquer tipo de negócio. Mas, engana-se quem pensa que isso está relacionado apenas à produção de um conteúdo de qualidade.
É aí que entra o que chamamos de User Experience (UX). Você deve pensar em como será a experiência do seu cliente dentro do site e precisa tornar esse momento o mais rico e esclarecedor possível.
Isso quer dizer que os algoritmos do Google levam em consideração fatores como:
- Tempo de carregamento da página;
- Interatividade com o público;
- Estabilidade da página.
Relevância nos conteúdos
Esse é outro aspecto básico de qualquer site que busca qualidade e que sempre estará entre as tendências de SEO. Para ser procurado, você precisa ser relevante. De nada adianta uma pessoa entrar no seu site mas perder o interesse no momento em que começa a ler um post, por exemplo.
Inclusive, esse é um dos aspectos que afetam negativamente a sua autoridade nos algoritmos do Google. Portanto, antes de produzir qualquer conteúdo, pense se ele realmente interessa à sua persona.
Qualidade de acordo com o princípio EAT
Talvez você não tenha ouvido falar ainda sobre EAT, mas a sigla se resume a três fatores básicos: especialização, autoridade e confiabilidade. São eles que os algoritmos do Google vão levar em consideração no momento de afirmar ou não a qualidade do conteúdo do seu site.
Em resumo, você deve basear seu conteúdo em dados e pesquisas. Quanto mais respeitável e renomada for a fonte utilizada, mais positivo será para o site.
Mostre ao usuário que ele pode confiar em você, pois sua empresa é especializada no assunto e baseia-se nas melhores referências no mercado.
Foco em conteúdos mais longos
Pode não parecer, mas na maioria das vezes, conteúdos longos geram um engajamento maior por parte do público. Segundo um relatório divulgado pelo SEMrush, textos com mais de 3 mil palavras recebem um tráfego três vezes maior e são amplamente mais divulgados do que posts com menos palavras.
Mas, é claro que não adianta apenas encher um conteúdo de palavras. Voltamos ao tópico anterior: ele precisa ser relevante.
Sabe aquele conteúdo que você lê e nem percebe que eram tantas palavras? Em resumo, esse é o intuito.
Já ouviu falar em conteúdos evergreen? São aqueles que podem gerar tráfego para o seu site mesmo após muito tempo de publicação. Ou seja, esses conteúdos tratam de temas que sempre serão do interesse do usuário.
No entanto, é necessário manter esses posts atualizado, para que continuem relevantes para a sua persona. Como quanto maior o texto melhor, você não precisa se preocupar se o conteúdo final ficar muito longo.
Mantenha-se atualizado nas tendências de SEO para 2021
Seja como for, é importante você entender sobre as tendências de SEO e trabalhar com elas da melhor forma para seu negócio. Se o seu intuito é aprimorar os resultados do seu site, com toda certeza, esse é um caminho que deve ser seguido.
Mas, é válido ressaltar que, para a performance do seu site ser a melhor possível, é preciso contar com a ajuda de uma equipe especializada. E nisso, nós podemos te auxiliar!
Entre em contato com nosso time de especialistas para saber mais sobre o assunto!
Aproveite e leia também: