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Não basta apenas criar bons conteúdos para promover a sua marca: o segredo do negócio está em saber quais são os melhores canais para divulgação dos mesmos. Essa é uma maneira de garantir que as suas estratégias de marketing terão um resultado satisfatório depois de algum tempo. Quando falamos em conteúdo, não nos referimos apenas a texto, mas todos os formatos que ele pode adquirir. Alguns exemplos são:  

  • Vídeo;
  • Imagem;
  • Áudio, etc. 

Hoje, graças à tecnologia, opção é o que não falta para quem quer propagar o seu negócio – basta apenas fazer isso da melhor maneira.

Neste post, você descobrirá quais são alguns dos melhores canais para divulgação do seu conteúdo (e não estamos falando apenas de mídia online!).
Continue com a gente! 

Por onde começar?

O primeiro passo para descobrir o melhor canal de divulgação é observar o seu conteúdo. Qual é o formato dele? Quem você quer que leia? 

É primordial que exista uma relação entre o conteúdo e o canal, do contrário, a estratégia não passará de um tiro no escuro. A partir disso, defina também o tipo de mídia que pretende utilizar: online ou offline? 

Já adiantamos que ambas podem proporcionar resultados muito satisfatórios. 

Comecemos a falar da mídia online. Vamos lá?

Canais de divulgação de conteúdos. Foto: Mudassar Iqbal - Pixabay.

 Blog

Talvez esse seja o canal de divulgação de conteúdo mais comum nos dias atuais. Um dos grandes benefícios do blog, inclusive, é que ele é um grande gerador de autoridade. Isso porque, além de ser o local mais próximo do site do seu negócio, demonstra que você domina aquele nicho de mercado e sabe do que está falando.

No entanto, é importante que o blog não seja visto apenas como um canal de promoção dos seus serviços ou produtos. Entenda que muitos visitantes do seu blog estão lá por outros motivos. Enquanto alguns querem apenas tirar uma dúvida, outros buscam tomar uma decisão.

Garanta conteúdo para todos esses leitores. Isso, inclusive, está relacionado ao marketing de conteúdo. Mas isso é assunto de outro post.

Acesse: Como gerar resultados através do marketing de conteúdo

Outro ponto muito positivo de investir em um blog para divulgar seus conteúdos é que, a partir dele, você consegue educar a sua persona. Trata-se de uma das formas mais eficazes de mostrar para ela que o seu serviço ou produto é relevante e convencê-la de que necessita daquilo.

Redes sociais

Chegamos então às queridinhas da atualidade: as redes sociais. Mas, vale lembrar que existem alguns pontos que você deve se atentar antes de divulgar seu conteúdo nelas.

Antes de tudo, lembre-se que o público que está nas redes sociais não é, necessariamente, o mesmo do blog, por exemplo. Às vezes, é preciso mudar, seja de linguagem ou abordagem.

Você precisa falar a língua do usuário!

Esse canal é o que mais permite interação com o seu público, logo, aproveite-se disso. A comunicação através das redes sociais é facilitada (afinal, esse é um dos principais objetivos dela), então, use-as para se aproximar dos seus leads e clientes.

Além disso, você pode ousar dos formatos de conteúdo nas redes sociais. Saiba o que funciona mais para cada uma delas (seja Instagram, Facebook, LinkedIn, etc.) e use isso para ganhar relevância diante a concorrência.

Imagem: NDesit - Pixabay

Mídia offline

Lembra que avisamos que falaríamos não apenas de canais de mídia online? Pois então, aqui estamos.

Como você já deve saber (ou pelo menos imaginar), a mídia offline é aquela que envolve divulgações que não estão nos meios digitais. Ou seja: anúncios em revistas, outdoors, meios tradicionais como rádio, televisão, jornais, etc.

Diferentemente dos canais anteriores, com a mídia offline, o seu alcance é muito maior – milhares de pessoas têm contado com o seu conteúdo. Portanto, é um ótimo canal para reforçar a sua marca dentro do mercado em que atua.

Vale lembrar, no entanto, que mesmo que você tenha um grande alcance de público com as mídias offline, ainda é preciso ter estabelecida a sua persona antes de divulgar seu conteúdo. Dessa forma, a escolha do canal certo (revista, jornal, outdoor, etc.) será certeira.

Não é porque não se trata das redes sociais que a comunicação com o público não existe. Lembre-se disso! 

Tenha atenção em todos os processos da experiência do cliente, mesmo após o investimento em mídia offline.

Leia também: Entendendo o Marketing Offline

Não perca tempo e comece já!

Deu para perceber que as suas opções de canais de divulgação são grandes, né? E é claro que você não precisa escolher só uma! O ideal é trabalhar todas elas (sejam online ou offline) e ter certeza que estão conectadas umas às outras.

Não acredite nos boatos de que a mídia offline está acabando, ou que a online é autossuficiente. Os meios tradicionais sempre foram importantes (e continuam sendo) para o posicionamento da marca e, definitivamente, para monetização. Portanto, juntos, esses canais são o time perfeito!

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