O marketing e a comunicação assertiva precisam andar juntos para que a sua marca seja conhecida e interaja com o público certo.
Existem várias formas de uma empresa se comunicar, tanto de forma online ou offline, por isso é necessário conhecer o seu público para que tenha uma comunicação assertiva e que traga resultados.
Dentro do marketing, além da comunicação assertiva, existem a passiva, agressiva e passiva-agressiva.
Nesse artigo vamos falar sobre o tipo assertivo que é a forma mais eficaz de comunicação.
O que é comunicação assertiva
Assertivo é aquele que expressa segurança, firmeza e sabe escolher as palavras certas no momento certo.
Na comunicação, assertividade é quando se realiza os processos de comunicação com inteligência, boa interpretação de contexto e seleção de palavras certas.
A comunicação assertiva não está ligada somente ao ato de dominar a oratória, e sim, quando se obtém sucesso na forma em que se comunica.
Transmitir a mensagem desejada com clareza, compreender o contexto da fala, selecionar um discurso alinhado ao ouvinte e expor suas ideias de forma empática respeitando quem está ouvindo, são exemplos de uma comunicação assertiva.
Dentro do meio empresarial, o exercício da comunicação assertiva tem como principal objetivo eliminar os problemas de comunicação dentro da empresa. Conhecidos como ruídos de comunicação, são aquelas informações que são transmitidas de forma errada e que podem gerar ruídos nas relações e criar um clima organizacional negativo.
Comunicação assertiva e marketing
A comunicação assertiva deve estar presente em todas as ações de marketing da empresa, principalmente nas estratégias de marketing de conteúdo.
Quando falamos em conteúdo, estamos falando em produzir informações com o objetivo de atrair o leitor e despertar o seu interesse nos produtos e serviços da empresa. Por isso, a linguagem deve ser totalmente assertiva.
Junto com tudo isso, existe a necessidade de ser preciso na hora de se comunicar com o cliente e estabelecer uma relação. A forma como a empresa vai se posicionar e manter uma relação com o cliente, terá relação direta com o sucesso de suas campanhas de marketing.
Comunicação assertiva dentro da empresa
Além de manter a imagem da marca, praticar uma comunicação assertiva dentro da empresa, aumenta as chances de atingir o seu público de forma mais precisa.
Existem alguns parâmetros que precisam ser analisados para confirmar se a empresa está ou não usando a comunicação assertiva nos seus negócios. Entre elas, podemos destacar:
1 – Empatia – como já vimos falado, a base da comunicação assertiva para aprender a entender um ao outro. Dentro do universo corporativo é muito importante que os gestores compreendam o que se passa com os colaboradores, assim como é imprescindível que a equipe conheça o papel e postura do seu gestor.
A empatia também é importante quando é feita a comunicação direta com o cliente. No momento que você se coloca no lugar do seu cliente, será bem mais fácil saber o que ele busca.
2 – Embasamento – conhecimento técnico e domínio da linguagem escrita e oral, são fatores essenciais para se ter uma comunicação assertiva. A capacidade de argumentação e diálogo também devem estar presentes na hora do embasamento.
3 – Transmissão de conhecimento – todo o conhecimento deve ser compartilhado, pois é uma arma poderosa para fortalecer uma equipe e incentivar uma troca de experiência.
Dentro do marketing de conteúdo a transmissão de conhecimento é considerada uma estratégia de atração. Por isso, é importante pensar em todas as dúvidas que seu público possa ter.
4 – Capacidade de ouvir – a comunicação é uma via de mão dupla: quem fala também tem que ouvir. Isso é o que irá construir um diálogo saudável e uma comunicação assertiva.
5 – Intermediação – é feita quando algum colaborador tem dificuldade de aprender algum conteúdo ou que não consegue se expressar da forma certa. Aqueles que têm mais habilidade fazem a intermediação para que eles possam se comunicar de forma mais assertiva com os demais colegas.
6 – Transparência – não existe comunicação assertiva quando o que é falado é diferente do que é executado.
7 – Timing – a comunicação deve ser feita no momento certo, pois pode prejudicar o sucesso da estratégia.
8 – Comunicação nao-verbal – os gestos e a postura também fazem a diferença para se ter uma comunicação assertiva. Portanto, preste atenção nesses detalhes.
Como melhorar a comunicação assertiva dentro da empresa
Para melhorar e não errar no que se trata de comunicação assertiva dentro da sua empresa, é preciso seguir esses passos:
– Identificar seu público – é considerado o passo mais importante. Para se ter uma comunicação assertiva, você precisa saber com quem está falando. Saber o sexo, a idade, o poder aquisitivo, entre outras caractrísticas.
– Alinhar a linguagem de comunicação – depois que você já conhece o seu público, você precisa descobrir como se comunicar com ele.
– Descobrir os canais certos – depois de saber quem é seu público e descobrir como falar com ele, é hora de decidir qual o canal será utilizado para se comunicar com ele. Estamos falando em redes sociais, e-mail, ligação telefônica, ou pessoalmente. Uma comunicação assertiva, precisa utilizar canais de comunicação assertivos.
– Ter constância – não adianta investir em mídias digitais apenas por um período depois deixá-las abandonadas. Muitas vezes as empresas não têm paciência em esperar o resultado, pois ele leva um certo tempo para aparecer e precisa de uma constância para acontecer.
– Apostar nos gatilhos mentais – é aquele tipo de texto que fica fazendo perguntas e levando o leitor cada vez mais para o final do texto. Uma comunicação assertiva depende muito destes gatilhos.
Onde investir para ter uma comunicação assertiva?
Para as pequenas e médias empresas, o gasto em comunicação parece um desperdício de dinheiro, mas na verdade é um investimento inteligente.
Atualmente investir em mídias digitais é absolutamente viável, além de ser uma das melhores ferramentas para uma comunicação assertiva.
Entre elas estão:
– Google Ads – você pode anunciar seus serviços para o público certo através da rede de display do Google, ou através da busca de palavras chaves.
– Facebook e Instagram – são duas redes ótimas para criar público personalizado e que possuem grande afinidade com o produto ou serviço que a sua empresa está oferecendo.
– Linkedin – é uma forma de fazer uma divulgação B2 to B2.
– SEO – otimizar seu site e suas redes sociais para que o público qualificado encontre sua empresa com mais facilidade na internet.
Enfim, para que uma comunicação assertiva ocorra, é necessário você conhecer bem seu público e estar conectado à ele. Com esse conhecimento é uma estratégia bem definida, é possível divulgar seu produto e sua marca com muito mais segurança.
Quer ter uma comunicação assertiva, fale com uma empresa que possa te orientar, assim você terá resultados de verdade. A Conelly Master Media, está preparada para ajudar a sua empresa a não errar na hora de se comunicar.
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