VOLTAR PARA O BLOG

Para empresas que desejam melhorar as vendas, contar com estratégias de marketing no WhatsApp eficientes pode garantir mais resultados a curto e longo prazo.

O WhatsApp se tornou um dos canais de comunicação mais populares em todo o mundo. Hoje, são mais de 2 bilhões de usuários mensais ativos, o que impulsiona a migração das empresas para lá. Só no Brasil são mais 99 milhões, com 91% dos smartphones em território nacional com o aplicativo.

Acompanhando a tendência, o próprio app passou a movimentar as ferramentas empresariais e abriu espaço para o WhatsApp Business. A mais recente, os canais para WhatsApp, favoreceram ainda mais a comunicação empresa-cliente.

Com tudo isso, se tornou ainda mais fácil criar estratégias de marketing no WhatsApp adaptadas à realidade do negócio. Muito mais que um meio de comunicação, hoje é possível fortalecer o relacionamento com os clientes e aumentar o brand trust deles na marca.

 

Por que criar estratégias de marketing no WhatsApp?

Segundo dados da mais recente pesquisa do RD Station, o WhatsApp se tornou uma das maiores ferramentas de marketing para empresas. Hoje, é um dos canais com maiores potenciais de venda, o que atrai empresas dos mais diversos setores e tamanhos.

O Varejo é o que mais utiliza o WhatsApp, com 74% das empresas possuindo conta no aplicativo. Em seguida temos o Mercado Imobiliário, com 70%, então Saúde e Estética com 67% e Software e Clouds com 40%.

Embora muito dessa preferência decorra do alto número de usuários,  também está associado à taxa de abertura das mensagens que chegam a 90%, muito superior aos 15% do e-mail. Isso pode garantir uma maior eficiência e alcance às campanhas, gerando melhores resultados de forma prática.

Graças aos recursos multimídia, hoje é possível criar uma infinidade de estratégias de marketing no WhatsApp especialmente quando é aplicado como principal forma de atendimento aos clientes.

Embora empresas de grande porte também sejam beneficiadas pelo uso do WhatsApp, a ferramenta apresentou novas possibilidades  às empresas de pequeno porte. 66% delas confiam no app para se relacionar com os clientes. Entre os microempreendedores individuais (MEI) essa taxa chega a 78% dos casos.

No entanto, para que isso traga resultados expressivos, é fundamental lançar mão de todas as oportunidades que o aplicativo oferece.

O WhatsApp não apenas possibilita que seja mantido um relacionamento em tempo real com os consumidores, mas também permite a criação de campanhas mais eficientes e diretas. Através dele é possível encaminhar descontos, ofertas e promoções com muito mais rapidez, especialmente através das listas de transmissão.

Ainda favorece o compartilhamento de conteúdos de valor e virais, que além de educar, instigam e convertem o público. Por fim, é possível impulsionar vendas e receber pagamentos direto no aplicativo. Assim, há uma melhora nos resultados e se estabelece uma comunicação humanizada para a marca. 

 

Foto: Arquivo.

Como criar estratégias de marketing no WhatsApp

Para criar estratégias de marketing no WhatsApp antes é preciso entender quais são os objetivos ali. Dessa forma, sua comunicação e campanha podem ser desenvolvidas considerando cada um dos detalhes.

Também entenda em que estágio seu cliente está no funil de vendas. Isso garantirá que saiba  como se comunicar de forma direta e empática com ele. Entenda quais são suas dores e como pode solucioná-las. Assim, garante mais eficiência nas ações e consegue deixá-lo satisfeito.

Sua comunicação deve considerar suas necessidades e englobar peculiaridades como tom de voz, oferecendo assistência rápida para que seu cliente sinta-se acolhido. Lembre-se que este é um canal de comunicação, por esse motivo as estratégias de marketing no WhatsApp devem ter isso como foco.

Quando estiver tudo pronto, divulgue seu número em diferentes canais e redes sociais. Dessa forma, terão fácil acesso e podem entrar em contato sempre que houver necessidade.

Envios

Quando tiver a mensagem e os contatos, é hora dos envios. Ao invés de encaminhar mensagens de contato a contato, se dedique para criar uma lista de transmissão ou utilize os Canais de WhatsApp garantindo que todos recebam as mesmas informações ao mesmo tempo.

Para isso, considere um cronograma de envios mantendo uma periodicidade. Se em excesso pode ser retirado da lista de contatos e, se enviar menos, esquecido.

 

Conteúdo

Produza conteúdos variados, desde informativos até curiosidades e promoções. Evite mensagens muito longas que podem entediar seus clientes ou causar incômodos. Priorize envios rápidos, práticos e que entreguem valor a eles.

Evite encaminhar imagens no primeiro contato. Mensagens escritas e humanas reforçam sua proximidade. A partir do segundo envio utilize todos os recursos disponíveis para tornar o processo ainda mais fluido.

 

Automatização

A automatização de mensagens e uso de chatbots pode ser bastante positiva. Prepare mensagens de boas-vindas e de ausência, dessa forma, eles mantêm-se informados das novidades e você entrega a sensação de estar sempre disponível.

A automatização pode auxiliar na criação de templates de envios que vão te auxiliar a responder melhor e mais rapidamente aos leads e clientes. Ela também permite que você estruture um script de vendas de acordo com o objetivo e vá combinando diferentes estratégias.

Não esqueça de utilizar as variadas facilidades que a plataforma oferece. Através do WhatsApp Business você pode utilizar o catálogo para apresentar seus produtos e aproveitar as ferramentas criadas especialmente para marcas e empresas.

 

A criação de estratégias de marketing no WhatsApp é essencial para empresas que procuram estruturar uma comunicação mais efetiva e conectada aos clientes. Nós, da Connelly, trabalhamos para oferecer esse contato direto em todas as nossas ações.

Quer fazer isso também? Converse com a nossa equipe e saiba como.

 

Saiba mais sobre o assunto: A importância do conteúdo estratégico