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A mais nova funcionalidade lançada pelo Meta, os Canais do WhatsApp, promete transformar a publicidade no aplicativo.

Cerca de 13 anos após seu lançamento, o WhatsApp já conta com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, esses números são mais expressivos, pois o aplicativo é o mais utilizado pelos brasileiros, com 169 milhões de pessoas e estando presente em 92% dos celulares.

Com essas taxas, é possível imaginar que se tornou o espaço perfeito para empresas que buscavam uma forma fácil de se comunicar com os consumidores e a ferramenta ideal para prospectar clientes. Daí surgiu o lançamento do WhatsApp Business que facilitou a utilização do app como ferramenta de marketing.

No entanto, confiando no potencial de alcance da ferramenta, Meta acaba de anunciar um novo projeto: Os Canais do WhatsApp. 

 

O que são os Canais do WhatsApp?

Os canais do WhatsApp acabaram de ser lançados e em breve estarão disponíveis para 150 países em todo o mundo. No Brasil, chegou dia 13 de setembro e desde seu anúncio oficial, a ferramenta já desperta interesse por seu potencial de versatilidade.

Além de facilitar a criação e disseminação de campanhas, também permite a divulgação de notícias e avisos de promoções, garantindo um contato ainda mais direto com o público.

Similares aos bate-papos convencionais, devem servir como canais de comunicação de mão única, como espaços de mensagens de marcas e empresas em que várias pessoas recebem as mesmas informações de uma vez só.

Essa comunicação unilateral infelizmente não admite respostas além de reações com emojis, mas garante mais conexão com o público, permitindo que tenham acesso às atualizações sempre que desejarem. Por isso, são importantes para influenciadores e criadores digitais.

Os canais ficarão disponíveis em uma aba específica apenas para este tipo de update. As visualizações acontecem próximo da localização dos status, facilitando o acesso.

O histórico de mensagens enviadas nos canais estão disponíveis por apenas 30 dias, sendo automaticamente apagadas após este período.

Os bate-papos da ferramenta ainda não serão criptografados, mas os administradores garantem que a privacidade é um dos focos. Por isso não é possível visualizar nenhuma informação ou número de celular de outros usuários e somente a foto e o nome dos administradores está visível.

Alguns nomes populares já estão fazendo uso da ferramenta, como o Ministério da Fazenda, a Conmebol Libertadores e o Luciano Huck. Outras utilizaram a ferramenta para divulgar seus próximos lançamentos, como a TV Globo com a novela Elas por Elas e o Netflix com o teaser de sua próxima série, Berlim.

Foto: Arquivo.

Os Canais do WhatsApp no marketing

O lançamento já se tornou uma grande promessa para o marketing digital. A ideia é que os Canais de WhatsApp permitirão o lançamento de campanhas muito mais agilizadas, entregando avisos em pouco tempo e garantindo um alcance ainda mais alto.

A divulgação de produtos também será facilitada, autorizando que as informações desejadas cheguem a um grande volume de pessoas. Assim, é possível comunicar dados, e detalhes, e criar uma estratégia específica para os seus objetivos.

Isso deve viabilizar um aumento nas taxas de fidelização. Por isso, muitos especialistas apontam que será bastante positivo a longo prazo para fortalecer a presença de uma marca online e garantir uma ampliação do marketing de conteúdo  de uma empresa.

 

Algumas informações adicionais

Qualquer usuário poderá utilizar os Canais do WhatsApp de forma gratuita. Entretanto, enquanto usuários privados regulares e influenciadores utilizarão o próprio app para fazer isso, as empresas precisarão do WhatsApp Business para aproveitar a atualização.

No entanto, é importante lembrar que não será possível segmentar os públicos que visualizam a mensagem enviada. Além disso, os canais não permitem que você personalize ou classifique seu envio, de forma que o mesmo comunicado chegará a todos os inscritos.

Infelizmente, a posição dos Canais do WhatsApp também deve afetar as visualizações. A ferramenta não tem notificações e fica disponível somente na tela principal.

Os canais ainda não permitirão o uso de chatbots e mensagens automáticas e, por fim, com exceção das reações com emojis, não existirá nenhum meio, pelo menos até o momento, de mensurar o desempenho da mensagem encaminhada. Dessa forma, não deve ser utilizado para trabalhar o ROI de forma ativa.

Por fim, para utilizar todo o potencial da tecnologia, as empresas deverão correr para lançar seus canais. Com a popularização, deve ser gerado um grande volume de mensagens e os usuários podem parar de visualizar com tanta frequência o que está sendo enviado.

 

Foto: Arquivo.

 

Ficou interessado em testar a ferramenta? Nossa equipe pode te ajudar!

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