Quando falamos nas tendências de marketing e apostas inteligentes para os próximos anos, podemos citar, sem dúvida, o conteúdo interativo, tendo em mente o desejo cada vez maior de clientes de serem participantes nas ações de suas marcas prediletas. Saiba mais:
Atração, retenção de clientes, manutenção do relacionamento, engajamento e conversa com as novas formas de consumir. Essas são apenas algumas das vantagens em adotar esse tipo de conteúdo em sua estratégia.
Quer entender como ela funciona e como empregá-la em seu plano de ações, para oferecer interessantes experiências aos usuários?
Então acompanhe nossas indicações a seguir!
Do que se trata o conteúdo interativo?
Trata-se de um conteúdo dinâmico que estimula a participação de sua audiência.
É possível que espectadores de sua marca realizem contribuições em seus tópicos.
Eles podem compreender diversas ações, entre elas:
- Responder;
- Clicar e tomar decisões de maneira diretamente participativa da jornada de compras.
Com isso, o usuário fica muito mais interessado em seu produto ou serviço oferecido e, além de tudo, sente-se mais valorizado.
Fora destacar-se ante à sua concorrência e aumentar o engajamento de suas páginas, ao incluir o conteúdo interativo, sua empresa poderá contar ainda com novas oportunidades de captar valiosos dados que contribuirão com o aumento de resultados e otimização de suas estratégias de marketing.
Estratégias que compreendem o conteúdo interativo
Antes de conhecer as dicas que apresentaremos e sair criando conteúdos baseados nelas, é primordial que você conheça e tenha bem definida sua persona, quais são suas dores e também necessidades a serem sanadas para que, assim, cada uma das estratégias desenvolvidas possa, de fato, chegar ao público desejado e surtir um efeito positivo.
Conheça os principais formatos para aplicar a estratégia em sua organização:
Transmissão ao vivo
Elas estão cada vez mais populares e não é à toa!
Principalmente pelo período de mudanças que as pessoas enfrentaram nos últimos meses, ferramentas online de interação foram bastante eficientes em diversas formas.
Mais que suprir a necessidade de comunicar-se com outras pessoas, a ferramenta gera proximidade e traz variados conteúdos muito relevantes para a vida profissional, social e emocional das pessoas.
Além de serem muito simples de reproduzir, as lives, por exemplificação, contribuem significativamente para aumentar o alcance de pessoas para sua marca.
Posts de múltipla escolha em redes sociais
Trata-se de uma das formas mais simples de gerar interação e, por isso, é uma das mais adotadas.
Mesmo perfis de pessoa física utilizam exponencialmente a ferramenta para angariar engajamento.
Mesmo sendo uma ferramenta simples, empresas de maior porte podem e devem utilizá-la também!
Empregue-a fazendo postagens de múltipla escolha nas redes sociais.
Para não exagerar no uso ou fazê-lo com intervalos muito grandes, consulte a empresa responsável pelo marketing de sua organização e obtenha a instrução sobre o melhor intervalo de utilização das mesmas.
Conteúdo interativo na prática
Na prática, é possível, no stories do Instagram, fazer perguntas aos seus seguidores sobre assuntos que desejam conhecer mais, produtos que querem ver ou preferem, e assim por diante.
Essa também é uma excelente, simples e rápida maneira de mostrar e saber o que seu público prefere dentro do que você anuncia/distribui.
Vídeos interativos
“Você Radical” (You vs. Wild) com Bear Grylls, da Netflix.
Os vídeos interativos admitem a participação de espectadores da narrativa, podendo esses tomar decisões por meio de ações ou cliques em páginas de destinos.
Baseia-se em uma estratégia antiga, mas que tem um efeito muito interessante, principalmente nos dias de hoje, tanto para o titular do vídeo como para os participantes.
Para quem não tinha o conhecimento, o YouTube, inclusive, já permite a integração de cartões de interação.
Quer um exemplo prático disso?
Na Netflix já existem conteúdos em que o público pode escolher as ações tomadas pelo (s) protagonista (s) do mesmo.
Dois grandes exemplares desse modelo de conteúdo interativo são:
- You vs. Wild (como na imagem demonstrada acima);
- Black Mirror.
De acordo com a empresa, o novo modelo de programa trás um grande diferencial ao público, tendo em mente que o mercado de streamings está cada vez mais concorrido.
Redd Hasting (CEO da Netflix) acredita que a interação entre o público e as séries disponibilizadas na plataforma com esses recursos deve crescer e ser um nicho cada vez mais explorado em lançamentos futuros da companhia.
Conceitos semelhantes, já puderam ser vistos inclusive em canais de tv aberta anteriormente.
Com início em 1992, por exemplificação, o programa intitulado ‘Você Decide’ no ar até 2000, permitia a interação dos espectadores.
E-books, mapas e infográficos interativos
Quando falamos em materiais ricos, também conhecidos por infográficos, e-books e outros que reservam diversos dados, imagens e informações relevantes em um único conteúdo, já trazemos uma opção bastante engajante na estratégia de um negócio. Entretanto, é possível aproveitar ainda mais esses ao seu favor, tornando-os mais envolventes para seus espectadores, que é o que acontece quando esses materiais contam com ações interativas.
Entre essas podemos citar opções como:
- Calculadoras (que ajudam a mostrar ao consumidor como o seu produto pode ajudá-lo a poupar recursos);
- Revelar dados de acordo com a movimentação do cursor do mouse;
- Revelar dados conforme a interação do usuário no conteúdo;
- Utilizar efeitos de zoom em imagens;
- Adicionar quizzes;
- Disponibilizar questionários interessantes, entre outros.
Testes, quizzes e questionários, por sua vez, são bastante populares e ainda possuem um enorme potencial de engajamento.
Quer um exemplo?
Vide, exemplificando, o Buzzfeed que disponibiliza testes que ficaram bastante conhecidos.
Esses, por sua vez, mais que entreter, ainda apresentam o benefício da coleta de dados relevantes sobre os seus clientes que, assim como outras opções já citadas, também poderão ajudá-lo a aprimorar suas estratégias de marketing.
Gostou dessas dicas?
Que estratégias das citadas você já faz uso e pôde observar um crescimento significativo de sua audiência ou resultados alcançados?
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Tem o desejo de começar a produzir conteúdo interativo e não sabe por onde?
Algumas ferramentas já disponibilizadas no mercado podem lhe ajudar com isso e falaremos sobre elas em nosso próximo post!
Ficou com alguma dúvida sobre a adoção do opcional para sua marca?
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