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O conteúdo estratégico auxilia no direcionamento do cliente, na geração de leads e, também, na aproximação com o público-alvo.

Para criar esse tipo de material é preciso usar algumas estratégias que vão desde pensar na sua audiência, até usar uma linguagem adequada para seu público. Por isso, é bem importante definir os objetivos da empresa e o público que deseja atingir.

O que é conteúdo estratégico

É aquele conteúdo criado e direcionado a um público específico, que deve ser o público-alvo da sua empresa.
O conteúdo estratégico surge da necessidade de estabelecer uma ligação e engajamento entre a empresa e os clientes, através dos meios de comunicação.

Esse engajamento e credibilidade só vai acontecer depois que esses conteúdos atingirem o público certo. Depois de chegar a quem realmente interessa, a empresa acabará se tornando especialista no assunto.

Algumas empresas de conteúdo trabalham com fórmulas para alcançar um bom resultado, mas nenhuma fórmula terá resultados se não tiver uma boa e estratégica e uma história por trás.

Portanto, o conteúdo estratégico fará com que a sua empresa se torne autoridade no assunto em que ela atua, trazendo muita informação real com base sólida e background comprovado.

O passo a passo do conteúdo estratégico

A criação de um conteúdo estratégico é dividida, basicamente, em quatro partes: planejamento, criação, distribuição e mensuração. Vamos ver cada uma delas:

Planejamento

É a estratégia do conteúdo e é nesse momento que serão definidos os seguintes itens:
– o objetivo que se quer alcançar com a produção de conteúdo;
– a linguagem a ser usada;
– as pautas que serão trabalhadas;
– o calendário editorial;

O planejamento e a organização do conteúdo podem interferir no posicionamento da empresa no Google. Por isso, planeje produzir esse conteúdo com parâmetros e exigências de SEO.

Criação

Com o planejamento pronto é hora de criar o conteúdo.
Será preciso pegar todas as informações e dados já definidos e usá-las no conteúdo de forma natural e correta.

É importante lembrar:
– tenha em mente o formato do conteúdo;
– use títulos criativos;
– fique atento ao tamanho do texto;
– escolha imagens relacionadas bem atrativas;
– faça uma boa estrutura de conteúdo;
– use linguagem adequada;

Uma ótima estratégia que deve ser usada na hora da criação do conteúdo estratégico é utilizar as técnicas de SEO. Ela é capaz de estabelecer a estrutura ideal das publicações, com o objetivo de tornar a leitura mais agradável e de fácil entendimento.

Distribuição

Com o conteúdo estratégico criado, é hora de divulgar e apresentar ao público o conteúdo.

Essa distribuição está diretamente ligada às redes sociais e tem como objetivo disseminar o conteúdo e fazer com que ele seja atraído para o site da empresa.

Um bom conteúdo também auxilia no posicionamento no Google, fazendo com que sua empresa tenha destaque diante dos concorrentes e aumente suas vendas.

Atualmente esses são os principais canais de distribuição de conteúdos:

– Instagram;
– Facebook;
– Linkedin;
– e-mail marketing;
– Google +;
– Whatsapp;
– Influenciadores digitais;
– Blog no site da empresa;
– troca de links com outros blogs;

O melhor canal irá depender de empresa para empresa, mas isso deve ser definido na hora do planejamento.

 

Mensuração

É o momento de descobrir se o que foi feito trouxe ou não resultados para a empresa. A mensuração é a análise de todos os resultados que foram alcançados por meio do conteúdo estratégico.

Mas como medir? Alguns fatores são esses:

– quantidade de curtidas e compartilhamentos dos posts;
– número de seguidores;
– tempo de visualização e permanência na página;
– comentários;
– posição nos sites de busca;
– taxa de rejeição;
– taxa de vendas;

Como fazer um conteúdo estratégico

A primeira coisa a fazer é entender que quando se fala em conteúdo estratégico, estamos falando em conteúdo que tenha um objetivo específico. Por isso, é muito importante entender o que você quer que o conteúdo faça pela sua empresa. Pode se tornar autoridade no assunto ou buscar um público novo, por exemplo.

Mas não é só isso. Existem vários outros detalhes bem importantes que você precisa aplicar para criar um conteúdo estratégico. Entre eles estão:

1 – Pense na persona

Já vimos que, para que um conteúdo seja estratégico, ele deve ser direcionado a um público específico. Esse grupo de pessoas podemos chamar de público-alvo. Mas como definir o público-alvo? Ter uma persona, ou um público-alvo, definido irá ajudar na hora de criar o conteúdo, pois irá saber como atraí-la e agradá-la com os textos.

Essa persona será usada para guiar os conteúdos estratégicos e as abordagens feitas por ele.

Para definir a persona da sua marca, use os seguintes fatores:
– interesses pessoais;
– classe social;
– faixa etária;
– desejos;
– comportamento;
– perfil profissional;

2 – Escolha a linguagem

Depois de saber com quem vai falar, a forma de falar já fica pré-estabelecida. Os termos, abordagem, gírias devem ser usados conforme o público-alvo. Falar na linguagem do seu público é garantir que o conteúdo estratégico irá alcançar o resultado esperado.

3 – Conheça a concorrência

Quem produz o conteúdo tem obrigação de saber quais os temas que estão sendo pesquisados dentro do seu segmento. Esses assuntos devem virar pautas e serem usados como temas nos textos estratégicos. A ideia é falar deles antes mesmo da concorrência.

4 – Varie no formato dos conteúdos

Existem várias formas de conteúdos que podem ajudar a sua marca. Quando você cria conteúdos de diversas formas, é possível alcançar um público maior. Você pode criar conteúdo estratégico em forma de vídeo, podcast, reels ou textos para as redes sociais.

5 – Compartilhe nas redes sociais

É bem importante usar as redes sociais para compartilhar seu conteúdo. Nela, você poderá alcançar um público que realmente tem interesse pelo seu segmento. Se esse público se interessar pelo conteúdo, ele poderá ajudar até mesmo na divulgação, compartilhando em seus perfis pessoais, multiplicando o alcance.

6 – Contrate uma empresa especializada

A melhor solução é contratar uma empresa especializada na produção de conteúdo estratégico, pois ela tem a capacidade de escolher a melhor forma de abordar os assuntos de maneira estratégica.

A Conelly Master Media é uma agência de publicidade especializada em marketing de resultados e performance. Ela conta com profissionais altamente qualificados e treinados para criar conteúdo estratégico de acordo com a necessidade da sua empresa.

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