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Humanizar a sua marca é uma estratégia de marketing que leva em consideração a ética e a empatia. É uma das principais formas de se conectar com o público, ampliando a fidelização com ele e se tornado cada vez mais próximo.

Ações de humanização da marca farão com que a sua empresa se destaque e gere confiança ao consumidor de forma natural. Tudo isso porque a ideia base é gerar conexão por meio do entendimento das suas necessidades e motivações.

Nesse artigo vamos conhecer os benefícios de uma marca humanizada e as principais formas de fazer essa humanização.

O que é humanização da marca?

As marcas humanizadas são aquelas que têm uma relação mais próxima com o seu público e não somente comercial. Elas estão sempre buscando conexões verdadeiras, não só com seus clientes, como também seus colaboradores, fornecedores e todas as pessoas envolvidas com ela.
Como vivemos em uma era digital, onde as relações pessoais “face to face” deram lugar para mensagens e áudios, é cada vez mais importante sustentar as relações humanas.

É importante saber que a humanização de uma marca não acontece de um dia para o outro, ela é construída diariamente em pequenas atitudes que são planejadas com muito cuidado.

A ideia é que todos cresçam juntos, marca e público, um se beneficiando do outro.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Sitel mostra que 70% dos consumidores pesquisados sobre suas preferências na hora do atendimento, preferem ser atendidos por uma pessoa e não por atendimentos digitais ou chatbot.

Isso comprova que os consumidores preferem os métodos de comunicação tradicionais, pois acham que os atendimentos robotizados não irão conseguir resolver o seu problema.

Buscar resolver as necessidades dos clientes e realizar um atendimento mais próximo, é humanizar a marca.

Como surgiu a humanização da marca

A ideia surgiu a partir da necessidade que os consumidores têm de ter boas experiências no processo completo de compras.

Preocupados em atender de forma única os clientes, algumas empresas começaram a se adaptar com um atendimento não só humanizado como humanista.

Mas o que quer dizer isso?

Isso quer dizer que não adianta só se comunicar de forma humanizada, é preciso adequar a estrutura do negócio às necessidades do cliente em todas as etapas do funil de vendas.

Ser humanizado fará com que a marca se destaque entre a concorrência, pois as relações mais próximas tendem a facilitar conversões em vendas, fazer novos negócios e estreitar laços.

Benefícios de uma marca humanizada

O principal benefício de humanizar sua marca é criar a conexão com o seu público para aumentar as vendas. Entre outras vantagens, podemos destacar:

– criação de uma estratégia bem mais eficaz;
– fortalecer o branding;
– criar empatia com o público;
– ter um público fiel;
– obter um vínculo entre marca e cliente;

Como humanizar uma marca?

Para criar essa aproximação com o cliente e criar um relacionamento humanizado é preciso seguir alguns passos. Confira:

1 – Ter um planejamento

É preciso ter um plano de comunicação com todos os objetivos da empresa e estratégias. Com essas informações será possível mensurar como, onde e quando realizar as ações para alcançar os objetivos.

2 – Conheça a identidade da marca

É preciso saber como a empresa se comunica com o público, qual a imagem que ela passa. É uma empresa divertida? Amiga? Envolvida com ações sociais? Ou nada disso? É preciso ter uma constância nesse posicionamento e avaliar se é assim que você quer que o seu público te veja. Quando chegar a um consenso de posicionamento, ele deve ser mantido em todas as formas que a empresa usa para se comunicar.

3 – Linguagem acessível

É preciso falar com o público da forma que ele entenda. Por isso, a linguagem usada deve ser adequada e compatível ao público que a marca está buscando.

4 – O cliente deve conhecer a equipe

É bem importante que o cliente saiba quem está por trás da marca. Que ela é feita de pessoas. Portanto, apresente seus colaboradores e como eles contribuem dentro da empresa. Atitudes como essa irão fazer com que o público se aproxime cada vez mais e se conecte com a marca.

5 – Invista em propaganda

Sabe aquele ditado “quem não é visto, não é lembrado”? Esteja sempre na mídia, seja sempre visto.

6 – Conte sua história

Nada como uma boa história para unir as pessoas. Assim também é com as marcas. Portanto, conte sua história para que o público entenda de onde surgiu, como cresceu e o que busca. Mostrar o dia a dia da empresa também faz com que o público esteja próximo.

7 – Não seja invasivo

Procure usar estratégias com conteúdo relevante, de interesse do seu público-alvo. Use as ferramentas de inbound marketing e produção de conteúdo.

8 – Crie um estilo

É muito importante a marca ter um estilo próprio, que mostre seus valores, cultura e o impacto que deseja na sociedade. Isso fará com que o seu produto seja único e diferenciado.

Essas estratégias vão muito além de um logotipo ou uma identidade visual bem feita, ela está totalmente relacionada com uma comunicação coerente a cultura organizacional da empresa e o posicionamento que ela defende.

9 – Use as redes sociais

Já sabemos que uma das principais ferramentas de comunicação e engajamento com o público são as redes sociais. Por isso, a forma em que a marca se comporta nas redes sociais irá mostrar o quanto ela é humanizada.

Uma boa dica é investir em post interativos com caixinhas de perguntas e enquetes.

Atenção para não deixar os clientes sem respostas. Muitos deles utilizam as redes sociais para fazer perguntas, reclamações e até mesmo dar sugestões.

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