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Apesar de poder se explicar sozinha, a expressão “marketing de comunidade” não é tão óbvia como você acha. Esse conceito de marketing é novo e tem sido utilizado cada vez mais pelas empresas. Mas, você sabe como ele funciona e o que ele representa?

Mas, ao pensar em “comunidade” você lembra do que? Muitos pensam diretamente nas comunidades do Orkut – aquela rede social que fez sucesso no Brasil durante as últimas décadas. 

Outro pensamento que pode aparecer é a comunidade relacionada ao seu entorno físico, como bairro ou região em que você mora.

Então, é preciso entender que o conceito de comunidade não será somente físico.

Primeiramente, devemos entender que o conceito de comunidade é vasto e amplo, sendo usado em diversas frentes de estudo, como a antropologia, a sociologia, a política e, obviamente, na comunicação e marketing. 

Então, como comunidade, você não deve pensar somente em uma relação física ou de comunidades que existiam no Orkut.

O conceito de comunidade que usaremos para definir como o Marketing de Comunidade acontece é o de proximidade ou de relação de confiança.

Nesse caso, não importa se é uma proximidade física ou apenas uma proximidade de pensamentos. 

E agora que você já tem uma base sobre o que é comunidade e como vamos tratar ela, continue nesse artigo para entender o que é o marketing de comunidade e como ele pode ajudar sua marca ou produto.

Afinal, o que é o marketing de comunidade?

Como já falamos, o conceito de comunidade é muito amplo e usado por diversas áreas de estudo e, para cada uma delas, ele pode alterar.

Além disso, como também já citamos, vamos usar o conceito de comunidade como “proximidade de pensamento”.

Desse modo, primeiro devemos entender onde a sua comunidade está sendo inserida ou como eles se uniram.

Para isso, temos diversos exemplos. Uma comunidade pode ser de fãs de um influencer e seus amigos, pessoas que torcem para uma mesma equipe, pessoas que gostam de uma atividade específica – seja essa física ou virtual – e pessoas que utilizam uma marca ou produto – tênis de luxo, roupas, carro ou qualquer outro tipo de produto.

Assim, focando diretamente na comunidade que você deseja atingir, indiferente do nicho ou razão dela se unir, você consegue trabalhar melhor para entender o que deve ser feito em seu marketing.

Então, primeiramente entenda que o marketing de comunidade tem mais a ver com a experiência que o seu cliente vai ter – ou receber – do que com a ideia de permanecerem todos em um mesmo espaço físico.

Para um exemplo claro, vamos usar duas comunidades muito conhecidas hoje em dia no mundo virtual: fãs da Apple e colecionadores de tênis – os sneakerheads.

Os primeiros, são fãs da empresa de tecnologia a ponto de tratar seus lançamentos como feriados, tentando sempre estar sempre com os últimos aparelhos lançados e defendendo a marca na internet.

Os segundos são pessoas que são aficionadas pelos tênis que são lançados de grandes marcas – como Nike, Adidas, Jordan (que pertence à Nike) e outras. Essas pessoas chegam a passar dias acampando para conseguir comprar os lançamentos, além de gastar quantidades absurdas de dinheiro para cada tênis.

Assim, ao criar um conteúdo para esse tipo de comunidade – seja da Apple ou dos tênis – você deve saber como eles se comunicam e quais os objetivos em comum – seja conhecer novas tecnologias ou modelos novos.

Ou seja, você deve conhecer a comunidade que você pretende atingir, para conseguir conversar com eles, usando sua linguagem, sua forma de comunicar e suas motivações para se unirem.

Como aproveitar o marketing de comunidade para sua marca?

Agora vem a parte que deve ser o motivo de você estar pesquisando sobre marketing de comunidade: como criar esse relacionamento para sua empresa.

Bem, não podemos dizer que será fácil, mas você tem alguns pontos para pensar antes de tentar criar a comunidade de sua marca.

Nessa questão, primeiro, deve ser lembrado que o conceito de marketing de comunidade aposta na relação da expectativa e produto entregue.

Após isso, é necessário que você estabeleça um posicionamento de empresa – no caso, qual será a sua forma de se comunicar.

Sendo uma empresa mais séria ou engraçada, você deve conseguir abraçar o seu público para ele se sentir parte do que é feito ou produzido.

Assim, para a valorização do marketing de comunidade, é preciso que você entenda que existe uma relação de “ganha-ganha”, ou seja, você deve nutrir uma ideia que para o seu crescimento de empresa, você deve ver seu público vencer também.

Então, para realizar o marketing de comunidade, você deve identificar o seu público, compreender suas necessidades e dificuldades, entender as prioridades e como se comunicam entre eles e com outras pessoas.

Quando você conseguir realizar todas essas etapas, você pode partir para os 3C’s do marketing: 

  • Captação: aqui é onde você identifica os possíveis membros de sua comunidade, lembrando que eles são diferentes de seus clientes. O perfil dessas pessoas deve ser o que apresenta e dissemina sua marca, não somente consome o que é produzido.
  • Capacitação: após descobrir quem será sua comunidade, você deve capacitar alguns membros mais atuantes, os “heavy user”. Esses vão conseguir explicar e mostrar como a experiência é boa com seu produto ou marca.
  • Conversão: se você escolheu as pessoas corretas para capacitar, a conversão vem de forma automática. Isso se dá pelo fato que as pessoas que apresentam a experiência de forma correta sempre conseguem influenciar novos compradores.

Após todo esse processo, é necessário que você tenha uma equipe de comunicação pronta para conseguir manter a sua comunidade ativa, como a equipe da Conelly.

Isso pelo fato que é necessário estar sempre gerando o engajamento, por parte do conteúdo específico criado para os seus membros.

Se você deseja conhecer mais sobre o marketing de comunidade e como ele funciona, venha já para a Conelly. Aqui estamos preparados para conseguir ajudar você a criar os fiéis seguidores de sua marca, gerando sempre o melhor conteúdo para que eles apresentem aos novos clientes.

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