Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Manual de tom de voz da marca, ou o guia de identidade verbal, é uma das forças que a marca pode ter para padronizar suas artes e comunicação escrita.

Desse modo, o manual de tom voz é o documento que irá definir uma identidade de comunicação para toda a sua empresa, produto ou serviço e é uma parte importante para o trabalho de experiência de usuário.

Isso serve para que a comunicação nos meios digitais seja feita de uma forma padronizada e entregue sempre da mesma maneira as informações para as pessoas.

Neste manual de tom de voz é quando se define o tipo de comunicação que a empresa fará, se usará ou não emojis, memes e também define a criação da persona da marca.

Então, para se ter ideia, é com um manual de tom de voz de marca que ela explica para seus colaboradores como devem se portar ao falar em nome da marca.

Existem algumas regras para a elaboração deste documento, tendo algumas indicações de como se comunicar em diversos meios.

Se você quer aprender a criar um manual de tom de voz e entender melhor para que ele serve, continue nesse artigo e tire todas suas dúvidas.

Mas afinal, o que é na prática um manual de tom de voz?

O manual de tom de voz de uma marca é uma forma simples e didática de explicar para os seus colaboradores como a marca se comunica.

Isso vale para os diversos canais de comunicação da marca que podem ser redes sociais, telefones, SAC, e-mails ou e-books.

Esse documento existe para que a padronização seja feita e, de forma simples, a linguagem seja repetida por todos sem problemas de transformar o modo de comunicação.

Outro motivo para se criar um manual desse é para que, de forma simples, mesmo que altere as pessoas responsáveis pela comunicação da marca, o padrão de escrita e fala sejam mantidos sempre. 

Apesar de parecer ser algo simples, a elaboração de um manual é bem importante, sendo responsável pela comunicação empresarial dos próximos momentos – sejam anos ou durante uma fase de transição.

Assim, a elaboração e implementação do manual de tom de voz da marca deve ser feita por uma série de pessoas. Nesse grupo, é necessário que esteja – pelo menos – um representante da marca, já que ele deve indicar o que é desejado e tirar todas as dúvidas de quem irá elaborar o documento.

Então, o manual de tom de voz de marca nada mais é que uma forma de padronizar toda a comunicação e, com esse documento, poder cobrar seus colaboradores caso algo não esteja de acordo com o manual.

Como funciona o manual?

Como supracitado, o manual tem como objetivo padronizar toda a comunicação escrita e falada da empresa. Assim, o manual de tom de voz da marca encaminha para todos diversas regras de escrita e fala como será o uso de artes, gírias, hashtags e emojis pela marca.

Dessa forma, com o objetivo simples de padronização de marca, a comunicação feita pelas pessoas será a mesma para um jovem homem de 18 anos ou para uma mulher idosa de 65 anos.

Assim, a marca não gerará erros na hora de se comunicar e, assim, caminhará sempre na mesma direção para não ter problemas.

Ou seja, após a implementação deste manual, você pode ter a certeza que a comunicação terá apenas um modo de ser feito, padronizando cores, falas e até mesmo emojis.

E isso faz deste manual algo muito importante, já que dele vem a definição de persona, o modo de comunicação e a facilidade para criar todos os padrões da empresa.

Então, nesse ponto você deve começar a responder algumas perguntas para definir qual será o tom de voz da sua marca. São perguntas simples que vão definir quais as prioridades na forma de se comunicar, que tipo de marca pretendem ser e como será a produção deste manual.

Por exemplo, uma das questões a serem respondidas é a simples sobre uso de emojis, gírias ou termos muito específicos para sua área de atuação.

Como descobrir o tom de voz?

Como supracitado, você deverá responder algumas perguntas antes de definir seu tom de voz de marca e, assim, conseguir transformar o seu projeto em algo palpável.

São questões simples que devem ser respondidas para saber como será o tom de fala da marca. Geralmente, as perguntas mais comuns de serem respondidas são:

  • Nossa marca será alegre, otimista, técnica, extrovertida e o que mais?
  • Como vamos nos apresentar?
  • Falaremos sempre em primeira pessoa ou na terceira pessoa? 
  • Falaremos no singular ou no plural?
  • Seremos mais espontâneos, aproveitando momentos ou seremos direto e formal?
  • Quais os termos que são mais comuns de serem usados?
  • Que termos são proibidos?
  • Existem palavras com grafias específicas?

Com a resposta a essas perguntas, o manual começa a ser projetado e, por isso, é uma das etapas mais importantes na criação do projeto.

Outro problema a ser resolvido é a definição de seu público. Não adianta desenvolver um projeto de manual de tom de voz de marca sem saber com quem você vai se comunicar.

Sim, comentamos anteriormente que você vai se comunicar com diferentes pessoas da mesma forma. Mas isso não significa que você não terá que identificar com quem você está falando.

Afinal, não é por conversar com um amplo público que você deve deixar de lado o seu estudo. Isso porque esse processo pode resultar em mais de uma persona e, mesmo com essa segmentação, você poderá manter o padrão de comunicação, de modo de fala e de qualidade de fala.

Outro ponto a se atentar é a formulação de sua identidade visual. Embora não pareça, ambos têm que caminhar lado a lado e se complementar.

Se você quer desenvolver um bom manual de tom de voz de marca, com todas as informações necessárias para manter o padrão de comunicação, venha já para a Conelly e deixe que nossa equipe deixe o seu manual de tom de voz de marca preparado para ser usado por toda a sua empresa.

Veja mais:

Como a inteligência artificial pode mudar o marketing?