Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

Bem, se você acompanha nosso conteúdo há um tempo, já deve ter lido esse artigo onde comentamos sobre storytelling. Mas, como esse termo voltou a ser muito utilizado, mostraremos como o storytelling pode ser a salvação do seu negócio.

O storytelling é uma prática do marketing que tem crescido nos últimos anos. Como uma forma de se comunicar criando histórias, enredos e situações que envolvam seu público.

Sim, essa técnica já é conhecida e colocada em prática há alguns anos. Mas, você sabia que isso ainda está em alta e pode salvar suas vendas?

Isso se dá pelo fato que uma das apostas do marketing para o ano de 2023 ainda são os vídeos com influenciadores digitais, indicando sempre os produtos – ou marcas – de uma forma “humana”.

Sim, em 2022 – e 2021 – essas apostas já existiam e eram ditas como a tendência para aquele ano. Mas, pelo sucesso que os vídeos têm feito em aplicativos como o Instagram e o TikTok, 2023 parece ser mais um ano com sucesso nesta forma de conteúdo.

Dessa forma, a construção de histórias contadas de diferentes formas, ou o storytelling, é uma das maiores apostas para o ano de 2023. 

Mas, antes de tudo, entenda que não é só escrever algo e sair direcionando o seu público em seu texto, ou vídeo, de forma que crie um conteúdo com história.

Isso pode até ser um erro, já que você pode acabar atingindo seu público de uma forma diferente da esperada.

Então, saiba como criar o seu conteúdo para assim converter o seu público em vendas. Afinal, não adianta apenas aparecer, você deve conseguir trazer seu número para vendas.

Para isso, saiba como conduzir seu texto de uma forma que o seu público continue interagindo e reagindo a ele enquanto acompanha.

Mas, o que é storytelling?

Bem, o conceito é simples, porém deve ser bem pensado na hora de produzir ele. O storytelling nada mais é que contar histórias, como a palavra inglesa sugere.

Dessa forma, para produzir um bom storytelling você tem que saber contar histórias, envolver seu público, seja ele o leitor ou espectador na sua produção.

Apesar de parecer fácil, a criação de um bom storytelling é bem complexa. Afinal, não somos todos nós que temos o dom, ou o controle da arte, de contar uma boa história.

Então, saiba que seu enredo deve sempre ser informativo, com indicações do que você está falando em todo momento e, de preferência, explicativo para as pessoas que vão receber a história.

Como formar um bom storytelling.

Bem, primeiro tenha em mente o que você quer apresentar e como você deseja fazer isso.

Com isso em mente, comece seu direcionamento ao produto. Para entender esse ponto, pense em uma questão de livros e filmes, você não chegará ao final se você perder o interesse no começo, não é mesmo?

Então, não basta colocar um rosto bonito ou conhecido na tela das pessoas falando sobre sua marca, você precisa de um conteúdo consistente.

Assim, crie seu enredo com base do que você quer apresentar antes de começar sua história. 

Outro ponto a se atentar é a forma de se comunicar. Se você está escrevendo um texto de storytelling você fala de maneira diferente ao estar fazendo um vídeo com storytelling.

E isso não vai só para esses formatos. Lembre sempre antes de começar a produzir quem você quer atingir. 

Deste modo, esteja sempre preparado para o seu texto casar com o local que você pretende falar e com quem você quer falar também.

Outro fato a estar atento é se o storytelling criado realmente ajuda o seu produto ou sua marca. Isso porque, existem situações que talvez o storytelling não seja o melhor formato de apresentar.

Melhores formas de gerar um storytelling

Como já falamos antes, existem momentos em que o storytelling, talvez, não seja a melhor maneira de produzir seu conteúdo.

Então, para seu conteúdo ser produzido na forma de storytelling, é necessário que ele se encaixe nisso. Afinal, diversas são as formas de comunicação que podem gerar conteúdos.

Os principais conteúdos que rendem bons storytelling são vídeos de experiências sobre roupas, livros, comidas ou eventos – como shows, festivais e apresentações culturais.

A relação do influenciador que fará o vídeo de storytelling com o público também é muito importante.

Digamos que você é um produtor de um grande festival de rock, não adianta produzir um vídeo com quem tem como público um conteúdo focado para quem escuta somente outro estilo musical.

Outro fato a ser considerado é a forma de falar em seus storytellings. Isso faz com que suas ações de storytellings tenham uma comunicação clara e com frases rápidas, prendendo a atenção do público.

Melhores lugares para o storytelling.

Bem, aqui não existe um padrão a ser seguido, mas sim algumas redes sociais onde ele casa mais que outras.

Hoje em dia, o Facebook até foi deixado de lado por algumas empresas, mas é um bom lugar para o storytelling. Isso se dá pelo fato da rede social ter um espaço para textos e vídeos longos em um só lugar.

O TikTok e os reels do Instagram são um dos lugares mais utilizados para os storytelling, já que a entrega do conteúdo dessas redes é feita de forma orgânica e para o público específico.

Desta forma os storytelling criados para essas redes conseguem entregar organicamente para mais pessoas, gerando cada vez mais alcance e criando mais espaço para sua marca aparecer.

Mas, para isso, você precisa gerar conteúdo frequentemente, já que o algoritmo do TikTok é criado para priorizar quem entrega mais.

Caso você tenha dúvidas em como inserir o storytelling em sua comunicação, venha já para a Conelly e deixe que a nossa equipe ajude você nisso. Com um conhecimento técnico gigantesco, temos as melhores opções para a sua comunicação.