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O design thinking é uma das principais estratégias para revolucionar a produção de conteúdo, tornando-a mais envolvente e relevante.

Nos últimos anos, enfrentamos uma verdadeira transformação tecnológica que nos aproximou ainda mais do mundo digital. Com isso, a internet deixou de ser acessório para se tornar algo rotineiro.

Essa aproximação permitiu que nos adaptássemos ao uso. Foi aí que passamos a buscar, gradualmente, mais comodidade.

Em um sistema cada vez mais competitivo, apenas ser digital já não basta e as empresas agora fomentam estratégias mais específicas. Se aproximar de possíveis consumidores é uma delas.

Hoje, queremos nos sentir em casa e ser atendido com muito mais atenção. Segundo um relatório divulgado pela Retail Dive, cerca de 70% dos consumidores hoje desejam ser acolhidos com uma comunicação mais humana.

Os conteúdos humanizados se tornaram uma forma de trazer destaque às produções. A metodologia, inicialmente utilizada para criar produtos e serviços centrados no ser humano, pode ser aplicada com sucesso na produção de conteúdos humanizados, tornando-os mais atraentes e eficazes, especialmente quando pensados para amplificar as boas ações propostas.

Foto: Arquivo.

O que é Design Thinking?

Design Thinking é uma abordagem de produção de conteúdo que valoriza a empatia, a colaboração e a resolução criativa de problemas. Dessa forma, consiste na construção de sistemas a partir de possíveis caminhos percorridos por um consumidor, identificando ações que melhoram sua experiência e propiciam uma tomada de decisões agilizada.

Com isso, não é uma metodologia específica de trabalho, mas uma visão ampla do sistema. Utilizando técnicas, ferramentas e ações ela beneficia a qualidade do que é entregue a um possível cliente.

Outro ponto bem relevante na sua utilização é a facilidade que proporciona ao observar problemas a partir da visão do cliente. Isso especifica a forma de trabalho. Consequentemente, os problemas e imprevistos são minimizados, o que proporciona um sistema eficiente e ágil que agrada o cliente e garante confiabilidade à marca.

Originalmente, o design thinking tinha como objetivo propiciar o desenvolvimento de produtos e serviços que atendessem às necessidades dos usuários de forma mais eficaz. Entretanto, gradualmente, ele se mostrou indispensável à produção de conteúdo digital.

Diferente do que muitos imaginam, o conteúdo não perdeu espaço para o vídeo, mas se transformou. Agora, impactar é muito mais relevante que produzir.

Para isso é essencial escrever algo que se relacione com as dores do público.

Esse conteúdo mais humanizado foi potencializado com o crescimento do design thinking. Ele permitiu que, além de estar conectado com os leitores, pudesse transportá-los pela melhor experiência para que tomasse decisões mais favoráveis à marca.

A aplicação do Design Thinking na produção de conteúdo permite que crie materiais mais humanizados. Ao compreender o perfil de comportamento dos consumidores da sua marca, pode abordar tópicos e problemas que realmente importam para eles. Isso torna seu conteúdo mais relevante e valioso.

Além disso, a produção de conteúdo é potencializada quando a equipe de trabalho é envolvida, pois, com visões diversas é possível criar um escopo muito mais abrangente, onde o design thinking é melhor estruturado.

Para isso, ele se baseia em cinco etapas:

Empatia

Para desenvolver um conteúdo humanizado, é essencial compreender o público-alvo. No entanto, é necessário não apenas conhecer suas características demográficas, mas entender suas dores, desejos, desafios e objetivos.

Realize pesquisas, entrevistas e análises de dados para reunir as informações necessárias. Quanto mais souber, mais eficaz será o conteúdo.

Definição

Depois, é fundamental estabelecer os objetivos com a estratégia. Busque compreender qual o impacto no público e como sua marca pode solucionar as dores. Por meio desses dados é possível desenvolver um sistema mais consciente de produção.

Ideação

É aqui que as primeiras ideias tomam forma. Uma maneira de colocar isso em prática é fazer os clássicos brainstorms. No entanto, tenha em mente as necessidades de possíveis clientes e não de forma desordenada.

Seja criativo.

Prototipagem

Depois de escolher as melhores ideias, é hora de criar protótipos do seu conteúdo. Rascunhos de artigos, esboços de vídeos ou wireframes de infográficos. As diversas prototipagens permitem que avalie e aprimore suas ideias antes de investir tempo e recursos significativos na produção final.

Teste

Por fim, é o momento de reunir informações que mostrem como o seu conteúdo performou. Colete feedbacks, consulte ferramentas de análise métrica e confira os resultados das vendas. Estude esses dados e reestruture sua estratégia.

Gradualmente ela se tornará mais robusta e eficiente. Entretanto, é importante manter esse reajuste com periodicidade para que sua produção mantenha-se atualizado e conectado aos novos anseios dos consumidores.

 

Não esqueça, o Design Thinking é uma abordagem indispensável para quem deseja produzir conteúdos humanizados. Ao colocar o público-alvo no centro, é possível criar materiais mais relevantes, envolventes e eficazes.

Precisa de ajuda para colocar isso em prática? Converse com a nossa equipe.

 

IA e conteúdo humanizado: Como criar estratégias eficientes