Escolha uma Página
VOLTAR PARA O BLOG

O marketing on e off pode ser uma combinação importante para você aparecer melhor para o seu público. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles?

Obviamente as diferenças começam pelo formato de apresentação ao público. Afinal, o marketing offline era a única forma de divulgar seu negócio, marca ou produto até uns anos atrás.

Ou seja, banner, rádio, folhetos e outdoors – ou os meios tradicionais – eram os únicos modos de se apresentar. Porém, com a popularização da internet, o marketing on começou a aparecer mais para o seu público.

Apesar de terem o mesmo objetivo final, o marketing on e o marketing off se distanciam em modo de produção e modus operandi.

Então, saiba que o marketing on e off podem conversar e trabalhar juntos, criando um modo de marketing crossmedia.

Assim, sabendo que existem diferenças entre os dois tipos de marketing e as pessoas que serão atingidas por cada, surge uma dúvida muito grande entre as marcas: qual é mais viável para mim?

Então, se você está nessa dúvida e quer respondê-la ou saber se é possível integrar as estratégias, esse artigo é para você.

Aqui iremos apresentar as vantagens do marketing on e do marketing off, apresentar as diferenças entre ambos e como usar cada um.

O que é o marketing?

Para começar a apresentar os conceitos, iremos apresentar o conceito geral do marketing antes mesmo de falar sobre ambos.

Apesar de não parecer, o marketing é uma forma de estratégia de comunicação muito antiga. Afinal, sendo implementado junto com os primeiros produtos que precisavam ser anunciados para ser conhecidos, o marketing é um conceito antigo.

Ou seja: o marketing é a forma de comunicação que explora, cria e entrega uma forma de satisfazer as necessidades do mercado, por meio de produtos ou serviços, que podem interessar o consumidor.

Então, a sua finalidade está baseada na criação de um valor chamando a atenção do cliente, gerando um relacionamento lucrativo para as partes.

Desse modo, podemos dizer que o marketing é a parte da comunicação necessária pela venda, gerando um uma ligação entre produtor, produto e cliente.

Assim, é possível afirmar que o marketing evoluiu junto com a humanidade, já que a evolução aconteceu juntamente com as vendas.

E como funciona cada tipo de marketing?

Bem, como você pode imaginar, o marketing on e o marketing off tem diferentes formas de ação, de serem medidos e de serem abordados.

Assim, apesar de ambos ficarem no processo de criar um valor entre produtos e clientes, o marketing on e marketing off podem caminhar juntos, mas ao mesmo tempo serem diferentes demais.

Ou seja, dependendo da campanha, pode-se usar ambas as abordagens e, assim, atingir de formas complementares o público-alvo em diversas camadas, adequando sempre o consumo do conteúdo.

Desse modo, é necessário que você conheça como cada um dos marketings pode caminhar para suas necessidades, sem que seja necessário alinhar eles sempre unidos para gerar o conteúdo final.

Embora pareça confuso, o conceito final acaba sendo que qualquer um dos marketings funciona sozinho e, não necessariamente, precisa do apoio do outro. Mas, ao mesmo tempo, ambos podem caminhar juntos para a criação da relação entre consumo e consumidor.

Então, entenda como cada um deles é realizado agora.

Marketing Off

O conceito de marketing offline é o que começou e vem perdurando até hoje a estratégia de comunicação focada em vendas ou criação de valores.

Afinal, há poucas décadas, o marketing offline era a única maneira de abordar o público. Hoje em dia, podemos chamar esse tipo de marketing de “marketing tradicional”.

Sua definição é tão abrangente que podemos resumir simplesmente por: todo marketing que é feito por meios não conectados à internet.

Como se imagina, no marketing offline, existem as vantagens e desvantagens. Para se ter ideia, o marketing offline é feito de uma forma bem abrangente, podendo atingir mais pessoas, mas com uma segmentação pequena.

Assim, o marketing offline apresenta problemas quando é necessário fazer a segmentação de um público, isso porque você não consegue saber quem realmente irá ter contato com a ação.

Também é difícil mensurar o retorno sobre o seu investimento – o famoso ROI, que vem do inglês return on investment. Assim, é difícil ter um valor concreto para obter as informações finais.

Ou seja, apesar do alto impacto e da capacidade para alcançar o público, gerando assim uma experiência próxima ao seu público, o marketing offline não é só feito de vantagens.

Agora, é necessário perceber que existem as desvantagens citadas, como não mensurar o ROI e não poder segmentar seu público.

Marketing on

Bem, o marketing online pode ser visto como uma evolução do marketing offline, ou marketing tradicional. Existem nomenclaturas que você vê por diversos canais, como inbound e outbound marketing.

Assim, o marketing online é, em sua básica definição, todo e qualquer tipo de campanha de marketing que é feito ligado à internet. 

Por isso, é mais prático dizer que o marketing online é uma divisão meramente simbólica dessa área para ilustrar os novos formatos de comunicação que surgiram com a internet.

Então, para se ter ideia das vantagens presentes no marketing online, podemos começar salientando que ele consegue ser mensurado por ROI de uma forma simples, já que diversos programas entregam o resultado pronto.

Ele também é segmentado de forma bem completa, podendo apresentar um público-alvo muito específico e, desse modo, gerar um foco no consumo direto de uma parcela da sociedade.

Bem, mas como nem tudo são flores, o marketing online tem uma desvantagem bem grande: ele é feito por meio de concorrência e, praticamente, você participa de um leilão.

Além disso, você pode não ter o seu público total conectado. Isso porque existem pessoas que não passam tempo no ambiente virtual, criando um nicho separado do público.

Como usar o marketing on e off juntos?

Essa estratégia é notada porque muitos consumidores não abandonaram alguns hábitos tradicionais e, ao mesmo tempo, mesmo com a internet tendo acesso a informações rápidas, preferem ver TV.

Assim, se você conseguir casar sua estratégia online com uma boa estratégia offline – como uso de panfletos, comerciais ou encartes – é comum que você atinja cada vez mais pessoas.

Desse modo, percebemos que a estratégia elaborada de forma correta consegue trazer mais resultados para o seu marketing, seja ele usando o on ou o off.

Se você deseja conhecer mais sobre e como essa estratégia casada é necessária para o seu negócio, venha para a Conelly. Aqui teremos uma equipe de profissionais altamente qualificados para transformar todo o seu marketing.

Além disso, podendo explicar com dados e demonstrações, indicaremos onde será melhor realizar o seu investimento.

Veja mais:

O que é e como funciona o tráfego orgânico?