Em um rápido resumo, o tráfego orgânico é o nome dado a todas as visitas em seu site conquistadas de maneira espontânea, sem uso de anúncios ou banners.
Geralmente, esse tipo de tráfego vem por meio de mecanismos de buscas, como o Google e o Bing.
Assim, partindo da ideia principal do marketing digital, o tráfego orgânico é uma das estratégias de atrair pessoas para seu site, loja ou produto.
Então, o uso do tráfego orgânico é um dos principais objetivos de muitas empresas, que investem na criação de uma estratégia digital de aquisição de clientes.
Por esse motivo, é comum que muitas pessoas procurem a maneira de gerar visitas para um site sem gastar dinheiro com anúncios, ou comprando lista de email marketing, criando o que chamamos de tráfego orgânico.
Ou seja, ao gerar conteúdos – de diferentes modos – captando público sem ter que investir financeiramente, você estará realizando o tráfego orgânico.
Então, se você quer entender melhor sobre isso, porque tem gente que se preocupa com isso e como seu negócio pode se beneficiar do tráfego orgânico? Então esse artigo é para você!
O que é o tráfego orgânico?
Bem, como supracitado, o tráfego orgânico pode ser resumido a todas as visitas que seu canal digital – sendo site, blog ou loja – recebem sem que você tenha investido dinheiro para conquistar esse acesso.
Desse modo, digamos que a pessoa chega em seu site por pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing. Essas pesquisas são consideradas um modo do tráfego orgânico trabalhar.
Assim, existem técnicas para melhorar seu alcance por meio do tráfego orgânico, como a criação de conteúdo específicos, a publicação de informações sempre que possível e a melhora do seu rankeamento nesses sites de pesquisas.
Ou seja, não podemos dizer que, para aproveitar o tráfego orgânico, você não investirá nenhum centavo. Isso porque existe um investimento prévio, mas bem inferior ao investimento feito em tráfego pago.
Além disso, esse investimento é feito apenas uma vez – geralmente no lançamento do blog ou site – e o resultado pode ser colhido durante muito tempo, mas também não é instantâneo.
Para você ter um exemplo prático, usaremos esse artigo. Ele custa dinheiro para ser produzido, mas o resultado dele pode ser encontrado instantâneo ou daqui um tempo.
Por isso, o investimento em textos “ever green”, ou sempre verde, é necessário. Esses textos podem ser lidos em qualquer tempo e tiraram as dúvidas de todos que chegarem a ele.
Obviamente textos datados também podem ser utilizados, mas os “sempre verde” conseguem dar mais resultado.
Por que investir em tráfego orgânico?
Bem, o tráfego orgânico é uma das estratégias que menos custa para gerar visitas em seu site ou blog.
Assim, existem diversas vantagens de investir no tráfego orgânico e, agora, indicaremos cinco deles.
Custo-benefício
Bem, como supracitado, o investimento nesse tipo de tráfego é inferior ao tráfego pago. Assim, ele contribui com a redução de custos da sua estratégia de marketing, se comparar com esse tipo de anúncio.
Por isso, a margem de lucro de vendas – ou de contratação de serviços – fica sendo maior.
Escalabilidade
Anúncios não são escaláveis e, desse modo, no momento em que você deixa de pagar, seu tráfego irá diminuir drasticamente.
Já o tráfego orgânico, pode atrair um número grande de visitantes em diversos momentos do ano. Ou seja, quanto mais seu texto for não datado, mais ele irá gerar visita, diminuindo ainda mais o seu custo.
Relevância
O Google mostra quando um resultado é anúncio pago, inclusive ele sinaliza e o seu público consegue diferenciar de forma simples. Assim, os usuários sabem que a página em questão está tentando vender algo para ele.
O resultado orgânico, por sua vez, é tido como genuíno e é parte de um planejamento. Já que, para conquistar seu espaço superior nos mecanismos de buscas, ele deve ser feito de uma forma que eleve o seu ranking.
Duração
A duração dos resultados de uma estratégia orgânica é sem prazo de validade. Ou seja, você gera o conteúdo e ele sempre terá o resultado – não o mesmo, já que pode ter alterações entre os ranqueamentos.
Um único texto de blog – como esse – pode gerar milhões em vendas de produtos ou conhecimento do serviço, sendo impossível se for comparado com o custo de manter uma campanha de tráfego pago rodando tanto tempo.
Construção de relacionamento
O tráfego pago tem seu valor, mas é mais indicado para quem pretende só fazer uma venda imediata e sem tempo de raciocinar sobre.
Agora, se você quer construir um relacionamento com o seu cliente, ou fazer as pessoas acompanharem a sua loja, o tráfego orgânico é a melhor escolha.
E como gerar o tráfego orgânico?
Como supracitado, o tráfego orgânico é alimentado por criações de conteúdos específicos. Assim, gerando o conteúdo correto, você verá o tráfego de seu blog ou site aumentar significativamente.
Ou seja, apostando em um conteúdo que seja focado na persona que irá interagir com seu blog, você poderá gerar conteúdo de modos diferentes.
Marketing de conteúdo
Bem, como supracitado, a criação de conteúdo focada na persona é importante e, por isso, o marketing de conteúdo é um grande aliado.
Isso serve para você atrair visitas qualificada sem precisar recorrer a fontes pagas, gerando conteúdo para você continuar aparecendo para pessoas.
SEO
O SEO é a otimização do mecanismo de busca. Apostando nele e produzindo seus textos de forma correta, o tráfego orgânico irá ser gerado pela melhora no seu ranqueamento nos mecanismos de buscas.
Assim, essa estratégia é a longo prazo e requer disciplina, já que os mecanismos de buscas procuram informações de maneiras certas para indicar ao público.
E-mail marketing
Essa é uma estratégia já antiga, mas que ainda rende muito resultados. O e-mail marketing constrói um relacionamento com as pessoas que acessam seu conteúdo, gerando um leads em um cliente.
Assim, essa estratégia é uma forma de cultivar o interesse do seu público cativo, além de informar conteúdos atualizados e relevantes de seu negócio.
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