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Todo ano de Copa do Mundo vêm a mesma dúvida de sempre: o que posso fazer o marketing e me aproveitar dos eventos da Copa? 

Todos sabemos o tamanho da audiência do evento que chega a bater mais de 3 bilhões de espectadores na última edição em nível global. Já no Brasil, a Rede Globo, que possuía a exclusividade do torneio, chegou a alcançar 23 milhões de espectadores por hora.

Com esses números expressivos, é comum que as empresas queiram utilizar do evento, ou da seleção canarinho, para gerar conteúdo, promoções ou ações comerciais. Então, fica ligado que neste artigo vamos explicar para você o que pode ou não pode fazer e, assim, te salvar de entrar em uma grande confusão.

Assim, você já deve imaginar que somente os patrocinadores oficiais da FIFA e da CBF têm a liberdade de usar as marcas e símbolos oficiais dos jogos. Então, como você pode fazer isso sem ter problemas? 

Primeiro, tome cuidado para não utilizar ou associar a sua marca com o evento. Sim, sabemos que fica difícil falar sobre a Copa sem tentar se associar à ela. Mas esse estilo de marketing, conhecido como “marketing de emboscada”, é problemático para você.

Então, vamos ao que você pode fazer ou não para a Copa do Mundo.

Na Copa, e antes, você não pode:

Vamos começar pelo que não pode porque, assim, fica mais fácil falar o que pode depois. A FIFA, como toda marca, criou seu manual de marca do que pode ou não ser utilizado. Termos comuns estão na lista de coisas que não podem ser utilizadas.

Para se ter ideia, você não pode fazer publicidade utilizando as seguintes maneiras de chamar a Copa:

  • Copa do Mundo;
  • Copa do Mundo 2022;
  • Copa do Mundo FIFA;
  • Copa do Mundo FIFA 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
  • Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
  • Catar 2022 ou Qatar 2022
  • Copa Mundial;
  • Mundial;
  • Mundial 2022
  • Copa 2022
  • Mundial Catar 2022
  • FIFA.

Outras situações que não podem ser feitas também são os usos de marca dos produtos da FIFA. Por exemplo, os emblemas, mascotes, slogan e fontes.

Então, evite usar em suas propagandas e redes sociais os elementos:

  • hashtags oficiais da Copa;
  • emblema oficial;
  • imagem e nome do mascote oficial;
  • logos oficiais da cidades da Copa;
  • o slogan oficial da Copa – “Now is all” ou “Agora é Tudo”;
  • imagens do troféu;
  • imagens da bola oficial;
  • marcas corporativas;
  • fonte oficial “QATAR 2022”;

Isso falando somente das marcas da Fifa. Lembrando que existem pontos especiais da CBF também. Desde o apelido da seleção – como falar “torcer pela Seleção Canarinho” – até o uso da camiseta e da marca CBF.

Então, falando no sentido de CBF, você não pode usar:

  • mostrar a camiseta da seleção ou modelo semelhante;
  • o nome, marca ou escudo da CBF;
  • usar o mascote da seleção nem seu nome “Canarinho Pistola”;
  • apelidos da seleção, como por exemplo “Seleção Canarinho”;
  • imagens dos jogadores, comissão técnica ou staff;
  • o termo “Seleção Brasileira”.

Mas, e se eu usar ou fizer algo disso?

Mesmo sem citar diretamente ou usar as marcas da FIFA e CBF, você pode ser enquadrado no “marketing de emboscada”. Esse tipo de marketing é conhecido por trazer uma falsa associação comercial de um evento esportivo ou cultural a uma ação publicitária. 

Ou seja, se você não for um dos patrocinadores oficiais do evento, você não pode induzir o seu cliente a achar que você pode estar ligado de forma oficial ao evento. Além disso, a utilização de brindes – como ingressos, figurinhas ou qualquer item relacionado ao evento – também está vetada se você não for patrocinador oficial.

Essa regra começou a ser aplicada para a Copa de 2014, que foi realizada no Brasil e, se de algum modo você for encaixado nos itens previsto na Lei n° 12.663/12, que é a lei responsável pelo marketing de emboscada, se prepare para as punições previstas na lei, sendo passível de receber multas e detenções, que podem variar de 3 meses a 1 ano.

Ainda assim, mesmo sem cair para o marketing de emboscada, existem outras situações que podem ser previstas em ações de marketings, como por exemplo:

E o que eu posso fazer?

Bem, parece que com tantas restrições você fica sem ter como fazer algo para o evento mais importante do ano, não é mesmo? Mas não é bem assim. Se você tiver criatividade – ou alguém de sua equipe tiver – você consegue realizar ações e propagandas sem problemas.

Uma das ideais mais comuns nesse momento é a utilização de campanhas alusivas, no caso, alterar as cores de suas artes de divulgação para verde e amarelo. 

Então, para realizar uma ação em seu estabelecimento você pode:

  • Usar as cores da bandeira brasileira;
  • Usar a bandeira do Brasil;
  • Criar produtos especiais para o evento;
  • Criar promoções alusivas ao evento do dia;

Assim, com um pouco de criatividade e muita precaução, você consegue criar uma promoção ou evento incrível para aproveitar a maior festa do ano de 2022.

E, não se esqueça, essas regras valem para todos os torneios organizados pela FIFA, então você já pode se preparar para o Mundial Feminino e a Copa de 2026. Para eventos olímpicos ou torneios nacionais, as regras são diferentes, mas organizadas pela entidade que produz o evento.

Mas, para não ter problemas algum na hora de organizar a comunicação de usar empresa em época de Copa do Mundo, venha já para a Conelly. Aqui a gente organiza tudo para você e te deixa na cara do gol.

 

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