Todos os anos, empresas como Apple, Starbucks e Disney lucram milhões com o marketing de comunidade através de estratégias simples de engajamento.
Essas empresas têm como foco criar grupos de consumidores apaixonados pela marca ajudando a fomentar a popularização da marca de forma orgânica. Muito mais que produtos, elas vendem estilos de vida.
As ações são tão eficientes que geram satisfação e algo ainda mais valioso: interações verdadeiras e engajadas. Essa conexão é tão forte que os próprios consumidores ajudam a divulgar a marca como retribuição à empresa.
Para isso, é utilizado um método estratégico: o Marketing de Comunidade.
Marketing de Comunidade
Marketing de Comunidade, ou community marketing, é um termo relativamente recente que define algo que há anos empresas colocam em prática para manter seus produtos em destaque. Essa estratégia de aproximação consiste em fomentar uma comunidade orgânica em que a interação acontece naturalmente.
Ela utiliza o conceito de comunidade como um grupo de pessoas que compartilham um interesse. O crescimento do digital garantiu que essas comunidades marcassem presença online e se tornassem ainda mais unidas.
O marketing de comunidade busca o monitoramento das necessidades dessas comunidades e, especialmente, do público-alvo. Conectada aos consumidores, uma empresa pode preparar a comunicação de seus produtos para que solucionem isso, ou até mesmo desenvolvendo novas opções.
Dessa forma, as marcas conseguem encontrar os consumidores ideais, aqueles que mais provavelmente comprariam os produtos, sem precisar investir mais por isso.
Outro ponto relevante é a facilidade que o marketing de comunidade entrega para quem deseja manter a captação de feedbacks leve e constante. A comunidade sempre trará informações de como seu produto está performando.
Para colocar isso em prática, é comum a utilização de fóruns, eventos e até a criação de apps. Dessa forma, é possível manter-se próximo dos consumidores por meio de ações de fomento.
Um dos grandes exemplos é a Disney. De acordo com dados do estado de Minas, a empresa tem até 90% de satisfação em seus parques e mais de 70% de retorno. Tudo porque desenvolvem e estabelecem um estado de encantamento constante do público.
Como a Disney utiliza o marketing de comunidade?
Já notou como a Disney carrega uma verdadeira legião de fãs? A cada novo lançamento nos cinemas, anúncio de novidade e aquisição de empresas, os fãs, apaixonados por ela, vibram de emoção.
A resposta é simples, ela usa marketing de comunidade!
A estratégia é eficiente e garante que o próprio fandom defenda a empresa e seus produtos. A ideia é utilizá-la para encantar, por isso cada elemento incluso deve ter um toque de magia.
Com a internet isso ficou ainda mais fácil porque todos os fãs estão sempre conectados a ela. Isso permite que especifique cada comunidade e alcance mais pessoas sem perder a essência.
Para entender melhor é preciso conhecer as estratégias:
Redes Sociais
Ao invés de manter apenas uma rede social, a Disney mantém contas para produtos diferentes. Com isso, o público pode trocar informações e conversar sobre um mesmo tema.
Além de páginas para cada lançamento, quem ama o parque tem a @WaltDisneyWorld com mais de 9 milhões de seguidores e que hoje tem subdivisões por país. A equipe do Disney+ também ganhou uma, a @Disneyplus que divulga os lançamentos da plataforma de streaming, e muitas outras.
Constância na comunicação
Para garantir que esses canais estejam sempre alimentados, ela usa User Generated Content (UGC) que garante o fortalecimento do relacionamento com o público.
Assim, eles continuam interagindo e sentem que são valorizados pela empresa.
Eventos periódicos
Ela também desenvolve eventos periódicos de grande escala. Assim, a comunidade aguarda ansiosa por esses momentos, participa ativamente e cria memórias emocionais a respeito.
- D23 Expo;
- Epcot International Flower & Garden;
- RunDisney;
- Jr. NBA Global Championship;
- Mickey ‘s Very Merry Christmas Party.
Aplicativos
O marketing de comunidade da Disney também acontece através dos aplicativos. As opções vão desde jogos, como O Reino Mágico da Disney, app para organização de viagem aos parques como o My Disney Experience, até de atualizações do futebol mundial, como o ESPN. Seja qual for seu interesse, a Disney entrega.
Mostrar autoridade
Mostrar que é autoridade em determinado tema também é importante para gerar o sentimento de pertencimento. A Disney faz isso através do ensino.
O Disney Institute auxilia profissionais em todo o mundo a crescer, enquanto o Imagineering in a Box disponibiliza aulas de artes online para quem quer aprender como o universo dos filmes é feito
Inovações
Porém, este é apenas o início. Com comunidades tão diversas e extensas, a empresa precisa se desdobrar para atender diferentes públicos com inovações constantes.
Recentemente, a Disney disse que vai entrar no metaverso e nomeou um especialista para promover isso.
Mas é através do lançamento de jogos como Mirrorverse, que retrabalha as já amadas narrativas do cinema, e do programa de fomento de startups, Accelarator, que a Disney desenvolve o futuro de sua empresa e do próprio marketing de comunidades.
É através de um marketing de comunidade bem estruturado que auxiliamos nossos clientes a alcançar o sucesso e estar ainda mais conectados com as necessidades do seu público-alvo.
Quer saber como? Entre em contato.
Saiba mais sobre: Marketing de Comunidade: o que é e como fazer?