Embora pareça algo de outro mundo e imutável, o posicionamento de marca é um elemento central do sucesso, sustentabilidade e permanência de um negócio em qualquer área de atuação.
Ele é uma estratégia das empresas, que deve ter consistência com os valores propagados, ser alinhado com os principais elementos da marca – tipografia, cores, imagens, tom de voz.
De uma forma simples, o posicionamento de marca é uma estratégia da empresa para buscar um lugar privilegiado na mente do público.
Esse público pode ser o público que já é cliente ou novos clientes que estão para chegar.
Assim, ao criar o posicionamento de marca, você estará gerando uma estratégia de proximidade e de conversa direta e humanizada com seu cliente.
Desse modo, não será errado dizer que o ponto principal dessa estratégia é a criação de uma memória. Essa memória irá servir para para que os clientes saibam o que sua marca representa e como se apresenta.
Ou seja, por esse motivo é importante que toda a estratégia de posicionamento de marca seja focada em respeitar os elementos da marca.
Afinal, não seria a melhor escolha fazer seu cliente lembrar do concorrente por um erro de tons ou de elementos.
Então, se você deseja entender melhor como funciona o posicionamento de marca e para que ele serve, esse artigo é ideal para você.
O que é o posicionamento de marca?
Como supracitado, o posicionamento de marca é uma estratégia de branding, que tem como objetivo ocupar um lugar na mente do público-alvo.
De forma prática, é construir um conceito que sempre que alguém perguntar sobre uma marca, produto, empresa ou serviço no seu setor a pessoa lembra automaticamente de você.
Assim, o uso dessa estratégia não está no produto, mas sim em como o consumidor irá receber o conceito que você apresentará.
Logo, você deve entender que o posicionamento vai muito além de apresentar produtos e serviços.
Para isso acontecer de maneira correta, existem alguns pontos importantes que você deve estar ciente no momento que for criar a campanha.
Esses pontos podem ser definidos como: público-alvo, o que você pode entregar ou resolver, o que você proporciona, qual os atributos de sua marca, qual seu diferencial e como você quer ser reconhecido.
Assim, após ter tudo isso certo, você poderá desenvolver uma estratégia que comunique tudo isso, da forma mais impactante e certeira possível.
Porque, para que o posicionamento aconteça, você deve estar intensificado no imaginário do cliente.
Ou seja, para que você seja lembrado rápido e de forma clara, é necessário que você crie características únicas e tenha utilidade comparado aos seus concorrentes.
Quais os resultados?
Bem, os resultados, como supracitados, são a identificação de seu público e a criação de uma memória de identidade de marca.
Mas, não é somente isso que deve ser levado em conta para criar um posicionamento de marca.
Como supracitado, ele não é imutável e não condiz somente com situações onde se é cobrado um “posicionamento” da marca, como causas ou situações específicas.
Ou seja, o seu posicionamento de marca deve ser realizado para ser lembrado durante anos, não somente em alguns momentos.
Assim, esse movimento é construído dia após dia, sendo necessário dedicação, continuidade, coerência e persistência.
Então, o processo é focar na comunicação que envolve, que leva tudo o que se pode da marca para algo concreto, trazendo uma personalidade. Esse processo, no final, irá trazer resultados como vendas e engajamento.
Ou seja, apostar em uma estratégia dessa pode até demorar para trazer um resultado concreto, mas ele irá aparecer se você conseguir manter a dedicação.
Quem pode realizar o posicionamento?
Embora você não acredite, qualquer empresa em qualquer segmento de serviço pode realizar o posicionamento de marca.
E, isso acontece pelo fato que essa estratégia não tem um prazo final, mas sim é indicado como um processo eterno, gerando uma relação com o público.
Para a realização correta de um trabalho competente, é necessário acompanhar as movimentações e evoluções do mercado. Assim, você irá gerar um entendimento maior e estando atento a tudo que é necessário.
Assim, você estará garantindo a perpetuação do seu negócio. Seja sua marca uma marca regional ou mundial.
Então, lembre sempre que para isso acontecer o esforço deve ser grande para que, de uma forma simples, você não seja somente mais um no mercado.
Ou seja, com a realização correta do projeto, você terá forças para criar uma identificação com seu público e, mesmo que empresas grandes apareçam, conseguirá manter seu espaço.
E, saiba que não necessariamente é necessário um investimento financeiro alto, mas sim investir tempo e estudo para o resultado ser satisfatório.
Afinal, tudo isso depende de quem é seu público e como ele irá lembrar de você antes mesmo de lembrar dos outros.
Por esse motivo, você deve sempre relembrar os pontos supracitados: público-alvo, o que você pode entregar ou resolver, o que você proporciona, qual os atributos de sua marca, qual seu diferencial e como você quer ser reconhecido.
Como construir o posicionamento de marca?
Seja qual for a sua organização, de tamanho grande, pequeno ou médio, o caminho para o posicionamento de marca é o mesmo: muito estudo e investigação.
Desse modo, se você está pensando em realizar o processo de posicionamento de marca, a Conelly é uma opção para realizar essa técnica.
O estudo, investigação e processo será realizado por nossa equipe profissional e, com o alinhamento da marca necessária, o processo será realizado para criar a uma estratégia de longo prazo, criando o espaço privilegiado no seu cliente.
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