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Branding é um termo que ainda gera dúvidas e algumas confusões no seu conceito até mesmo para algumas pessoas que trabalham com marketing.

Nesse artigo vamos entender por que as empresas devem investir em branding, mas antes disso, precisamos entender o que é e como ele funciona.
O conceito vai muito além do design de um logotipo ou um nome comercial. Ele incorpora o slogan da empresa, cores da marca, design, embalagens, entre outras várias, mas também não pode ser só isso.

O Branding é a soma de todas as tentativas de criar uma imagem exclusiva e particular de cada negócio. Embora não seja tangível, tem um grande impacto, pois irá auxiliar no aumento da visibilidade e criar fidelidade e credibilidade dos clientes.

Não são somente as grandes empresas que precisam investir em Branding, isso é uma obrigação para qualquer negócio, incluindo pequenas e médias, startups ou grandes empresas.


Mesmo que seu negócio esteja vendendo bem, o investimento em Branding deve ser prioridade, porque o resultado virá a longo prazo e bem consolidado, não deixando que as vendas caiam.

Para entender a ferramenta, é preciso conhecer os conceitos de produto e marca.


Produto

É qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para satisfazer um desejo ou necessidade, podendo ser um serviço, uma experiência, pessoas, lugares, bens físicos, informações e ideias. Então, um produto pode ser uma estadia em um hotel, um voo, um curso, comida, roupas, móveis, qualquer coisa.



Marca

De acordo com a American Marketing Association, uma marca é um nome, termo, design, símbolo ou qualquer outra característica que identifica um bem ou serviço de um vendedor de outros vendedores.

É a ideia ou imagem que as pessoas têm quando pensam em algum produto ou serviço específico de uma empresa, tanto na forma prática, quanto na emocional. Podemos perceber que marca não está ligada apenas às características físicas, mas também a sentimentos e essa combinação é acionada quando exposta ao nome, logotipo ou identidade visual da empresa.

 

Por que as empresas devem investir em branding?

Para que você tenha uma marca consolidada, é preciso seguir alguns passos, como:
1º – Ter uma visão global do seu negócio para oferecer ao cliente uma ótima experiência antes mesmo da compra;
2º – Saber ao certo o que você quer representar e até onde deseja ir com sua empresa, assim é possível tomar decisões mais coerentes;
3º – Proporcionar um bom ambiente de trabalho paras sua equipe, assim seu cliente também será beneficiado com isso;
4º – Entender o que o consumidor precisa e construir uma relação que resolva a sua dor;
5º – Ter diferenciais que não são fáceis de copiar, assim a sua empresa estará sempre à frente da concorrência.


Razões pelas quais as empresas devem investir em branding

O branding é indispensável na construção de qualquer marca e na fidelização de seus clientes. Vamos entender o porquê as empresas não podem mais deixar de fazer esse investimento.

* A marca tem efeito psicológico no cliente – os clientes adoram marcas. Se prestarmos atenção nas hashtags do Instagram, vamos perceber que delas existem vários tipos. Isso acontece porque elas atingem as pessoas emocionalmente e acabam se identificando fortemente.
De acordo com a psicologia, as pessoas acabam acreditando que as marcas podem torná-las uma versão melhor de si mesmo.

Um
estudo realizado pela University Park da Pensilvânia descobriu que um efeito placebo específico foi observado em consumidores de marcas bem conhecidas. As pessoas que acreditavam estar usando um produto de uma determinada marca, relataram um melhor desempenho do que aquelas que não tinham informações sobre a marca do produto. Essa pesquisa confirma que a percepção é um dos motivadores mais importantes quando se trata em tomar decisão de compra, pois os usuários estão convencidos que a marca cumpre a promessa e proporciona uma experiência inesquecível.

* Escolha seus clientes
– o branding permite que você controle o tipo de cliente que deseja atrair com sua marca. Através de pesquisas, as empresas conseguem coletar informações para que seja possível identificar o perfil dos compradores. Dessa forma, será possível gerar mensagens comerciais direcionadas mais precisas e alcançar os clientes que realmente estejam interessados no produto.

Ao invés de atrair um público mais amplo e genérico, o branding permite que a marca aponte para uma base de clientes mais precisa e com grande possibilidade de compra dos produtos e serviços que sua empresa está oferecendo. 

Essa abordagem também irá proporcionar uma fidelidade, fazendo com que seu cliente vire defensor da sua marca e a venda para as pessoas que convivem. A satisfação e a fidelidade de um cliente irão produzir esse efeito cascata, que irão espalhar a notícia e ampliar seu ROI. Pesquisas de marketing mostram que um cliente satisfeito conta a nove outras pessoas sobre sua experiência positiva.

*  Tenha um funil de venda simplificado – para manter um cliente nos dias de hoje, as empresas precisam ir além do básico, pois o mercado está saturado e muito mais competitivo.

Gerar toneladas de leads não qualificados não irá gerar venda. O fato é que existem várias empresas que vendem o mesmo produto e os cliente precisam encontrar uma razão para escolher a sua empresa, ao invés do seu concorrente. Esse é um grande motivo para se investir em branding e gerar leads qualificados para que suas taxas de conversão sejam cada vez mais alta.

* Conquiste novos clientes – como já falamos anteriormente, seu maior vendedor e disseminador da sua marca é o cliente satisfeito. É ele que vai falar para o amigo sobre a experiência de compra. A popularidade da sua marca irá depender do marketing boca a boca e o branding irá ajudar sua empresa nisso.

O marketing trabalha com três referências: experiência, conhecimento e reputação. Mas atenção! Somente referências baseadas em experiência são geradas por uma interação direta com o cliente, o conhecimento e a reputação vão depender da fora de sua marca.


Portanto, se você deseja encantar clientes novos, ao invés de gastar esforços para conquistá-los, o melhor é deixar impressões memoráveis nos clientes que já existem. Dessa forma, você não estará apenas satisfazendo seus clientes, mas também abrindo caminhos para os novos.

*Aumente a produtividade dos colaboradores – ter um salário bom é motivador para um funcionário, mas não é o único fator que as pessoas irão levar em consideração quando for escolher uma empresa para trabalhar ou para permanecer trabalhando.

Assim como as empresas usam o branding para atrair clientes, ele também é usado para se destacar entre os concorrentes e mostrar porque os funcionários escolhem trabalhar com essa marca.


O branding interno aumenta a produtividade, pois é capaz de criar uma conexão emocional, fazendo com que os objetivos da empresa se tornem importantes para as pessoas que trabalham nela. Além de aumentar a produtividade, a estratégia fará com que os funcionários sejam embaixadores da marca.

* Aumente o valor do seu negócio – Investir em branding aumentará o valor do seu negócio e irá permitir que você comande o preço de seus produtos e serviços.

Já está provado que as pessoas preferem comprar produtos de marca, mesmo que mais caros, do que produtos genéricos. Se você conseguir diferenciar sua empresa das outras, poderá, tranquilamente, cobrar um valor mais caro que seu produto será vendido.


Em uma visão geral, o branding irá ajudar a estabelecer sua marca como líder em seu setor. E, se um dia, sua marca for vendida, não será o estoque que dará valor ao negócio e sim a sua marca que fará a diferença.


*
Esteja junto com as estratégias de marketing – todo os esforços de marketing e publicidade poderá ser sem sentido se você não conseguir estabelecer sua empresa como uma marca. Por isso, é tão importante a união de branding e marketing para poder expandir o negócio e posicionar a empresa da forma que ela seja cada vez mais conhecida.

* Tenha uma identidade visual – categorizada como conjunto de peças visuais, a identidade visual de uma marca é responsável por expressar os valores, propósitos e ideias da empresa, produto ou serviço para o público através do logotipo, cores, nome, slogan, embalagens e outros.

* Divulgue sua marca – diz respeito aos métodos usados para divulgação da marca. Isto é, qual tipo de mídia (online ou offline) será usada.

A divulgação por meio da mídia online é aquela que utiliza as estratégias das redes sociais, e-mail marketing, blogs e qualquer outro recurso da internet. 

Já a mídia offline, também conhecida como mídia out of home (MOOH), é todo e qualquer método tradicional de divulgação, ou seja, trabalhar com outdoors, flyers, anúncios em rádio, TV, jornal ou revista. 

Além disso, conhecer o perfil do cliente, definir os valores e metas da empresa, trabalhar expectativa junto com entrega, definir a linguagem, bem como os canais de comunicação que serão usados e fazer tudo isso mediante um planejamento, aumenta as chances da marca fazer sucesso. 

Investir nessa ferramenta é essencial para explicar suas metas e objetivos para o mercado e para o público em geral. Cada elemento da estratégia de marketing, incluindo mídia online e offline, deve ser baseado em sua marca. É importante ter um conjunto definido de diretrizes para manter sua empresa na mesma linha, pois se não for consistente poderá acabar com sua marca e confundir seu público.

Embora pareça que investir em branding seja caro para uma empresa, vale a pena fazer esse esforço, pois poderá ser o divisor de água para o seu negócio.

Uma dica para que esse valor seja mais acessível é contratar uma empresa que possa cuidar do marketing e da sua marca. A Conelly Master Media está pronta para assumir sua marca e a tornar conhecida no mercado.


Venha conhecer nossa agência e entender porque é importante investir em branding.


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