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Se o seu objetivo principal em 2020 é aumentar sua conversão online, saiba que o ideal será investir em estratégias que produzam experiências únicas, automatizem ações e que, principalmente, promovam a Omnicanalidade. 

Não sabe o que isso significa? A gente te explica logo adiante!

Se te questionassem hoje a respeito de seu desejo sobre um potencial crescimento de conversão de vendas em seu negócio no próximo ano, temos certeza de que a resposta seria positiva! Afinal, é este o desejo de qualquer gestor, mesmo que esse crescimento esteja atrelado a pequenas mudanças e adaptações.

Foto/Reprodução: índice de aumento na conversão online. Via: Freepik

Para as empresas e gestores que começam a fazer seu planejamento estratégico para 2020, definir as ações que serão adotadas no ambiente online para aumentar as conversões, são essenciais para alcançar os objetivos esperados.

Veja ainda: O melhor ROI da história de um dos nossos clientes 

Pensando nisso, preparamos uma lista com dicas simples de boas práticas, seguindo as tendências para 2020, que podem (e devem) ser colocadas em prática para gerar bons resultados de conversão em sua empresa no próximo ano.

Pronto para conhecê-las?

Saiba como aumentar sua conversão online em 2020

Atente-se à forma com que você tem se comunicado com seu cliente e personalize-a

Essa dica pode parecer “batida”, entretanto, uma boa atualização, pode ser de extrema valia na corrida a favor da captação dos leads que não foram conquistados inicialmente.

Uma excelente forma de convertê-los é adotando uma abordagem mais personalizada. Clientes em potencial que não finalizaram uma compra ainda podem ser conquistados. Basta focar com mais objetividade em suas necessidades.

Essa estratégia lhe parece familiar?

Se você já ouviu falar sobre a estratégia de Dean Jackson, que utiliza um e-mail nominal escrito com nove palavras, saiba que é mais ou menos disso que se trata.

O e-mail é estruturado da seguinte forma: 

(Suponhamos que o nome do contato é Felipe e que sua empresa vende sapatos). 

“Felipe, você ainda está procurando um par de sapatos perfeito para você?” 

A ideia é utilizar essa estratégia para renovar o contato, fazendo com que o relacionamento que você teve com ele inicialmente seja reativado. E acredite, essa técnica simples poderá chamar mais a atenção do seu contato do que se ele recebesse um email com título padrão e bem estruturado.

Se sua mensagem for respondida, lembre-se de que sua abordagem deve conter características específicas, direcionadas para aquele lead. É importante que ele saiba que, durante o período em que não estiveram em contato, você se preocupou e procurou novas soluções em forma de produtos e/ou serviços que pudessem sanar a dúvida ou problema dele.

Mas o que é Omnicanalidade, afinal?

A Omnicanalidade trata-se de uma estratégia que visa integrar todos os canais de venda, oferecendo ao cliente uma única experiência em todos eles. 

Na prática, o cliente poderá comprar seus produtos através do smartphone, notebook, chat online ou na loja física, por exemplo e desfrutar do mesmo atendimento, ofertas e experiência de compra.

Use call to actions criativos

É tempo de se reinventar para manter-se de pé em um mercado tão competitivo como o que temos hoje. Por isso, alinhe seus serviços e produtos com as tendências, necessidades e preferências de seu público.

Chamadas para interação muito utilizadas (as famosas frases clichês), acabam desinteressando o público e podem, também, ser penalizadas em relação aos algoritmos das redes sociais, como no Facebook, por exemplo.

Foto/Reprodução: Personagem com dúvida em relação a participar ou de uma chamadas para interação nas redes sociais. Via: Freepik

Call to actions que pedem curtidas, compartilhamentos e para que seus canais sejam seguidos, fazem com que seu conteúdo tenha menor relevância.

É ótimo ter um bom destaque nos canais de interação. Não é mesmo?  Entretanto, o primordial é engajar de fato seus leads com o CTA (Call to Action), ou seja, qualquer chamada visual ou textual, que leve o leitor de uma página a realizar uma ação.

E mais : Conheça os 4 passos fundamentais para ter uma relação profissional duradoura com seus clientes 

Para isso, invista em gatilhos mentais criativos e hashtags exclusivas para sua marca. Com isso, você pode sugerir que seus leads utilizem-nas para comentar sobre produtos ou serviço da sua empresa nas redes sociais.

Mas como saber que meu CTA está adequado?

É simples, basta garantir que ele esteja segmentado para a ação que o seu lead precisa tomar.

Se ainda estiver em dúvida, verifique se o seu CTA:

  • cria senso de urgência na ação do lead;
  • possui um texto persuasivo e simples de ser entendido;
  • possui elementos visuais chamativos, divertidos e atraentes;
  • oferece link para que o conteúdo apresentado o dirija para um vendedor ou consultor.

Invista em automações

Se o seu desejo é aumentar as conversões, obrigatoriamente sua empresa necessita gerar um número maior de oportunidades de vendas.

E como fazer isso?

Investindo em automação de marketing. Claro! 

A automação amplia a capacidade de sua empresa de abordar contatos e, além disso, dão suporte adequado de manutenção e regularidade de contatos. Tudo isso sem abrir mão de interações mais pessoais.

Essa é uma estratégia bastante eficiente. Entretanto, é necessário lembrar que nada adianta implementá-las sem antes traçar um planejamento para que esse investimento traga os resultados esperados.

Não abra mão da criatividade na criação das landing pages

Toda landing page necessita de um objetivo bem definido. Nem sempre as empresas fazem isso e, por sua vez, acabam gerando milhares de landing pages para captação de novos e-mails e contatos de potenciais clientes.

No entanto, cada landing page oferece um conteúdo e uma solução diferente ao lead. Por exemplo, quem baixa um e-book sobre “como aplicar a nova cor definida pela Pantone para 2020 na decoração da casa”, possivelmente não terá os mesmos interesses que alguém que inseriu o e-mail para entender sobre a importância do Marketing de Conteúdo para sua empresa.

Ou seja, não funciona lançar diversas landing pages e posteriormente adicionar todos os e-mail recebidos em uma mesma segmentação.

Veja ainda: O que é e como gerar resultados através do Marketing de Conteúdo

Ao ter um objetivo e aplicá-lo com criatividade e direção, é possível segmentar adequadamente os e-mail coletados e saber exatamente como trabalhá-los.

E depois disso? 

É preciso encantar seu lead!

E você poderá alcançar esse objetivo através de:

Um visual bem elaborado

Características como a distribuição do conteúdo em sua página, escolha das cores adequadas que, além de chamar atenção, transmitam ao seu visitante a mensagem que você deseja passar, o tamanho e tipo de fonte utilizada e a escolha de imagens que prendam a atenção do visitante, são algumas das formas com que você poderá alcançar esse objetivo. 

É de extrema importância explorar e empregar esses artifícios ao seu favor, lembrando sempre, é claro, de trabalhar primordialmente em cima da linguagem e cores que sua marca já possui.

Testes A/B em abundância

Para aumentar seu índice de  conversão, é essencial utilizar o formato que mais atrai seu contato, correto?

Para isso, nada mais eficaz que utilizar testes A/B . Com eles, você poderá identificar aquele que mais gera retornos e captação de leads e adotar para sua estratégia.

Atenção a experiência do usuário

Uma landing page precisa ser informativa e prática. Ou seja, deve fornecer resposta rápida e adequada ao usuário. Para isso, podem ser utilizadas âncoras que simplifiquem a navegação pelo conteúdo, que deve ser simples e objetivo.

Para obter um conteúdo relevante nos formulários preenchidos pelos usuários, a objetividade também deve ser levada em conta. Pergunte apenas o necessário e evite solicitar informações demais, que possam gerar  a desistência do lead no meio do processo.

Está gostando dessas dicas? 

Então não deixe de acompanhar nosso próximo post para conhecer mais soluções e estratégias para aumentar de vez o seu número de conversões no próximo ano.