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Há 3 meses da Black Friday, surge a urgência de desenvolver estratégias de marketing para diferentes gerações.

Atualmente, o Brasil tem 165 milhões de usuários da internet, o que o coloca na 5° posição mundial. Esse número diz respeito a mais da metade dos brasileiros que , segundo o IBGE, são 203,1 milhões de pessoas.

Com isso, as empresas precisam se adaptar ao crescimento digital e à mudança das gerações. Nesse quesito, é difícil fomentar o consumo enquanto estrutura uma marca de sucesso.

Online, memes que demonstram a rivalidade entre as gerações destaca um ponto importante: cada uma das gerações pensa, age e deseja coisas diferentes. Então, implementar ações distintas pode favorecer o negócio.

 

O consumo em diferentes gerações

Recentemente, um conceito ganhou força e passou a definir as estratégias: marketing geracional.

Cada geração carrega acontecimentos, histórias e memórias diferentes, o que define seu padrão de comportamento, o que gosta e como será feito o marketing de seu período.

Com comportamentos geracionais característicos, elas consomem de forma individual, respondendo a anseios fomentados pela própria realidade:

Por isso, uma campanha de marketing eficiente deve incluir a idade de seu público-alvo, auxiliando na criação de ações assertivas. Para isso, é considerado um período segmentado, esse é o marketing geracional.

  • Baby Boomers: de 1940 a 1960

Concentram a maior parte das riquezas e buscam estabilidade. Nascidos em um momento de otimismo, tendem a ter maior confiança e evitar mudanças bruscas.

  • Geração X: de 1960 a 1980

A geração que viveu a ditadura, tem o maior poder de consumo da atualidade. Como cresceu em um ambiente competitivo, gerando o maior número de empresários hoje, procura sempre as melhores soluções.

  • Geração Y: de 1980 a 1995

Os millennials cresceram junto com a internet e a busca pela diversidade. Têm como base a inovação, sendo bastante flexíveis às mudanças, mas nutrindo um comportamento imediatista.

  • Geração Z:  de 1995 a 2010

Nativos digitais, o mundo estava conectado quando nasceram e, portanto, são multitarefas, ágeis e antenados a big data. Preocupados com ativismo e engajados politicamente, buscam empresas comprometidas.

  • Geração Alpha: a partir de 2010

Ainda não são alvo de marketing, mas devem ser considerados. Será a geração da IA, tendo uma relação afetuosa com a tecnologia em meio a um mundo polarizado.

Foto: Arquivo.

Estratégia de marketing para diferentes gerações

Em contextos tão específicos, fica difícil implementar um marketing para diferentes gerações de forma eficiente. Com comportamentos únicos, consomem de forma singular e buscam personalização.

Primeiramente é importante entender o público-alvo da marca. A faixa etária é um dos pontos mais relevantes e pode definir como será realizado o branding.

Manter uma comunicação eficiente pode ser mais fácil quando se considera quem é o receptor da mensagem. Portanto, busque identificar com quem você deve falar.

Com isso definido, você provavelmente notará que sua marca tem mais de um público e, por isso, precisará ser flexível. Adaptação é foco.

Lembre-se, enquanto as gerações mais novas ditam tendências, as mais velhas têm poder de compra. Assim, é importante descobrir o que está em voga e aprender a amplificar, conectando diferentes contextos geracionais.

No entanto, se adaptar não é o ponto de chegada. O desafio geracional é muito maior e exige que uma marca seja aberta ao novo e saiba o que fazer para conversar com cada público através de um conteúdo estratégico.

Baby Boomer

Os baby boomers são um dos centros mais práticos do marketing, pois já estão ambientados ao marketing tradicional. Conversar pessoalmente, divulgar benefícios e mostrar competência é o foco aqui.

Seu alto poder de consumo é a prova de que esse formato de publicidade não vai deixar de existir, porém deve se reestruturar. Dificilmente trará resultados perenes se implementado sozinho, a dica é uni-lo a outras formas de divulgação.

Geração X

A geração X diz respeito a 25% da população mundial e não deve ser deixada de lado. Frente a frente com a recessão, precisaram competir por espaço, o que gerou um grande número de empresários.

Por enfrentarem mudanças políticas e sociais, buscam um relacionamento contínuo, agradável e atencioso com as marcas. Querem ser bem tratados e ter as necessidades atendidas.

A dica é fomentar diferentes canais de comunicação e estar sempre disponível. Redes sociais, telefone e e-mail podem ser utilizados para garantir um ótimo atendimento!

Geração Y

Os millennials transformaram o marketing e definiram novos padrões de consumo. Com instabilidade econômica e a virada do milênio, viram o mundo mudar e abraçaram isso. Portanto, a ruptura de valores tradicionais os marca.

Desejam marcas fiéis aos próprios princípios e coerentes com o que acreditam. Por terem alto contato com o digital, querem soluções “fora da caixa”. Então, inove!

Eles foram os últimos a conhecer um mundo sem internet e a repentina conexão os tornou questionadores e ansiosos. Têm muita informação à disposição e precisam aprender a trabalhar com isso.

Por esse motivo, estabeleça uma campanha omnichannel. Site, redes sociais e TV, cada um desses espaços deve ser acolhido na comunicação cujo foco é o conteúdo.

Geração Z

Os GenZ são nativos digitais e estão crescendo em contato com IAs e metaverso. Portanto, estar online é fundamental. Não que o off deva ser esquecido, mas precisa ser o suporte para o digital.

São o futuro dos consumidores e têm como base os millenials que buscavam diversidade e liberdade. Por isso, são pragmáticos e pressionam as marcas para que sejam cada vez mais conscientes.

Student Beans lembra que 63% dos consumidores da chamada geração ConZciente, busca consumir de empresas conscientes e quer inclusão.

Estar ambiental e socialmente engajado pode auxiliar a atrair esse público. Empresas como Doritos e Coca-Cola já aderiram à ideia e cada vez mais buscam diversificar sua imagem, amplificando os números e se adaptando às mudanças.

 

Ficou em dúvida sobre como trazer essas informações para a realidade do seu negócio? Nós te ajudamos! 

 

Saiba como implementar estratégias de marketing eficiente: Estratégias de Marketing: o que são e como colocá-las em prática