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Um dos conceitos mais comuns de serem vistos é o marketing de oportunidade. Isso porque, como o nome indica, ele é baseado em uma oportunidade para a venda.

Assim, o marketing de oportunidade é uma maneira de produzir um conteúdo e campanha para as marcas que, de certo modo, pode gerar um nível de engajamento muito maior que as campanhas comuns.

Desse modo, o marketing de oportunidade deve ser uma alternativa e não uma regra, já que não é sempre que o conteúdo pode ser gerado por um detalhe.

Em alguns momentos a campanha vai ser gerada de forma orgânica até, já que, como supracitado, as oportunidades não podem ser agendadas.

Se você deseja entender mais desse conceito, como ele funciona e quais resultados podem ser gerados, esse artigo pretende explicar tudo de forma simples e clara.

O que é o marketing de oportunidade?

Bem, de forma resumida e simples, o marketing de oportunidade é quando uma empresa usa de uma data comemorativa, evento cultura ou acontecimento específico para promover sua marca e produto.

Ou seja, para se ter sucesso nesse tipo de campanhas é comum que alguém de sua empresa – ou da empresa contratada – esteja sempre ligado nos assuntos do momento.

Memes, piadas, vídeos virais ou até mesmo, como supracitados, eventos específicos são as melhores maneiras para aproveitar o marketing de oportunidade.

Porém, existe mais do que isso. Além de ser usado em momentos que podem ser planejados, o marketing de oportunidade pode acontecer de forma orgânica, por meio de interações com seguidores em redes sociais e outros canais.

Ou seja, você pode ter uma ótima campanha de marketing de oportunidade apenas sendo simpático e conversando com os seus seguidores, criando um modo de interação simples e rápido.

E isso, de forma simples, gera o marketing por meio da comunicação entre os seguidores e compradores. Com eles divulgando sua marca por conta da sua comunicação.

Mas também é importante salientar que, para fazer uma ação de marketing dentro desse segmento, é necessário ter uma boa dose de criatividade e ser bem espontâneo.

Qual o objetivo dessas ações?

A ideia principal dessas ações de marketing de oportunidade é trazer uma visibilidade maior para a marca, produto ou serviço através de um momento de destaque temporário.

De modo simples, é comum falar que as empresas que querem investir nesse tipo de marketing sabem utilizar de tópicos que estão em alta para dar relevância para as suas marcas.

Ou seja, para dar certo sua campanha de marketing de oportunidade não basta somente a empresa aproveitar dos assuntos do momento, mas também deve saber como utilizá-los com sua marca.

Mas, você deve saber que mesmo que você acerte várias vezes, esse tipo de marketing tem um risco bem alto. Afinal, às vezes você pode utilizar de um meme – ou viral – e sua marca pode ser vista como aproveitadora ou como uma ação problemática.

Além disso, se o seu público não for ligado com o acontecimento que você pretende usar, você pode estar tentando conversar com pessoas que não vão entender.

De uma forma prática e rápida: se você tentar aproveitar de um torneio esportivo para gerar o marketing de oportunidade, você tem que ter a certeza que seu público tem um conhecimento básico sobre.

Quais as vantagens em apostar nesse tipo de ação?

Bem, as campanhas de marketing de oportunidade tem um modo único de ser avaliada, já que seu retorno é instantâneo. Isso porque, geralmente, o engajamento acontece em pouco tempo e pode acontecer de acabar antes mesmo de você perceber.

Desse modo, você deve estar por dentro das vantagens que essas ações geram, já que vão do engajamento ao fortalecimento da marca.

Alto engajamento

Então, por isso, você deve ter a noção que para calcular as métricas dessas ações deve estar sempre ligado ao momento que está sendo feito.

Um exemplo recente desse tipo de marketing foi a ação da Fiat que, enquanto a concorrente patrocinava o BBB, deu uma Toro para um usuário da rede social que lembrou das ações de quando a marca patrocinava o programa.

Ou seja, o alto engajamento orgânico gerado pela ação justificou a campanha de marketing de oportunidade.

Então, apesar do alto custo – já que dar um carro não é barato – o retorno com o engajamento gerado foi bem grande também.

Fortalecimento da imagem online

Vivemos na época das redes sociais e, com isso, quanto mais sua marca for forte nelas – seja por conteúdo próprio ou engajamento orgânico -, melhor para você.

Afinal, quanto mais lembrado você for, mais fácil as pessoas buscarem seus serviços ou produtos.

Assim, conseguindo aproveitar melhor o marketing de oportunidade, você consegue fazer com que sua marca seja conhecida.

Mas, como aproveitar do marketing de oportunidade?

Bem, aqui é um ponto que vai para o planejamento antes mesmo de você cogitar usar do marketing de oportunidade para a sua marca. 

Mas, se o marketing é uma oportunidade que acontece sem planejar, como isso funciona? 

Bem, como supracitado, antes de tudo você deve conhecer bem seu público, já que você precisa saber como se comunicar.

Além disso, tenha um objetivo claro com a comunicação, saiba o que você quer gerar e quem você quer atingir. Afinal, você quer difundir sua marca? Divulgar seu produto? Então, tenha o seu objetivo muito bem definido!

Outro ponto a se atentar é o canal que você vai utilizar para essa comunicação. Afinal, o estilo de comunicação nas redes sociais é diferente. Enquanto o Twitter e o Instagram conseguem ser mais simples e indireto, o LinkedIn indica uma forma de comunicação mais séria.

Além disso, use o bom senso para garantir que você não irá se envolver em polêmicas ou que podem gerar problemas para o futuro da marca. 

Ou seja, ao apostar no marketing de oportunidade você deve estar preparado para um engajamento rápido, com retorno grande nas mídias sociais e trazendo cada vez mais o fortalecimento de sua marca.

Assim, caso você queira investir no marketing de oportunidade, venha já para a Conelly e deixe que nossa equipe esteja preparada para te ajudar e indicar os melhores momentos para atuar.

Desse modo, o seu marketing estará sempre em dia e com as melhores campanhas produzidas para a sua marca e produto estar cada vez mais forte nas redes sociais.

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