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Muito tem se falado como o marketing digital e o metaverso irão andar daqui para frente e como isso irá acontecer na prática. Afinal de contas, essa transformação digital vem crescendo de uma forma muito rápida no mundo todo.

Com o aumento da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA), o metaverso está cada vez mais presente na internet. Estima-se que aproximadamente 85 milhões de usuários já tiveram experiências com RA ou RV em 2021.

Mas o metaverso não chegou somente como uma plataforma de computação e inovação tecnológica, ele veio para influenciar nos negócios.

Nesse artigo vamos entender como o metaverso pode influenciar o marketing digital.

 

O que é metaverso?

Essa expressão está entre as mais ouvidas nos últimos tempos em termos de tecnologia. Mas, para facilitar o entendimento, vamos primeiramente entender o que ela significa:

meta = além de
verso = universo

O termo surgiu na década de 1980 com o livro “Snow Crash”.

O metaverso é uma nova realidade compartilhada entre o universo físico e o digital, que traz experiências imersivas e interativas. Se engana quem pensa que é um universo somente de avatares e bonecos virtuais, ela é voltada para a integração de pessoas reais.

Mesmo não sendo tecnicamente real, o metaverso tem a intenção de proporcionar a sensação de realidade por meio de uma estrutura feita com base no mundo real. Os jogos de vídeo games, por exemplo. Neles o metaverso varia de acordo com o nível de imersão e pela capacidade de passar realismo para quem está jogando.

O Metaverso não é uma tecnologia, mas sim um conceito existente dentro da tecnologia, pois qualquer espaço virtual pode ser metaversal.

Esse mundo pode servir como um videogame, um espaço social ou até mesmo, uma loja. Nele, você pode organizar festas, comprar, vender, conhecer pessoas, trabalhar, tudo vai depender dos seus objetivos e da sua criatividade.

Metaverso e o marketing na vida real

Mesmo sem às vezes perceber, o metaverso já é realidade em várias empresas.

Para entender melhor, olhe esses exemplos de metaverso que já vem sendo utilizado no mudo corporativo:

1 – Reuniões corporativas –  grandes empresas, como a Microsoft, estão desenvolvendo salas de workrooms, onde reúne os colaboradores em um mesmo ambiente virtual para realizar reuniões em tempo real.

Com isso, a interação das pessoas se torna mais real e espontânea, mesmo que estejam distantes fisicamente.


2 – Moda e esporte – um outro exemplo de utilização do metaverso no marketing, é um exemplo de uma empresa de roupas que fez uma parceria com o jogo Fortnite, com o objetivo de divulgar suas peças para o público que joga.

Dessa mesma forma, as marcas Gucci e Burberry, também estão investindo nessa tendência e criaram uma linha de vestuários virtuais.


3 – Restaurante e serviços de delivery – um grande exemplo de empresa do ramo de comida que está investindo no metaverso para se aproximar do seu público, é o Mc Donald´s. O restaurante criou uma loja dentro do Minecraft e o Ifood permite que os jogadores sejam entregadores e ganhem dinheiro virtual dentro do jogo.


Principais características do metaverso

Entre as principais característica dentro deste universo, podemos destacar:

– Sempre ativo – ele continua ativo mesmo quando você os deixa, eles nunca terminam;

– Existem em tempo real – a linha de tempo dele é sincronizada com o tempo real;

– Rotina individual – as atividades podem ser realizadas de forma separada ou em grupos.

– Autônomo e em pleno funcionamento – o metaverso é um universo em pleno funcionamento que permite aos usuários criar, vender, investir, entre várias outras atividades. O mais legal, é que os usuários ainda podem ser recompensados e reconhecidos pelo esforço que colocam nesta realidade.

– Mistura de plataformas – um exemplo são os jogos de videogame, onde os usuários podem levar itens de um jogo para outro.

– Geração de conteúdo – o metaverso não é só espaços virtuais para inserir usuários. Nele é possível criar conteúdos para que os outros também possam desfrutar.

 

Tendência do marketing no metaverso

 

Usar o metaverso no mundo corporativo é uma forma de melhorar as experiências dos seus clientes com sua marca, trazendo novos sentimentos e facilidade na hora da compra.

Comprar de forma on-line já não é mais novidade para ninguém. Mas já imaginou seu cliente ter a experiência de visitar uma loja em 3D usando óculos especial e ainda poder experimentar os itens que teve interesse?



Desafio do marketing no metaverso

Já conseguimos identificar diversas oportunidades de marketing dentro do metaverso que podem aumentar a interação.

Mas existe o outro lado. As marcas podem lidar com campanhas que não são fáceis de trazer para um mundo real, por exemplo. Por tanto, o marketing digital irá passar por alguns desafios, como:

– Propriedade intelectual – se o criador de conteúdo for uma IA (Inteligência artificial), sua empresa pode não obter proteção de propriedade individual. Nesse caso, a empresa não poderá reivindicar seus direitos legais.

– Segurança – ainda é uma questão que precisa de atenção e ser melhorada no metaverso.

– Ativos digitais – também precisa ser melhorada e criar diretrizes. Para se ter uma ideia, um usuário que ganha dinheiro virtualmente, terá que provar que é seu.

Oportunidades do marketing no metaverso

Assim como surgem os desafios, surgem as oportunidades, e elas prometem ser maiores que os desafios. Entre elas podemos destacar:

– Construir laços com seu público – o metaverso é altamente interativo, portanto, sua marca pode construir relacionamentos de longo prazo com seu público-alvo.
As campanhas baseadas em jogos e eventos são a grande oportunidade de construir a ligação entre marca e cliente. Uma boa dica é oferecer experiências imersivas ao invés de ficar se promovendo. Com certeza você terá usuários mais ativos que irão gastar mais tempo no seu espaço.

– Aumentar a visibilidade – como tudo é muito novo, quanto mais criativa for sua campanha, mais chance de sua marca ser conhecida mundialmente. Afinal, o mundo todo está falando de campanhas que acontecem no metaverso, não tem como ficar de fora.

– Foco no marketing de engajamento – para estar engajado com seu público, invista em lojas virtuais em 3D, onde as pessoas podem visitar a estrutura, interagir com vendedores e outros clientes e, ainda, experimentar roupas e acessórios.

Esse tipo de loja tem um grande potencial de revitalizar os espaços físicos das marcas, o que irá aumentar as chances de venda.

– Aumente sua renda – no metaverso as pessoas podem viver diferentemente da vida real. Nesse espaço eles podem construir a casa dos sonhos, usar as roupas que sempre tiveram vontade de usar, além de participar de eventos e mostrar para o mundo inteiro tudo que tem.

Uma boa dica é criar produtos virtuais que as pessoas vão querer comprar. Pois, graças às NFTs e criptomoedas é bem mais fácil gastar dinheiro no metaverso. Para se ter uma ideia, em 2021 foi vendido um terreno por US $2,4 milhões, o recorde de venda no metaverso.

– Obter dados – o metaverso é uma ótima forma de coletar dados, assim como de entender o comportamento do usuário. À medida que um cliente passa algum tempo visitando ou experimentando itens no metaverso, as empresas vão recebendo informações em tempo real sobre as preferências do seu público.


Conclusão

Podemos observar que realmente o metaverso é um conceito muito interessante e, além de tendência, será o futuro da internet. Se você ainda não parou para pensar no assunto e como inserir sua marca nessa nova realidade, comece a pensar.

Procure uma agência de marketing que consiga te ajudar a colocar a sua empresa dentro desse universo. Chame a Conelly Master Media que ela te trará uma boa alternativa.


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