Alcançar o público certo para a sua campanha é muito mais fácil com o Marketing de Geolocalização.
Atualmente existem mais de 190 países em todo o mundo. Esse número reflete parte da multiplicidade de culturas e nos mostra que, para que uma marca consiga atingir determinado público, precisa estar conectada aos aspectos culturais locais.
Nossas preferências, estilo de vida e realidade correspondem à somatória de tudo que vivemos, por isso, esses detalhes determinam o que iremos consumir e como acontecerá. Diante disso, fica difícil conseguir alcançar outras pessoas.
Como solução, o marketing de geolocalização favorece a formação de campanhas considerando a localização e os hábitos de consumo do seu público-alvo. A estratégica é bastante clara e utiliza tecnologias de geolocalização para apresentar anúncios, ofertas e notificações com muito mais especificidades.
A consequência é a criação de campanhas estratégicas que trazem resultados mais efetivos. Porém, a efetividade delas dependerá das ferramentas utilizadas e de uma implementação correta.
O que é o Marketing de Geolocalização?
Marketing de geolocalização é uma estratégia que utiliza tecnologias de localização via IA e Big Data, como GPS, Wi-Fi e Bluetooth para criar campanhas de marketing com maior detalhamento. Por meio disso, é possível encaminhar notificações relevantes conforme a localização do usuário.
Embora seja utilizado há muitos anos, na última década tornou-se indispensável para criação de estratégias de marketing. Com a concorrência, hoje é essencial encontrar o público certo, alcançá-lo no momento perfeito e conseguir se conectar com ele.
Estamos sendo recebidos por milhares de informações e chegar até pessoas que possam ser impactadas pelos seus anúncios pode garantir que tenham mais atenção à sua marca. Uma das formas de fazer isso é conversar com quem está na região e tem a mesma cultura que sua empresa.
Um dos principais exemplos é apresentado no relatório Google. Segundo esses dados, houve um crescimento de 200% nos últimos 2 anos na busca por termos como “onde comprar” e “perto de mim”. Ou seja, os consumidores sabem da facilidade de consumir utilizando a geolocalização.
Esse tipo de marketing ainda permite a criação de informativos que chegam assim que alguém passa pela região target. O mesmo sistema possibilita os famosos check-ins e geotagings, com marcação diretamente nas fotos.
Estratégias de marketing de geolocalização
Dentro do Marketing de Geolocalização, algumas estratégias foram popularizadas e se tornaram parte da rotina dos consumidores. Muitas delas são utilizadas de forma espontânea, outras chegam de forma geolocalizada ou por meio de campanhas.
Check-in
Quando alguém visita determinado espaço, há a possibilidade de fazer check-in, mostrando que está ali. Essa ação pode ser qualquer uma que tenha algum benefício para a marca, como visitar um vídeo, curtir uma página ou compartilhar uma imagem.
É bastante comum que seja utilizado para conseguir acesso ao Wi-Fi. Como contrapartida, a empresa consegue um melhor alcance, chegando até o público de quem fez check-in.
Geotargeting
Geotargeting é, de forma bem específica, a segmentação do seu público. Essa estratégia consiste em dividir os consumidores de acordo com dados colhidos via localização que possam determinar informações sobre ele.
Dessa forma, pode agrupá-los a partir de suas preferências, profissões, idades, comportamentos e várias outras características. Consequentemente pode otimizar os conteúdos e as campanhas para encontrar as pessoas que terão mais interesse.
Essa estratégia é muito utilizada no tráfego pago. Assim, os anúncios tornam-se mais assertivos e incisivos.
Geotagging
Geotagging é bastante aplicado nas redes sociais. Embora pareça com o check-in, consiste mais em marcar uma empresa, um lugar ou alguém em fotos e demais postagens.
Com isso é possível manter um contato muito mais direto com eles e encontrá-los através das marcações e hashtags.
Beacons
Os beacons representam uma transformação do marketing de geolocalização. Consistem em dispositivos depositados em determinado local e que, utilizando BLE (Bluetooth Low Energy), lançam notificações em dispositivos móveis que estejam com o sistema ligado.
Isso garante que os usuários recebam notificações específicas para o lugar. Por esse motivo, é bastante usado em estabelecimentos que desejam passar informações às pessoas, como valores, horários e promoções.
Geofencing
Já o geofencing utiliza coordenadas precisas para executar ações programadas por um administrador. Portanto, quando um possível consumidor chegar a um espaço, ele recebe uma notificação com promoções.
Por que utilizar o marketing de geolocalização?
O marketing de geolocalização já é uma realidade e hoje é indispensável para quem procura estruturar uma campanha de marketing eficiente. Alcançar públicos mais específicos permite um maior nível de personalização de sua publicidade.
Desenvolver conteúdos humanizados e específicos é essencial em um mundo em que a tecnologia faz parte da rotina. Estamos conectados durante quase todo o dia e buscamos relacionamentos consumidor-marca cada vez mais intensos.
É isso que essa estratégia permite. Ao conhecer o comportamento de alguém, é possível compreender aspectos sociais, políticos e demográficos que determinam como ele consome e que facilitam sua aproximação.
O marketing de geolocalização também possibilita fidelizar clientes. Estando próximos dos consumidores é mais fácil garantir que retornem para comprar e, assim, o número de conversões seja aumentado.
Consequentemente, há menos desperdício de recursos, pois as campanhas têm um redirecionamento melhor. O foco mantém-se depositado nas ações que geram resultados, ou seja, em busca de pessoas que terão interesse em seu produto.
No entanto, essa é uma estratégia que exige planejamento e muita análise. Campanhas de tráfego pago têm o marketing de geolocalização como base, por esse motivo, entender como aplicá-lo pode fazer a diferença no resultado.
Se você está procurando ajuda para colocar isso em prática, nossa equipe está preparada para te ajudar com muita experiência no assunto.
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