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Sua empresa vende para empresas? Já pensou então em utilizar uma estratégia de marketing B2B para alcançar melhores resultados? Essa pode ser uma ótima forma de construir valor diante dos concorrentes e, claro, conquistar a confiança do seu público-alvo.

Diferente de uma empresa que vende para o consumidor final, os negócios B2B precisam aprender a lidar com um mercado muito maior e verticalizado. Para isso, devem fazer uso de um conjunto de ações muito bem pensadas e planejadas. 

Dito isso, separamos um post para tratar unicamente de marketing B2B e como essa estratégia pode ser usada pela sua empresa. Então, se você quer tirar suas dúvidas sobre o assunto, continue conosco!

O que é o marketing B2B?

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que significa B2B. Essa é uma sigla para “business-to-business”, que em tradução significa “empresa para empresa”. Ou seja, refere-se a empresas que vendem exclusivamente para outras empresas. Como exemplo, temos o caso de uma marca de produtos profissionais para cabelo que tem como cliente os próprios salões de beleza. 

Portanto, o marketing B2B nada mais é do que um conjunto de estratégias pensadas justamente com o intuito de fazer negócio com uma empresa. Essas ações precisam ser duplamente planejadas, uma vez que todo e qualquer gestor analisará todas as variáveis possíveis antes de comprar um produto ou serviço para o seu negócio.

Qual o diferencial do marketing B2B?

Como falamos acima, as estratégias precisam ser muito bem pensadas e o esforço deve estar, principalmente, voltado em conseguir gerar autoridade para a marca, além de leads qualificados e demais aspectos a serem avaliados, em um primeiro momento. 

Somente a partir disso é que você consegue passar em ações que tenham como foco a conversão na etapa final do funil.

Então, é preciso que você entenda que isso não ocorrerá da noite para o dia. Esse é um longo processo de construção de confiança e respeito, portanto, as ferramentas certas são essenciais.

Marketing B2B: descubra como a estratégia pode alavancar suas vendas

Lembre-se que empresas que não investem no marketing ficam para trás no mercado competitivo!

Existe um jeito certo de aplicar essa estratégia?

Assim como a maioria das coisas no marketing, quando falamos de B2B não podemos nos referir a fórmulas. Cada empresa precisa saber o que é melhor para si. No entanto, é inegável que certos passos podem, sim, fazer toda a diferença durante o processo. Entre eles podemos citar, por exemplo:

Repense sua relação com os clientes: já falamos sobre isso, mas é importante ressaltar. É preciso entender que qualidade tem de sobra no mercado, então você precisa mais do que isso. Ofereça verdadeiras experiências para seus leads e invista em maneiras de se aproximar deles. 

Fique de olho nos concorrentes: não é segredo para ninguém que, independente do negócio, é preciso estar atento à concorrência. Observe como estão os resultados e inspire-se para aprimorar sua estratégia.

Big Data: reúna e analise as informações dos seus clientes. Essa é uma forma de entender como eles se comportam e, consequentemente, desenvolver sua abordagem. 

Invista no marketing de conteúdo: esse é o modo perfeito para atrair, nutrir e finalmente converter o seu público-alvo. Combine essa estratégia às técnicas de SEO e aumente o tráfego do seu site. 

Se você não sabe por onde começar a planejar as suas ações de marketing B2B, conte com a ajuda de uma agência especializada, como a Conelly! Entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas.