Em nosso último post você pôde conferir porque o ano de 2020 pode representar uma nova era para o Marketing de Conteúdo, além dos motivos que levam o mercado a especular essas tendências.
Saiba agora quais são algumas dessas apostas para 2020 e para os próximos anos e o que mudará, continuará em evidencia e impulsionará empresas ao sucesso.
Acompanhe algumas sugestões a seguir:
A complementação e características do Marketing de Conteúdo e Inbound serão notórias
Apesar de ainda serem bastante confundidos, enquanto o Marketing de Conteúdo é abrangente e pode atrelar diversos objetivos e estratégias, o Inbound possui uma: atrair público, convertendo-os em leads prontos para a compra e posteriormente nutri-los.
Considerando a amplitude do marketing e que tudo o que é produzido é sobre conteúdo, o Inbound se fará necessário como uma das melhores e mais específicas estratégias para geração de oportunidades de venda.
Entre as aplicações abrangentes do conteúdo, uma delas é que, para os próximos anos, utilizações do conteúdo sejam direcionadas para estratégias de marca.
O Branding terá ainda mais força e evidência!
Vídeos, cursos online e seminários gravados ou ao vivo (webinars) contribuíram muito com a criação, divulgação e crescimento de diversas marcas que se tornaram amplamente desejadas pelas pessoas.
Os esforços estavam voltados para agregar valor a audiência, esse sempre foi o principal propósito e foi conquistado!
Por outro lado, estávamos interessados e constantemente focados a medirmos métricas do Inbound, não é mesmo?
Não havia ninguém efetivamente imerso a marca e foi aí que se formou a lacuna do erro.
Uma marca é forte!
Por meio dela que você chama atenção das pessoas, as atrai para seu site e faz com que o mesmo seja conhecido.
É o que chamamos de “mini-brand”, termo que se encaixa bem às empresas em fase de desenvolvimento.
Segundo Joason Lemkin, criador do termo, “[Uma mini-brand é]… quando, pelo menos, um punhado de pessoas do núcleo do seu público-alvo começa a ouvir sobre você… E então, eles começam a vir até você, para aprender mais.”.
Diversos profissionais da área começaram a perceber isso e, tendo em vista a crescente nos cliques em páginas de pesquisa e algoritmos, observaram que a marca é o que atrai e direciona as pessoas.
Portanto, para acompanhar essas e outras novidades que virão a partir desse ano, veremos cada vez mais contratações de profissionais de relações-públicas e branding, para trabalhar juntos em equipes focadas no Growth.
Mas o que é Growth ?
De maneira resumida, são estratégias e táticas que unem dados, marketing criativo e engenharia de software.
Segundo Sean Ellis, o criador do termo, o Growth Hacking “trata-se de uma área cujo objetivo é o verdadeiro crescimento. Tudo o que é feito, deve ser examinado por seu potencial impacto sobre o crescimento escalável”.
O Growth vem ganhando cada vez mais espaço ao redor do mundo, incluindo o Brasil, como podemos observar no gráfico abaixo, que revela o aumento do volume de pesquisa sobre o termo nos últimos anos.
Sean Ellis foi cabeça do setor de crescimento do Dropbox, LogMeIn e colunista de veículos mundialmente relevantes, tais como Forbes, TechCrunch e outros.
Através da realização de seus serviços de consultoria, desenvolveu a metodologia que hoje é aplicada por diversas empresas e estudada por muitas outras.
No growth hacking, o crescimento é fundamentado em métricas, enquanto o marketing é em experimentos.
Trata- se de focar no objetivo de encontrar oportunidades, gatilhos e caminhos para criar estratégias de crescimento em escala.
A própria tradução do termo indica que seu objetivo primordial é encontrar caminhos e oportunidades (hacks) para o sucesso e criação de estratégias que visam resultados ágeis para o crescimento (growth) de um negócio.
É algo que vai muito além de estratégias engessadas e ferramentas modelo, disponíveis e replicáveis por qualquer agência.
Em razão disso, são uma grande aposta, tendo em vista o rumo que o marketing está tomando e ainda irá tomar nesse e nos próximos anos.
Conteúdos serão voltados a criação e nutrição de canais particulares, enquanto marcas, precisarão produzir mais conteúdo do que jamais esperaram produzir antes.
Conceber valor ao público será a base para as estratégias de Branding.
Esse ano, você verá as empresas criarem mais vídeos, podcasts e posts para blogs, a fim de se adequarem às novidades e demandas.
Que mudanças esperar?
Ao passo que as marcas se tornarem publicadoras, elas vão investir em sites próprios para alcançar o público, ao invés de canais intermediários.
Afinal, quem preferirá continuar lutando infinitamente contra algoritmos ou ser surpreendido por uma mudança da SERP, por exemplo?
Diante disso, esse investimento é a estratégia mais inteligente a ser adotada.
Lhe damos um exemplo prático:
De acordo com a Sparktoro, menos da metade de todas as pesquisas realizadas no Google resultam em um clique.
Todos os dias, produtores de conteúdo estão à mercê do sistema instável de ID de conteúdo do YouTube.
De uma hora para outra, pode ser que uma plataforma onde você criou uma grande base de audiência, por exemplo, simplesmente decida que o processo de monetização será alterado, lhe impedindo de gerar rentabilidade direta nele.
Em razão disso, se você realmente deseja obter sucesso e lucratividade segura no marketing, é essencial, a partir de agora, focar em canais particulares.
Redes sociais e mídia paga levarão o público a seus canais próprios
Assim que alguém se inscrever em sua newsletter ou podcast, você saberá se seu conteúdo e marca realmente agradam o seu público.
Não há algoritmo que os impeça de acessar o conteúdo que desejam consumir produzido e disponibilizado por você.
Já pensou o quão poderoso isso é?
Para finalizar
Você deve ter em mente que esse ano iremos expandir nossas definições de conteúdo e passaremos a trabalhar mais e melhor em novas maneiras de atribuir valor ao público através de canais particulares.
através disso, provavelmente você conseguirá alcançar o sucesso que tanto almeja.
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