Você sabia que a inteligência artificial pode mudar o marketing? A tecnologia está em constante evolução e isso não é novidade para ninguém.
Com essa evolução constante, a tecnologia abre novos caminhos para diversas áreas de comunicação, desde a criação de imagens e textos até mesmo a escolha de persona para a criação de campanhas.
Desse modo, é comum que o profissional do marketing receba um apoio destas novas tecnologias para as criações e soluções de comunicação.
E, apesar de parecer roteiro de filme de ficção científica ou alguma onda futurista, hoje mesmo já existem inteligências capazes de programar aplicativos, digitar textos e, até mesmo, gerar ilustrações e artes digitais.
Então, nos últimos anos, a inclusão destas inteligências artificiais no dia a dia do marketing é cada vez mais comum.
Essas ferramentas aparecem para facilitar o trabalho e auxiliar na produção, mas não aposte somente nisso para desenvolver seu serviço.
Então, se você ainda não sabe como as inteligências artificiais trabalham e qual o destino que elas podem ter, este artigo é para você.
O que são inteligências artificiais?
A Inteligência Artificial é uma área de estudo dentro da ciência da computação que existe desde os anos 50.
A ideia do projeto, no início das pesquisas, era criar um mecanismo que pudesse simular a habilidade humana de pensar e resolver problemas, usando símbolos computacionais.
Então, se você sempre pensa em inteligência artificial como um modelo de robô que atende e trabalha em situações que deveriam ser humanas, em partes você estará correto.
Isso é pelo fato do começo do projeto de criação de inteligências artificiais, já que a ideia sempre foi desenvolver suficientemente os computadores para que eles pudessem pensar e criar como se fossem donos de mentes humanas.
Um exemplo que podemos ter da inteligência artificial muito famosa que existe nos dias atuais é a inteligência artificial do Google.
Esse sistema é conhecido por conseguir alinhar cada vez mais os seus anúncios e páginas relacionadas em seu computador e aplicativos de celular com os itens que você procura.
Então, não é errado você perceber que diversas vezes após você procurar por algum tópico específico – como pacotes de viagens – receber diversos anúncios ou ver páginas semelhantes nos próximos acessos a internet.
Dessa forma, a inteligência artificial do Google controla os melhores momentos para mostrar para você as informações que você deseja.
Agora que você já tem esse conhecimento, não é estranho que as empresas que trabalham com esses anúncios tenham o conhecimento e se aproveitem disso também, não é mesmo?
Então, agora entraremos no tema principal deste artigo e você poderá entender como a Inteligência Artificial aparece no marketing.
Afinal, como aproveitar a Inteligência Artificial no Marketing?
Primeiro você deve se atentar ao que você deseja. Existem diversos robôs de Inteligência Artificial na comunicação digital.
Assim, você deve focar no seu objetivo final para conseguir escolher a melhor ferramenta para te auxiliar.
Digamos que, se você deseja que a inteligência artificial te ajude no marketing da sua empresa, você deve primeiro saber onde você quer chegar e o que você deseja que seja feito.
Afinal, como supracitado, existem diferentes tipos de inteligências artificiais que podem ser usadas no marketing.
Entre as inteligências artificiais existem as de campanha de tráfegos que são muito utilizadas nas plataformas de anúncios do Facebook e Google.
Para se ter ideia, existem as inteligências artificiais que podem ser utilizadas para gerar imagens ou artes, textos e até mesmo para segmentar o público que será impactado por sua campanha de marketing.
Então, ao começar a utilizar as inteligências artificiais no marketing se atente em alguns pontos principais como: o número de pessoas que você pretende alcançar, quais pessoas você pretende e como você pretende chegar nessas pessoas.
Desse modo, de forma rápida e simples, explicaremos como a inteligência artificial de anúncio pode lhe ajudar nesse tráfego para entrega de suas informações.
Comunicação em massa
A comunicação em massa é um primeiro momento de se entender essa ferramenta robótica que você tem à disposição. Neste momento, é comum que você se comunique com diversas pessoas e, de certa forma, até mesmo com quem não é seu público alvo.
Porém, apesar de nem todos serem seu público, todos eles podem ser clientes. Assim, o custo final de conversão de cliques ficará alto.
Segmentação
Após essa primeira fase, geralmente a pessoa irá buscar um custo de conversão de clique mais barato. Por isso a inteligência artificial no marketing tem mais um passo nesse sentido.
Com a segmentação do público podendo ser definido pela pessoa como a inteligência artificial poderá trabalhar e segmentar mais ainda seu público.
Assim, a campanha será entregue para pessoas mais próximas do que você espera como público e compradores. Por isso, essa segmentação é um passo importante que você pode dar para explicar à inteligência artificial qual é o seu público.
Machine learning
Aqui começa o maior processo da inteligência artificial para se transformar no que era esperado desde o começo dos estudos, nos anos 50. Após você explicar para ela qual o seu público e como você quer que ele interaja com seu conteúdo, a inteligência artificial irá aprender com isso, ou seja, o machine learning.
É neste ponto que o robô que atua em anúncios irá conseguir decifrar seus códigos para atender o público, criando padrões de validação e entregando o produto cada vez mais próximo da finalização da venda.
Assim, como consegue analisar mais dados crus que qualquer ser humano, a inteligência artificial aprenderá com os conceitos que você vai desenvolver e, desta forma, entregará cada vez mais próximo do que você espera.
Artes e textos
Nos últimos anos, principalmente no começo de 2023, tem sido muito discutido qual o limite que as Inteligências Artificiais terão. Assim, não é incomum que você veja textos produzidos por um robô e, do mesmo modo, artes cada vez mais realistas produzidas por máquinas.
Então, aqui temos mais um ponto onde a inteligência artificial pode ser aplicada no marketing. Assim, a criação de artes visuais é outro ponto que pode ser alterado pelas ferramentas de inteligência artificial.
E quais os problemas?
Bem, como dissemos anteriormente, o robô será treinado para conseguir realizar sempre o mesmo trabalho – ou semelhante – até conseguir entregar o que você precisa para o seu produto.
Assim, não é estranho perceber que até chegar ao ponto ideal, você deverá treinar a inteligência artificial até chegar ao ponto que você precisa.
Por isso, aqui na Conelly ainda achamos que a transformação do marketing pela inteligência artificial não substituirá as pessoas. Se você pretende investir cada vez mais nas mídias digitais, venha já conhecer nosso trabalho.
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