Um bom portfólio empresarial é indispensável na hora de conquistar clientes e fazer negócios.
Somente no primeiro quadrimestre de 2023, o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), subordinado à Secretaria da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e do Empreendedorismo (Sempe) do MDIC, registrou a criação de 1.331.940 novas empresas no Brasil. Com isso, foram registrados 21 milhões de CNPJs brasileiros ativos.
Diante disso, a concorrência tem se tornado ainda mais difícil, forçando as empresas a se desdobrar para se destacar no mercado. O segredo é contar com bons trabalhos e conseguir apresentá-los destacando sua qualidade e benefícios. E isso pode ser feito através de um portfólio.
Um portfólio empresarial é a melhor ferramenta para apresentar a essência, as conquistas e as capacidades de uma empresa. Seja para atrair investidores, encantar clientes potenciais ou agradar parceiros de negócios, um projeto bem elaborado pode ser um diferencial significativo.
Por que sua empresa precisa de um Portfólio Empresarial?
Como falamos, mesmo com todo o avanço tecnológico, a concorrência é um dos pontos que mais preocupam os empresários. É preciso aprender a se destacar no mercado e mostrar a qualidade do que é feito de forma prática e eficiente.
Um portfólio empresarial é uma prova das realizações do seu negócio, reforçando a credibilidade aos olhos dos interessados. Neste espaço você apresentará somente os melhores trabalhos, utilizando a excelência do que você faz como vitrine da sua experiência.
É muito mais provável que sua empresa seja escolhida quando você apresentar a qualidade da atividade que exerce. Isso oferece uma plataforma para comunicar de forma clara a proposta de valor da empresa, destacando seus produtos, serviços e diferenciais.
Além disso, investidores e parceiros em potencial muitas vezes procuram evidências de sucesso e um portfólio robusto pode ser decisivo. Imagine que você está na pele do consumidor no momento da escolha, com toda a certeza confiaria mais em uma pessoa que apresenta o que fez de forma estratégica.
Benefícios de um Portfólio Empresarial
Geração de confiança
Um portfólio empresarial bem apresentado gera confiança nos stakeholders, mostrando que seu negócio é transparente e confiável.
Diferenciação no mercado
Como falamos, destacar-se em um mercado competitivo é crucial. Um portfólio permite que a empresa fique sob os holofotes, evidenciando suas conquistas e habilidades exclusivas.
Ferramenta de marketing
Serve como uma ferramenta de marketing eficaz, proporcionando uma visão abrangente do que a empresa oferece e por que é a escolha certa.
Onde fazer e o que precisa ser incluso
Primeiramente, manter um site atualizado, responsivo e intuitivo é o primeiro passo. Essa é uma forma prática de expor seu trabalho e reunir todas as informações necessárias sobre sua empresa.
Contudo, caso deseje algo mais simples, plataformas como wordpress, LinkedIn e outras redes sociais também podem auxiliar. Embora não tenham as mesmas funcionalidades de um domínio próprio, são fundamentais no contato com os clientes.
Quanto ao quê divulgar, inicie com a história da empresa. Uma narrativa envolvente sobre a origem, a missão e a visão da empresa é indispensável e te permite oferecer uma compreensão mais profunda da sua identidade.
Agora é a hora de destacar seus principais produtos ou serviços. Descreva cada um deles, seus benefícios, valores e, claro, com detalhes sobre características e casos de uso.
Aproveite para tornar público algum caso de sucesso da empresa. Exiba casos de sucesso e projetos que evidenciem a experiência da empresa, demonstrando resultados tangíveis.
Em um portfólio empresarial, é essencial incluir depoimentos de clientes satisfeitos e evidências de parcerias estratégicas. Assim, consegue validar a reputação da empresa.
Por fim, utilize o portfólio para “dar uma cara” a quem faz. Apresente a equipe de gestão, destacando a experiência e competências que impulsionam o sucesso da empresa.
Como criar um portfólio empresarial
Para criar um bom portfólio empresarial recomendamos que opte por um design que reflita a identidade visual da empresa, com consistência de cores, fontes e estilos. Se sua empresa ainda não tem uma identidade definida, procure dar atenção a isso ou buscar o auxílio de profissionais no assunto.
Lembre-se, todo conteúdo incluído deve ser claro e focado, usando linguagem persuasiva para cativar os leitores e potenciais interessados. Para torná-lo ainda mais forte, procure utilizar imagens, gráficos e infográficos, assim ele ficará visualmente atraente e fácil de entender.
Selecione apenas o que melhor representa sua empresa, conte detalhes do que foi feito, especificações e as razões por trás de cada escolha. Para que ele se mantenha relevante, garanta que seja frequentemente atualizado com novos projetos, conquistas e informações relevantes, assim garante que ele reflita a posição atual da empresa.
Um portfólio empresarial bem elaborado é uma ferramenta poderosa para construir confiança, destacar conquistas e atrair oportunidades de negócios. Ao investir tempo na criação de um portfólio impactante, sua empresa estará posicionada de maneira mais forte no mercado.
A Conelly está preparada para te ajudar nisso. Entre em contato e saiba como!