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Conteúdo PLR Eles são conteúdos comercializados em forma de infoprodutos, para que terceiros possam revender como se fossem de sua própria autoria.

Na era em que estamos vivendo, onde a comunicação tornou-se um produto muito valioso, o PLR vem ganhando espaço no mercado digital e sendo usado por profissionais de marketing, blogueiros, coaches e empresas que precisam do inbound marketing para gerar negócios.

 

O que é PLR?

O direito de marca própria é uma espécie de acordo em que é feita a revenda de direitos de conteúdo. O criador vende uma licença que permite ao comprador utilizar de forma parcial, ou total, os textos em suas redes como se fosse de sua autoria.

Já existem empresas especializadas em PLR, onde elas compram conteúdos e revendem para o público final. De acordo com cada uma, elas podem vender o mesmo conteúdo para uma empresa só ou para várias.

Os textos também podem ser encomendados para as empresas de PLR, que vão atrás de editores e especialistas para escreverem sobre o assunto solicitado.

Em alguns casos é permitido que o comprador altere o conteúdo produzido, podendo personalizar e revender como se fosse seu.

Os artigos são os tipos mais comuns de PLR, mas qualquer infoproduto pode ser vendido desta maneira, como os ebooks, vídeos, cursos on-line ou softwares, por exemplo.



Onde o PLR pode ser usado?

Os conteúdos de PLR podem ser usados em vários campos, pois é considerado uma ferramenta relativamente barata e de redução de esforço. Entre as áreas mais usadas estão:

  • Artigos – existem vários portais que disputam ranqueamento orgânico nos sites de busca, por isso, muitos deles usam conteúdo PLR. A ideia é postar um artigo de qualidade, preparado por um pesquisador ou especialista no assunto.

    Os artigos são considerados o tipo mais comum de PLR. Por isso é preciso muita atenção para a baixa qualidade dos textos comercializados em quantidade no mercado. Mas uma coisa é certa, mesmo você comprando textos de baixa qualidade, você conseguirá obter várias ideias com eles para poder produzir seu próprio conteúdo. Eles podem não ser bem escritos, mas foram bem pesquisados.

  • E-books – são um tipo de conteúdo PLR bem fácil de encontrar. Eles são usados, geralmente, para chamar clientes para seu mailing. Muitas empresas usam os e-books de PLR para fazer um livro inteiro com sua cara e seus valores, de forma mais rápida e prática.

    Os e-books PLR normalmente vêm com um arquivo PDF e um arquivo DOCX para facilitar a edição.

  • Vídeos – já existem muitos especialistas e criadores de conteúdo que produzem vídeos para compartilhar seu conhecimento e vendem para empresas de PLR. Esses vídeos geralmente são utilizados em plataformas online para atrair público de diversos nichos.


Assim como os artigos, os vídeos também podem ser uma fonte de inspiração para você produzir seu próprio vídeo.

  • Criação de gráficos – os designs gráficos também estão nesse mercado. As aplicações de PLR para gráficos tem grande valor, principalmente para design de sites. A personalização de blogs, vídeos, artigos, e-books, folhetos de promoção com gráficos podem ser personalizados e comercializados nesse formato.

  • Podcasts – os podcasts já prontos são de grande utilidade para aumentar o número de seguidores. Empresas que estão entrando no mercado, também podem usar essa ferramenta para treinamento.

Canais de rádio, por exemplo, podem comprar podcast PLR para entregar como se fossem seus, pois ele está muito presente no entretenimento. 

  • Material de estudo – conteúdos acadêmicos também podem ser feitos neste formato. Artigos, e-books, vídeos ou cursos podem ser compartilhados como material de estudo. Os textos podem ser convertidos em uma apresentação de vídeo, por exemplo.

  • Revistas – os editores podem usar os conteúdos de PLR para diversas editorias, como: saúde, arte, livros, educação, beleza, viagens, tecnologia, entre outras.
  • E-mails – até mesmo nos e-mails podem ser utilizados conteúdos PLR para maximizar oportunidades. Dentro desse conteúdo pode-se enviar e-books gratuitos para aumentar o tráfego, usar pequenos trechos de artigos e o link do site da empresa em newsletter. Com os e-mails também é possível atrair mais assinantes para uma lista de discussão.
  • Audiolivros – já é uma alternativa muito usada para disseminar informação e eles podem ser produzidos com conteúdo PLR. Artigos, e-books e vídeos já podem ser convertidos e em audiolivros e compartilhados em qualquer plataforma digital.

  • Infográficos – são gráficos que trazem informações. Sabemos que imagens falam mais que mil palavras, não é mesmo? Uma empresa pode usar o design de gráficos para personalizar um site ou promover uma empresa.

  • Vídeos ao vivo – os “ao vivos” também podem usar conteúdos PLR. Durante uma exposição, podem ser utilizados conteúdos já programados para passar para seus ouvintes.

  • Catálogos – muitas empresas usam esse tipo de conteúdo para fazer a descrição dos produtos que comercializam em forma de catálogo de venda.
  • Cursos e webinars – é muito mais fácil apresentar um conteúdo já existente do que o começar do zero, não é mesmo? Por isso, o PLR é muito usado em cursos, pois é preciso só fazer algumas adaptações, ou usar o conteúdo como inspiração para criar vídeos e áudios complementares.

    Atualmente o mercado de EAD está em alta e a previsão é que continue subindo cada vez mais, por isso não irá faltar mercado para os cursos online. Quando você compra um curso em PLR, normalmente ele já vem desenvolvido e editável.
  • Softwares – são aqueles desenvolvidos e certificados cujos direitos são vendidos para empresas de PLR. Alguns exemplos são softwares de criação de sites, de detector de erros, construção de aplicativos, entre outros.


Vantagens do PLR

O principal benefício de um conteúdo PLR é que o comprador poderá manter publicações ativamente sem precisar se preocupar em gerar novas ideias. Ele poderá usar conteúdos já criados e ajustá-los, conforme a sua necessidade e da sua empresa.

Existem outras vantagens que podemos citar:

1 – Os conteúdos comprados podem servir de ideias para gerir mais clientes e renda. Mesmo que o artigo comprado não esteja da forma que gostaria, ele pode trazer insights bem eficazes.

2 – Partir de um conteúdo que já existe, pode trazer economia de tempo e agilidade.

3 – Mesmo que você entenda do assunto do conteúdo comprado, provavelmente ele virá com alguma informação nova ou fonte de pesquisas anexadas que você não tinha conhecimento.

4 – Com certeza você ficará em um nível superior aos seus concorrentes quando usar conteúdos PLRs. Os criadores de conteúdos são especializados em campos específicos e irão fornecer o melhor conteúdo com boas pesquisas.

5 – Algumas vezes o conteúdo comprado permite que o usuário o customize, adicionando informações e exemplos reais vividos pela sua empresa.

6 – Geralmente os direitos do PLR são mais baratos do que conteúdos originais.

7 – Uma vez comprado o conteúdo, os direitos de autoria são do comprador.

Como escolher um bom conteúdo PLR?

Como existem textos de vários níveis, nem sempre você vai encontrar um PLR de qualidade e que se encaixe naquilo que você está procurando. Por isso, vamos destacar algumas dicas para você escolher um bom conteúdo.

1ª dica – escolha um conteúdo que foi escrito por um especialista na área do contexto;

2ª dica – compre um PLR que possa ser editado, lembre-se que nem todos são. Você podendo mexer no seu conteúdo, irá deixá-lo com a cara da sua empresa. Portanto, leia sempre o contrato antes de assiná-lo.

3ª dica – nem sempre o mais caro é o melhor e às vezes o barato sai caro. Não escolha seu PLR pelo valor, escolha pela qualidade do material.

4ª dica – quando escolher o conteúdo, pesquise sobre a empresa que está lhe vendendo. Busque por feedbacks e avaliações de outros clientes.

5ª dica – opte por conteúdos diversificados e flexíveis, que você possa usar de diversas maneiras e em várias mídias.

6ª dica – procure por conteúdos relevantes e não só por número de palavras. Os textos devem ser bem escritos e concisos.

7ª dica – escolha empresas que fazem testes antes de você comprar o conteúdo, para que você obtenha exemplos reais do que está comprando.

8ª dica – confira se muitas pessoas já compraram o mesmo conteúdo que você, para que não utilize o mesmo material que centenas já estão usando. Geralmente as empresas de PLR limitam o acesso de cada texto, mas sempre é bom conferir.

É possível aproveitar muito bem os conteúdos PLR para o seu blog, site ou canal de vendas, mas é imprescindível que ele seja usado como uma técnica de marketing certa para gerar mais negócio para sua empresa e marca.

Além disso, é importante ter em mente que os sites de buscas, com seus algoritmos avançados, estão atentos e conseguem identificar conteúdos reformulados. Por isso, é preciso ser cauteloso antes de postar qualquer conteúdo nas mídias.

Avalie os riscos antes de fazer qualquer investimento e conte sempre com empresas especializadas em marketing para ajudar nessa decisão. A Conelly Master Midea tem a solução certa para alavancar seus negócios com projetos de marketing.

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