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Atrair clientes talvez seja uma das tarefas mais difíceis no marketing, mas que pode ser muito mais fácil com o Inbound Marketing.

Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou um relatório que aponta que já são mais de 162 milhões de pessoas conectadas só no Brasil. Isso equivale a 82% da população brasileira e um aumento de 45 milhões em apenas 6 anos. Mundialmente esse número chega a 5 bilhões.

Com isso, as empresas têm públicos disponíveis para converter em vendas. Em busca dessas oportunidades, mais marcas entram em jogo e precisam comercializar produtos cada vez mais específicos para conseguir se destacar.

Embora isso seja um empecilho para muitas pessoas, para outras surge como uma chance de crescimento, onde a qualidade é destaque. É nessa fase em que diferenciar-se é fundamental.

Estar no digital não basta, é preciso ir além de mostrar-se próximo e conectado com o público-alvo. Todas as marcas proporcionam produtos, mas não soluções.

Aqui é essencial manter o foco: identificar o público que potencialmente será convertido no cliente e trabalhar produzindo conteúdos, conversando a partir de seus anseios, dores e necessidades.

Porém, conseguir identificar e ir atrás dessas possibilidades pode ser uma tarefa desgastante e com poucos resultados caso a venda não aconteça. Mais fácil é aguardar que o cliente ideal chegue até você.

Para isso, utilizar as estratégias certas é fundamental. O Inbound Marketing é justamente a metodologia responsável por isso. Através de técnicas estratégicas ele consegue potencializar seu contato com o público e conquistar mais clientes.

 

Foto: Arquivo.

Entenda o que é o Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma técnica de marketing que se diferencia da tradicional por não ir atrás dos clientes, mas fornecer conteúdos que os atraia até você.

Ele aumenta a visibilidade da marca, melhora as vendas e garante que o custo de aquisição de cada cliente seja menor. Consequentemente, o retorno sobre o investimento é maior, assim como o ticket médio.

Porém, é importante lembrar que apenas 3% do público impactado é convertido em comprador e fecha negócio. Para que tudo isso aconteça mais facilmente, eles é que devem chegar até você.

Para isso, o inbound marketing se baseia em uma estratégia personalizada, adaptando as ações conforme aprofunda o contato com o cliente. Com isso, procura atrair potenciais clientes, convertê-los em leads e manter um relacionamento direto que os ajude a aprender sobre seu produto até que tenham interesse em finalizar a compra. 

O método também considera a necessidade de analisar as ações propostas para compreender sua efetividade. Por isso, o inbound marketing é um constante processo de aperfeiçoamento, sempre buscando intensificar esse relacionamento.

 

Conelly Master Media

Foto: Arquivo.

Atrair

A primeira fase é atrair possíveis clientes. Porém, é preciso ter cuidado, pois o público atraído deve ser aquele que se interessa pelo que você vende.

Isso pode ser feito através da produção de conteúdos, sejam textos, vídeos ou fotos, que auxiliam nesse primeiro contato. Com um conteúdo de qualidade você pode se tornar especialista no tema ao entregar soluções para coisas que está buscando.

Para isso seu ele deve ser produzido com o foco de uma buyer persona criada a partir dos seus clientes. Além disso, os conteúdos devem se diferenciar considerando para qual fase do processo de compra é mais direcionado.

Os blogs, por exemplo, auxiliam na chegada dos clientes ao entregar informações relevantes a eles. Utilizando SEO eles são potencializados e otimizados diante dos motores de busca, especialmente quando contam com links patrocinados.

Outro ponto é produzir para as mídias sociais. Segundo dados da We Are Social, 2023 alcançou 5,16 bilhões de pessoas nas redes sociais e isso nos mostra que nunca foi tão importante produzir conteúdo nesses locais.

 

Converter

Com o público ideal atraído, é hora de iniciar o processo para transformá-los em leads. Para isso, a troca de conteúdos é feita de forma direta, com você oferecendo algo por informações úteis à sua marca.

Dados como nome, email, idade e até profissão são essenciais para que aprofunde sua comunicação. Contudo, o público cobrará uma moeda de troca equivalente, como ofertas especiais, demonstrações, testes grátis, webinars e landing pages onde ativamente esses dados serão preenchidos.

 

Relacionar

A seguir você precisará fortalecer esse conteúdo. Então identifique os leads que foram qualificados e se estão preparados para comprar. Se não estiverem, ainda precisam fornecer conteúdos a eles.

Isso pode ser feito através de emails com informações ricas e personalizadas. Evite spam e utilize técnicas de atração. Se necessário, você pode reduzir o processo de produção através da automatização.

Também não deixe de segmentá-los, isso vai permitir que conteúdos diferentes cheguem a clientes diversos, impactando-os de forma estratégica.  Assim, poderá nutrir seus leads até que estejam preparados.

 

Vender 

Esta é a hora de vender. Com as informações coletadas você entrará em contato com o público preparado. Eles passaram por cada uma das etapas do processo de compra e agora serão efetivados como clientes. 

Caso não consiga realizar a venda, talvez precise recalibrar o processo e auxiliar ele proporcionando mais conteúdos. 

 

Analisar

Por fim, o Inbound Marketing prevê que todos os resultados, positivos ou não, devem enfrentar uma análise rigorosa onde todos os detalhes são levantados. Estude as estratégias utilizadas através de ferramentas como o Web Analytics e veja quais são os passos a seguir.

Lembre-se que também deve dar atenção aos clientes fidelizando-os. Nesse momento, eles são os principais promotores da marca e devem ser continuamente reconquistados.

 

Precisa de ajuda para colocar em prática? Nós te ajudamos!

 

Se deseja saber mais sobre isso: Inbound ou outbound marketing: Qual é a melhor estratégia?