Em nosso último post você pôde aprender o que é o e-mail marketing, como ele funciona, suas vantagens e ainda a diferença entre eles e os spams. No entanto, após entender isso, para colocar essa estratégia em prática torna-se essencial aprender como fazer e-mail marketing. E é sobre isso o passo a passo que preparamos para você hoje!
Acompanhe a seguir:
Não é segredo para ninguém e nem trata-se de uma estratégia recente a adoção de e-mail marketing para alimentar leads, demonstrar vantagens e opções de serviços oferecidos por sua empresa e ainda fortalecer o vínculo com pessoas que já são suas clientes.
Contudo, diversas pessoas ainda não sabem como construí-lo e que, apesar de simples, requer alguns truques primordiais, a fim de que a campanha apresentada seja bem-sucedida.
Saiba como fazer e-mail marketing para não cair no spam
Não somente de propagandas se faz um e-mail marketing!
O primeiro passo para que sua estratégia não seja perdida é entender que é preciso muito mais do que apenas encher a caixa de e-mail de seus leads e clientes com propagandas. Sendo assim, você precisa ofertar conteúdo interessante para os mesmos.
Ao gostarem do que é entregue por sua empresa, os leitores aceitarão com bom grado quando uma propaganda for enviada, bem como seus e-mails no geral. Portanto, lembre-se: informações interessantes e de qualidade são o primeiro passo para um e-mail marketing de sucesso!
Garanta a atenção de sua persona instantaneamente!
Prender a atenção dos espectadores desde o princípio é fundamental para gerar credibilidade e interesse por seus envios.
Então, apresente vantagens em seus conteúdos!
Por exemplo, utilize gráficos, livros virtuais ou outras ferramentas.
Surpreenda-a com brindes gratuitos
É fato que todas as pessoas gostam de receber presentes, não é mesmo? Principalmente quando não esperam. Essa sensação positiva pode ser utilizada em sua estratégia utilizando e-mail marketing.
Vale oferecer brindes, artigos ou ainda ferramentas para atrair visitantes ao seu site.
Trata-se de um gatilho muito eficiente e interessante a ser intercalado com suas demais estratégias para o e-mail marketing, lembrando que não é indicado que seja utilizada sempre, afinal, o intuito é surpreender!
Tenha um planejamento editorial
Tenha sempre uma lista atualizada de temas que podem atrair sua audiência.
Certifique-se de incluir, além de pautas informativas, aquelas que cumpram também com seu objetivo de vender os serviços e produtos despendidos por sua organização.
Frequência é essencial, mas cuidado para não exagerar nos envios!
No que permeia as estratégias de marketing, mesmo que você não tenha um vasto conhecimento, provavelmente sabe que nada é tão eficiente quanto a frequência.
Porém, tão importante quanto começar e não esquecer de dar continuidade à utilização dessa ferramenta é a necessidade do equilíbrio do outro lado. Isso significa que:
Ao mandar muitos conteúdos para a caixa de entrada das pessoas, mesmo que válidos, é muito provável que você acabará saturando-as em relação à sua marca.
Mais textos e menos imagens
É fato que nos últimos tempos as pessoas têm lido menos e qualquer recurso visual contribui bastante para informar e ainda chamar a atenção das pessoas.
No e-mail marketing, ao contrário dessa onda, pelo menos no corpo do e-mail, agregá-las pode acabar prejudicando sua entrega.
Com isso em mente, busque priorizar conteúdos em texto. As imagens ainda podem ser usadas, mas atenção: ao utilizá-las, certifique-se de que foram codificadas adequadamente na ferramenta de envio.
Construindo sua mensagem
Para iniciar esse tópico, aí vai um dica valiosa: prefira, ao invés de fazer uma por uma, deixar seus conteúdos antecipadamente prontos.
Planeje uma sequência interessante entre um e outro. Isso, além de fazer maior sentido, ainda estimulará a curiosidade de sua audiência, o que será excelente para que eles continuem acompanhando tudo o que é enviado por sua marca.
Outra vantagem de organizar-se dessa maneira é contar ainda com uma visão sistêmica dos seus e-mails marketing, o que contribui muito na execução e planejamentos dos próximos passos a serem dados.
Meu conteúdo é relevante? Estou esclarecendo as dúvidas da minha persona?
Pergunte-se se o conteúdo abordado será relevante para o seu público ou ainda sanará as dúvidas que ele possui. Preze sempre por informações úteis e que vão de encontro ao que sua marca propõe.
Agora é só programar os envios!
Com um conteúdo de qualidade elaborado, basta apenas configurá-lo na ferramenta!
Gostou dessas dicas?
Com um passo a passo prático fica muito mais fácil colocar essa ferramenta em ação!
Além disso, é importante ainda conhecer algumas diretrizes para que esses e-mails não caiam na caixa de spam. Afinal, já imaginou despender tempo de planejamento e execução, para esses e-mails marketing serem descartados por falta de domínio técnico?
E é para que isso não aconteça que elaboramos algumas indicações!
Acompanhe em nosso próximo post.
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