No dia 4 de dezembro é comemorado, mundialmente, o Dia da Propaganda. Esta importante ferramenta é fundamental para a sobrevivência de empresas e negócios, afinal, a propaganda é a alma do negócio.
O dia é comemorado devido ao primeiro congresso de profissionais ligados à Publicidade e Propaganda, realizado no dia 4 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. No ano seguinte, o dia foi reconhecido como Dia Pan-Americano da Propaganda e, em 1970, foi reconhecido mundialmente.
A propaganda, que deriva do latim “propagare”, traduzido como “difundir”, é um termo que começou a ser usado pelo Vaticano, no século XVII, o criar Congregação della Propaganda Fide, ou, a Congregação para a Evangelização dos Povos.
De lá para cá, muita coisa mudou. Desde o modo que a propaganda é utilizada, sendo abraçada em ações políticas, comerciais ou culturais.
Além da mudança de usos, a propaganda evoluiu conforme o tempo. No começo, a propaganda era praticamente usada pela voz em púlpitos ou locais que aglomeravam pessoas.
Após isso, os muros foram usados para repassar os assuntos, ideias e informações. Isso era semelhante aos lambe-lambes e grafites que conhecemos hoje em dia.
Com a evolução da comunicação, chegando a criação dos meios que conhecemos hoje em dia, a propaganda foi evoluindo junto. Jornais, revistas, folhetos são exemplos da propaganda escrita. Rádio, cinema, televisão e fotografia de audiovisual.
E, é importante notar, que nesses modos descritos acima, todos são utilizados até hoje, mas em suas diversas formas. Internet, televisão, telemarketing, rádios, painéis luminosos e outdoors são formas de propaganda que existem até hoje.
A propaganda tem sua função bem definida, desde o começo da sua criação até os dias atuais. Tendo como premissa a persuasão para fins ideológicos promovendo ideias, princípios, doutrinas e causas, a propaganda utiliza de opiniões, emoções, sentimentos e ações para, psicologicamente, expor seus pontos.
Mas, a propaganda é tão importante?
A gente deve notar que, em alguns segmentos, as propagandas são quase uma guerra declarada entre marcas. Quem não lembra da disputa entre Coca-Cola e Pepsi nas propagandas? Ou até mesmo entre McDonald’s e Burger King?
Porém, ainda nestas marcas, a disputa entre elas faz a propaganda ser um fator essencial para aparecer, tentando sempre mostrar como seu produto é superior ao concorrente.
Esse é o modo mais comum utilizado para propagandas com cunhos comerciais ou cunhos políticos, já que você precisa mostrar ao seu público consumidor as suas vantagens.
Porém, você sabia que existem alguns casos que a propaganda foi tão bem feita que o produto acaba levando o nome da marca? Esse é um exemplo muito comum com achocolatados, palhas de aço e as hastes flexíveis de plástico com algodões em suas pontas.
Caso você não saiba, esses três produtos são comumente conhecidos por nomes de marcas e, alguns deles, se firmaram pela questão da propaganda.
Você não acredita? Então vamos lembrar como as “palhas de aço” viraram o Bombril. Em um primeiro momento, temos as famosas campanhas apresentadas por Carlos Moreno, o Garoto Bombril. Desde o começo, ele falava algo sobre o Bombril enquanto mostrava o produto.
Com o tempo, eles foram adaptando as propagandas para assuntos que eram relevantes no momento. Carnaval, futebol, feriados religiosos e até mesmo política foram assuntos para a marca.
Outra propaganda muito lembrada pela marca é a que não cita uma vez sequer o nome da marca. Dúvida? Esta é uma propaganda muito específica, usada em revistas. Nesta propaganda, uma imagem compara visualmente a palha de aço da Bombril com a do concorrente. Após isso, um longo texto explica que ambas são iguais, mas a que mais vende é o Bombril pela propaganda.
Bem, o outro exemplo já dito é das hastes flexíveis de plástico com algodões em suas pontas. Ok, é um nome bem grande para o produto e, por isso, fica mais fácil chamar pela marca e, por isso, todos conhecemos como Cotonetes.
A Cotonetes Johnson, lá nos anos 70, criou um personagem bem específico para suas campanhas publicitárias. O personagem criado pela marca que, ao sair do chuveiro, utiliza o produto caiu no gosto do público e, desde então, é lembrado por fazer esse uso.
Outras propagandas históricas.
Com o passar dos anos, as empresas começaram a entender mais ainda a necessidade da criação de campanhas de propagandas criativas, seguindo a evolução dos meios de comunicação.
Desde campanhas nas mídias escritas, em revistas ou jornais, até mesmo nas grandes campanhas televisivas que marcaram época.
Então, agora listamos algumas famosas da televisão. Todas aqui listadas são propagandas que marcaram espaço no coração dos brasileiros.
Para começo de conversa, quem não lembra da criança irritante na venda das Tesouras Mundial do Mickey e da Minnie? O famoso “eu tenho, você não tem!” foi uma das propagandas mais comentadas nos anos 90.
Outra muito conhecida é a do chocolate “Batom” e sua hipnose feita pela criança da propaganda. “Compre batom, compre batom” e a frase se repetia, forçando a “hipnose” ao espectador.
Outra série de propagandas famosas são as da Cerveja Brahma, com o siri cantando “Nãnãnãnã”. Aqui, por algum tempo, a empresa apostou na computação gráfica dos animais para “atentar humanos” no calor.
Falando em bebidas, temos as famosas cantorias do refrigerante Guaraná. Nestas propagandas eles listam diversos momentos que combinam muito com o Guaraná. Agora lembre que toda vez que você fazia pipoca, provavelmente você cantarolava a melodia.
Ainda no ponto das bebidas, temos a controversa propaganda da Sukita com o Tio da Sukita. Apesar de bem humorada, a propaganda é polêmica para os dias atuais.
Outra muito famosa é a propaganda dos ursinhos da Parmalat. E nessa, a empresa moldou até as fotos de crianças dos anos 90, já que é comum achar nas casas fotos das crianças vestidas como os ursinhos.
Ainda seguindo no clima frio, o Danoninho se aproveitou do uso criado pela população e ensinou em sua propaganda como fazer “sorvete de Danoninho”.
Futuro da propaganda
O futuro da propaganda tem sido moldado pelas redes sociais e anúncios digitais, tendo apoio do algoritmo para ser indicado diretamente para o consumidor com o que ele deseja.
Desde os usos de anúncios patrocinados até as ações humanizadas com influenciadores digitais, as propagandas caminham cada vez mais para a padronização de conteúdo, já que as ações serão pautadas por números apresentados e indicados pelas redes.
Mas, caso você ainda não tenha entendido como a propaganda funciona, entre logo em contato com a Conelly Master Media e deixe tudo em nossas mãos.
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